- PILOTOS E TIMES USAM OS TREINOS LIVRES PARA CONHECEREM O NOVO ASFALTO: DIFERENÇA ENTRE O COMPOSTO MÉDIO E O MACIO É MAIS DE UM SEGUNDO;
- CLIMA FECHADO É ESPERADO AMANHÃ COM POSSIBILIDADE DE CHUVA PARA A CORRIDA.
Texto e fotos: Pirelli
A mais alta temperatura na pista encontrada na memória recente foi registrada em Sepang, na Malásia. No começo do segundo treino livre, os termômetros marcaram 61 graus centígrados.
A temperatura da pista variou durante o dia. Este fator impactou diretamente os tempos das voltas, enquanto os pilotos e as equipes completaram simulações de classificação e de corrida, usando os três compostos disponíveis: duro, médio e macio.
O foco do trabalho do dia foi entender o novo asfalto da pista de Sepang, que teve todas as suas ondulações removidas e sua superfície ficou menos abrasiva. Além disso, teve a linha de corrida alterada. Até o momento, a pista parece muito mais veloz, com as voltas mais rápidas de hoje já batendo os melhores tempos de todo o fim de semana do ano passado.
Entretanto, foi bem difícil para os times conseguirem um quadro preciso de desgaste e degradação dos pneus, devido ao tempo perdido durante a bandeira vermelha no primeiro treino livre e, ainda, as temperaturas, que variavam muito e a evolução da pista. Para adicionar ainda mais um fator complicador, o classificatório de amanhã será realizado no fim da tarde, três horas após o início do segundo treino livre. Isso significa que as informações levantadas hoje não serão, necessariamente, representativas. Além disso, o clima pode ficar nebuloso para o restante do fim de semana, com risco de chuva no dia da corrida.
O tempo mais rápido do dia foi feito por Lewis Hamilton, da Mercedes, durante o segundo treino livre. A marca de 1min34s994 foi feita com pneus macios: cerca de 1,3 segundo mais rápido do que o composto médio no dia.
Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “O novo asfalto da pista da Malásia aparenta ser mais rápido e, apesar das temperaturas mais altas de pista vistas nos últimos tempos, todos os três compostos disponíveis aguentaram muito bem o castigo. Isso resultou em tempos quase cinco segundos mais rápidos do que vimos na mesma sessão do ano passado, mas com a chance de mudança do clima para o restante do fim de semana, ainda existem algumas variáveis complexas a serem usadas. Tudo isso dificulta ainda mais o planejamento da estratégia.”
Treino Livre 1
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Treino Livre 2
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1.Rosberg
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1m35s227
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Macio novo
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1.Hamilton
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1m34s944
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Macio novo
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2.Hamilton
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1m35s721
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Médio novo
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2.Rosberg
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1m35s177
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Macio novo
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3.Raikkonen
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1m36s315
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Macio novo
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3.Vettel
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1m35s605
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Macio novo
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Treino Livre 1 – Melhor tempo por composto
Duro
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Ricciardo
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1m36s753
|
Médio
|
Hamilton
|
1m35s721
|
Macio
|
Rosberg
|
1m35s227
|
Treino Livre 2 – Melhor tempo por composto
Duro
|
Hamilton
|
1m35s956
|
Médio
|
Rosberg
|
1m36s543
|
Macio
|
Hamilton
|
1m34s944
|
Stints
mais longos do dia por composto
Duro
|
Ocon
|
24 voltas
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Médio
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Grosjean
|
20 voltas
|
|
Hamilton
|
20 voltas
|
Macio
|
Gutierrez
|
20 voltas
|
|
Vettel
|
20 voltas
|
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Wehrlein
|
20 voltas
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Estatísticas de hoje dos pneus:
Duro
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Médio
|
Macio
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kms
percorridos *
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1257
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2860
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2233
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Jogos de pneus usados **
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22
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39
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33
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Maior número de voltas **
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24
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20
|
20
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* Quantidade de quilômetros percorridos, por todos os pilotos, nos treinos livres 1 e 2.
** Por composto, somados todos os pilotos.
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