A vinícola Casa Valduga e a marca Ponto Nero conquistaram prêmios pelos resultados da safra de 2016

Texto e fotos: Famiglia Valduga

Por mais um ano, as vinícolas da Famiglia Valduga foram premiadas pela Avaliação Nacional de Vinhos. Durante a 24ª edição da avaliação, a Casa Valduga e os espumantes Ponto Nero celebraram um total de nove premiações entre 30% das amostras brasileiras mais representativas da safra de 2016.


Com sete prêmios no total, a vinícola Casa Valduga teve como principal destaque o tinto Identidade Marselan, que foi degustado no dia do evento. O vinho ainda está em seu processo de maturação em barricas de carvalho francês e caracteriza-se pela potência de seus taninos. Seu aroma une a complexidade do Cabernet Sauvignon com o frutado característico da Grenache.
A marca de espumantes Ponto Nero também recebeu destaque e teve duas bases de espumante premiadas, sendo que apenas uma delas foi apreciada na avaliação. Elaborado 100% com uvas Chardonnay apresentou aroma com notas de abacaxi e frutas tropicais de polpa branca, além de oferecer um excelente frescor, equilíbrio e acidez ideal para um futuro espumante de grande qualidade.


Para a edição deste ano, foram pré-selecionadas 16 amostras de vinhos tintos, brancos e bases de espumantes, dentre mais de 240 que foram degustadas no evento. A seleção minuciosa dos rótulos foi feita por 88 enólogos e profissionais do mundo do vinho.
Considerada a maior degustação coletiva mundial de uma safra, o encontro é organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Na edição deste ano, o evento contou com 241 vinhos inscritos, de 46 vinícolas. As 16 amostras selecionadas da safra 2106 foram degustadas por mais de 850 apreciadores, de nove países.