Volkswagen do Brasil homenageia o Melhor Aprendiz do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI


  • Jovem representará o Brasil no “Best Apprentice Award (Prêmio Melhores Aprendizes)”, que será promovido pelo Grupo Volkswagen, na Alemanha;
  • Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI já formou mais de 6.400 alunos para o mercado, desde 1973, e até hoje é referência em qualificação;
  • Localizada na fábrica Anchieta, a escola foi a primeira a implantar na indústria brasileira a metodologia de ensino dual alemã, que alia a teoria à prática;
  • Escola iniciou neste ano curso de Mecatrônica em padrão de ensino alemão; a Volkswagen do Brasil foi a primeira empresa do País a oferecer a qualificação.

Texto e fotos: Volkswagen

A Volkswagen do Brasil acaba de eleger o Melhor Aprendiz do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, escola localizada na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP): Juan Raphael Ferreira Suardi, de 18 anos, foi o melhor aluno entre todos os formandos de 2015. O jovem representará o Brasil no evento “Best Apprentice Award (Prêmio Melhores Aprendizes)”, que homenageará os melhores aprendizes do Grupo Volkswagen no mundo, em 8 de dezembro, na sede da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha; será a primeira viagem internacional de Juan, que sonhava conhecer o país. Essa homenagem anual conta com a presença de membros do Board do Grupo Volkswagen.

O Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Nilton Junior (4º da esq. para a dir); o gerente de Gestão de Competências e Planejamento de Recursos Humanos, Sérgio Costa (esq.); os técnicos de ensino Dorival Antonio de Freitas (2º da esq.) e Nicolas Vinícius Cruz  Honório (dir.) prestam homenagem ao Melhor Aprendiz, Juan Raphael Ferreira Suardi (centro)
Por seu desempenho diferenciado, o jovem recebeu um reconhecimento especial do Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Nilton Junior; do gerente de Gestão de Competências e Planejamento de Recursos Humanos, Sérgio Costa; e dos técnicos de ensino da escola. Além de homenageá-lo na fábrica Anchieta, os executivos fizeram questão de visitar a residência de Juan para dar a notícia pessoalmente aos pais do jovem.
“A Volkswagen do Brasil acredita na qualificação, dedicação e excelência de seus profissionais como fatores fundamentais para a conquista de nossas metas e o sucesso da empresa. Por isso, continuamos investindo continuamente na formação de nossas pessoas e reconhecemos todos aqueles que, assim como Juan, conquistam resultados de destaque. Nós procuramos profissionais que busquem a excelência e levem a Volkswagen do Brasil no coração. Essas são qualidades importantes que vimos no Juan”, afirmou o Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Nilton Junior.
Assim que se formou, Juan foi contratado como ferramenteiro. Em outubro, seu pai, João Aparecido Suardi, completará 27 anos de Volkswagen; ele trabalha como encarregado de movimentação de materiais de Operações na fábrica Anchieta. Também trabalham na empresa, sua irmã, a analista da Qualidade Maira Ferreira Suardi e o marido dela, o inspetor de medidas Douglas Barboza Santos. “Essa homenagem, como Melhor Aprendiz, agregará muito à minha vida profissional. É o reconhecimento por muitos anos de dedicação aos estudos e também uma grande satisfação pessoal. Estou muito feliz!”, afirmou o Melhor Aprendiz Juan Raphael Ferreira Suardi, nascido em São Bernardo do Campo.
O pai do jovem revelou estar muito feliz e emocionado. “O Juan sempre teve o objetivo de cursar o SENAI e trabalhar na empresa, da qual nossa família faz parte, de pai para filho. A gente 'respira' Volkswagen. Se alguém ‘olhar os nossos corações’, encontrará um logo VW. Sempre tentei passar para os meus dois filhos esse orgulho que sinto pela marca. Eu os preparei, e hoje vejo nos olhos da família toda, esse amor pela Volkswagen”, concluiu João Aparecido Suardi.

Conheça o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI
O Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI sempre se destacou pelo ineditismo e já formou dentro da fábrica Anchieta mais de 6.400 alunos para o mercado de trabalho desde 1973, quando foi inaugurado. Primeira escola a implantar na indústria brasileira a metodologia de ensino dual alemã, que alia a teoria à prática, é referência até hoje na qualificação de trabalhadores brasileiros.
O Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI oferece formação em dois anos. Ao concluir o primeiro ano, com aulas teóricas e práticas nos equipamentos da escola, o aluno recebe o diploma de Mecânico Industrial. O segundo ano oferece a formação de Técnico em Mecatrônica, com aulas teóricas na escola e práticas em diversas áreas da Volkswagen do Brasil, incluindo o desenvolvimento de projetos aplicativos com acompanhamento de professores e mentores.

Novo curso de Mecatrônica em padrão alemão
Em janeiro de 2016, o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI iniciou a primeira turma piloto do curso inédito de Mecatrônica em padrão de ensino alemão. A Volkswagen do Brasil foi a primeira empresa do País a oferecer esse curso, com o mesmo nível de qualificação da Alemanha.
Para igualar o ensino da fábrica Anchieta ao oferecido no país europeu, a escola acrescentou o terceiro ano, com aulas práticas ministradas no novo Laboratório exclusivo de Mecatrônica e conteúdo aprofundado de eletroeletrônica. Os alunos também têm oportunidade de aplicar seus novos conhecimentos nos processos produtivos, com apoio de tutores.
Essa primeira turma piloto do curso de Mecatrônica em padrão de ensino alemão é formada por 20 alunos, entre os quais jovens que concluíram os dois primeiros anos de ensino no Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI com melhor desempenho – e já foram contratados como empregados da Volkswagen do Brasil – e também funcionários das seis empresas fornecedoras parceiras no projeto: Grob, ZF, Mahle, Kostal, Thyssen Campo Limpo e Thyssen Elevadores.
“Esse curso piloto de Mecatrônica, com o mesmo nível dos ministrados na Alemanha, reforça a liderança e o pioneirismo em formação profissional de alta qualidade da Volkswagen do Brasil”, completou o gerente de Gestão de Competências e Planejamento de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Sérgio Costa.
Um dos diferenciais do curso é o diploma de Mecatrônico reconhecido pelo Governo da Alemanha para os alunos que tiverem o desempenho exigido pelo país europeu e forem certificados pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha (AHK), após passarem por provas teóricas e práticas. Além do diploma alemão, o aluno recebe do SENAI, ao concluir o terceiro ano de ensino, a certificação de Especialista Técnico Desenvolvedor Integrador de Sistemas Automatizados de Manufatura.

Parceria com Governo da Alemanha
Para implantar esse modelo alemão de formação profissional em Mecatrônica, a Volkswagen do Brasil estabeleceu várias parcerias. Além das seis empresas fornecedoras já citadas acima, a Volkswagen do Brasil também fez uma parceria com o Governo da Alemanha por meio do Ministério para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ - Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung).
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.