Segundo estudo do MTur, 59,9% dos brasileiros com mais de 60 anos que pretendem viajar nos prĂ³ximos seis meses escolherĂ£o o Brasil
Texto e fotos: Ministério do Turismo
A populaĂ§Ă£o idosa no Brasil estĂ¡ crescendo. Segundo relatĂ³rio do Banco Mundial, em 2050 a estimativa Ă© que 65 milhões de brasileiros tenham mais de 60 anos. AlĂ©m de viver mais, os brasileiros estĂ£o vivendo melhor, com mais qualidade de vida e querendo conhecer cada vez mais os destinos turĂsticos brasileiros. Na semana que se celebra o Dia do Idoso - 01 de outubro - o MinistĂ©rio do Turismo apresenta um perfil sobre o viajante acima de 60 anos e acaba de lançar a cartilha Dicas para atender bem turistas idosos.
Segundo o estudo Sondagem do Consumidor - IntenĂ§Ă£o de Viagem, do MinistĂ©rio do Turismo, nos prĂ³ximos seis meses, 25,4% dos brasileiros na faixa etĂ¡ria acima de 60 anos pretendem viajar. Deste total, a maioria (59,9%) informou que deverĂ¡ optar por destinos domĂ©sticos. Na hora de fazer turismo, os viajantes com mais de 60 anos tĂªm optado por fazer o passeio acompanhados (84%) e apenas 15% disseram que deverĂ£o fazer a prĂ³xima viagem sozinhos.
Ainda de acordo com o levantamento da Pasta, o aviĂ£o continua sendo o principal meio de locomoĂ§Ă£o (76,3%), seguido de automĂ³vel (16,8%) e Ă´nibus (6,2%). HotĂ©is e pousadas (64,8%) sĂ£o os meios de hospedagem favoritos, seguido da casa de parentes e amigos (27%).
O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, reforça para a importĂ¢ncia de estar atento a este pĂºblico. “É uma parcela importante da sociedade brasileira que quer viajar cada vez mais e precisa encontrar uma estrutura de turismo atenta Ă s suas necessidades. Para isso, o MinistĂ©rio do Turismo acaba de lançar um guia voltado para melhorar a qualidade dos produtos e serviços turĂsticos oferecidos aos viajantes com mais de 60 anos ”, disse.
GUIA - Lançado na Ăºltima quarta-feira (28) na 44ª ediĂ§Ă£o da ABAV Expo Internacional de Turismo, em SĂ£o Paulo, a cartilha Dicas para atender bem turistas idosos traz importantes dicas de como o setor turĂstico pode se adaptar as demandas deste perfil de viajante. A publicaĂ§Ă£o feira em parceria com o MinistĂ©rio da Justiça e Cidadania e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso teve a impressĂ£o de 19 mil exemplares que serĂ£o encaminhados para as secretarias estaduais de Turismo.
De acordo com o guia, o tratamento oferecido pelos prestadores de serviço deve ser amĂ¡vel, respeitoso e compreensivo para que estes viajantes sintam-se confortĂ¡veis durante a experiĂªncia turĂstica. AlĂ©m disso, os profissionais tambĂ©m devem estar atentos Ă s necessidades especiais de cada viajante para oferecer o auxĂlio adequado durante as atividades turĂsticas.
O desenvolvimento da infraestrutura necessĂ¡ria para atender os turistas idosos tambĂ©m Ă© descrito na cartilha. A adequaĂ§Ă£o dos meios de hospedagem, restaurantes e atrações turĂsticas para este pĂºblico abrange a sinalizaĂ§Ă£o com cores fortes, a implantaĂ§Ă£o de barras horizontais para apoio em banheiros e a instalaĂ§Ă£o de rampas e elevadores como alternativas Ă s escadas do local.
Para atingir a acessibilidade ideal nos empreendimentos turĂsticos a este pĂºblico, a cartilha retrata os pisos antiderrapantes, as vagas reservadas nos estacionamentos, os assentos e filas preferenciais como recursos fundamentais. A descriĂ§Ă£o completa dos itens de acessibilidade que devem compor a infraestrutura dos empreendimentos turĂsticos estĂ¡ presente na NBR 9050/2015, desenvolvida pela AssociaĂ§Ă£o Brasileira de Normas TĂ©cnicas (ABNT).
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