COMER & BEBER - Famiglia Valduga ganha destaque na 24ª Avaliação Nacional de Vinhos

A vinícola Casa Valduga e a marca Ponto Nero conquistaram prêmios pelos resultados da safra de 2016

Texto e fotos: Famiglia Valduga

Por mais um ano, as vinícolas da Famiglia Valduga foram premiadas pela Avaliação Nacional de Vinhos. Durante a 24ª edição da avaliação, a Casa Valduga e os espumantes Ponto Nero celebraram um total de nove premiações entre 30% das amostras brasileiras mais representativas da safra de 2016.


Com sete prêmios no total, a vinícola Casa Valduga teve como principal destaque o tinto Identidade Marselan, que foi degustado no dia do evento. O vinho ainda está em seu processo de maturação em barricas de carvalho francês e caracteriza-se pela potência de seus taninos. Seu aroma une a complexidade do Cabernet Sauvignon com o frutado característico da Grenache.
A marca de espumantes Ponto Nero também recebeu destaque e teve duas bases de espumante premiadas, sendo que apenas uma delas foi apreciada na avaliação. Elaborado 100% com uvas Chardonnay apresentou aroma com notas de abacaxi e frutas tropicais de polpa branca, além de oferecer um excelente frescor, equilíbrio e acidez ideal para um futuro espumante de grande qualidade.


Para a edição deste ano, foram pré-selecionadas 16 amostras de vinhos tintos, brancos e bases de espumantes, dentre mais de 240 que foram degustadas no evento. A seleção minuciosa dos rótulos foi feita por 88 enólogos e profissionais do mundo do vinho.
Considerada a maior degustação coletiva mundial de uma safra, o encontro é organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Na edição deste ano, o evento contou com 241 vinhos inscritos, de 46 vinícolas. As 16 amostras selecionadas da safra 2106 foram degustadas por mais de 850 apreciadores, de nove países.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.