LANÇAMENTO - Uma dupla do barulho

A Toyota apresenta duas versões especiais de seus modelos de sucesso e dá uma pista do que está por vir

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Quando a montadora inaugurou seu novo centro de pesquisa aplicada é claro que se podia prever um aumento no trabalho de desenvolvimento e design dos carros que são fabricados no Brasil, na verdade eles estão cada vez mais com a cara que o consumidor brasileiro quer ver na garagem.


O sucesso que a marca atinge este ano de crise é surpreendente, no mês de agosto a Toyota teve um aumento de 1.2% nas vendas gerais, o Etios vendeu 60% mais e o Corolla 55%, já o Ciclo Toyota, uma nova modalidade de vendas, melhorou os números em 25%, com isso a montadora já se aproxima das tradicionais líderes do mercado brasileiro.


Antes de deixar os concorrentes respirarem eles já aproveitaram e lançaram uma série especial de seus modelos nacionais, com isso deram uma pequena pista do que pode estar por vir para o ano que vêm, os carros tem uma apresentação mais ousada e com isso buscam novos clientes em novos segmentos.


A mudança mais radical aconteceu com o Corolla que ficou menos formal e mais esportivo. Baseado na versão XEi surge o Corolla Dynamic que vai preencher a lacuna entre a versão Altis e a intermediária, são mudanças basicamente estéticas, a parte mecânica é a melhor combinação: motor 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, transmissão Multi-Drive da Toyota com tecla “Sport Mode” para um comportamento dinâmico e mais esportivo.


Os equipamentos apresentam luzes diurnas de LED, acabamento em preto das rodas de liga leve 16’’, espelhos retrovisores na cor Preto Eclipse, revestimento interno das portas e assentos em couro na cor preta, tapetes personalizados, ar-condicionado automático digital, computador de bordo, vidros elétricos por um toque nas quatro portas, retrovisor interno eletrocrômico, sistema Multimídia em tela de 6.1 polegadas, com todas as funções do áudio, dispositivo de navegação, câmera de ré, conexões USB para smartphones e dispositivo Bluetooth®, além de reproduzir DVD e TV digital.


O Corolla Dynamic já está nas concessionárias desde 22 de setembro, tem três cores para escolher (branco, preto, prata), preço de R$ 95.800 e serão produzidas 400 unidades por mês sem um número limite para encerrar a promoção.


O outro modelo especial é o Etios Ready, que é um mix do Etios 2017 que foi lançado em abril deste ano e do top de linha, o Etios Platinum apresentado em julho. O modelo é baseado na versão XS será vendido apenas na carroceria hatchback e seu pacote mecânico será único, com motor 1.5 e câmbio automático, a diferença é o acabamento externo e interno e sua proposta em ser um veículo mais exclusivo.


O Etios Ready tem itens exclusivos como a bolsa organizadora e tapetes para porta-malas, suporte para bolsas/mochilas, sensor de estacionamento traseiro na cor do veículo e sistema multimídia Toyota Play com áudio, Bluetooth®, TV digital, DVD e GPS integrado além de ar-condicionado com difusores cromados, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, controle de velocidade de cruzeiro, controle de áudio e do computador de bordo no volante e bancos com tecido em duas cores.


Do lado de fora, novos pára-choques dianteiros e traseiros, grade frontal exclusiva, frisos laterais e retrovisores externos da cor do veículo, debaixo do capô está o novo motor 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, transmissão automática de quatro velocidades com AI Shift Control, direção eletroassistida progressiva.


Esse menino vai chegar um pouco mais tarde nas concessionárias, a partir de 11 de outubro ele já vai estar disponível para compra e com apenas duas cores para serem escolhidas (vermelho e prata), seu preço é de R$ 59.600,00 e sua produção será de 250 unidades por mês.


Com isso a Toyota fecha as duas pontas com suas versões especiais: a de entrada com o Etios Ready e a mais elegante com o Corolla Dynamic e a grande vantagem é que ambos podem ser adquiridos através do Ciclo Toyota, que oferece condições especiais na compra de um veículo zero-quilômetro e valoriza a fidelidade do cliente à marca que, pelo jeito, ainda vai trazer muitas surpresas este ano.


Fichas técnicas







Equipamentos





Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.