AÉREAS - Bilal Ekşi é novo diretor geral da Turkish Airlines

A diretoria executiva da Turkish Airlines comunica a nomeação de Bilal Ekşi como diretor geral da companhia aérea, em substituição a Temel Kotil

Texto e fotos: Turkish Airlines


Bilal Ekşi nasceu em Rize, na Turquia, em 1968, e se graduou pelo departamento de Engenharia Eletrônica e de Comunicações da Universidade Técnica de Yıldız, parte europeia de Istambul, em 1989.


No início da carreira, o executivo trabalhou como engenheiro eletrônico e de comunicações na Turkish State Railways, transportadora ferroviária pertencente ao governo da Turquia, e logo foi designado para o cargo de diretor de Revisão na Istambul Ulasim A.S., onde teve papel ativo no desenvolvimento de projetos de transporte, como o ‘Oficina Metrô’.
Em 2003, Bilal Ekşi se tornou chefe do Departamento de Revisão da Turkish Airlines, liderando a manutenção dos motores de aeronaves, trens de pouso e demais componentes, e após dois anos foi promovido diretor de Operações em terra, atuando diretamente em projetos voltados à melhoria da pontualidade na performance de embarque.
Bilal Ekşi atuou em outros diversos cargos na companhia aérea. Foi chefe de Produção de 2008 a 2009, diretor geral da Cyprus Turkish Airlines, parte da reorganização da Cyprus Turkish Airlines, entre 2009 e 2010, e diretor geral adjunto no Turkish Engine Center (TEC) – fundado pela iniciativa conjunta da Pratt & Whitney, fabricante do motor americano, e Turkish Technic Inc. – entre 2010 e 2011. Antes de assumir o posto de diretor geral, o executivo ocupava o cargo de diretor geral da Aviação Civil, posição que assumia desde abril de 2011.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.