O sedĂ£ da montadora chinesa passou por melhorias visuais e manteve sua melhor caracterĂ­stica: o baixo custo

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors do Brasil

E lĂ¡ se vĂ£o quase dois anos do primeiro teste com esse modelo da JAC Motors, que vocĂª pode relembrar aqui. Na Ă©poca o mercado estava em alta e os concorrentes arrepiavam os cabelos para oferecer similares com as mesmas caracterĂ­sticas e preço.


Mas o tempo passou, o mercado despencou, a concorrĂªncia acordou e chegou a hora de melhorar o que jĂ¡ era muito bom na Ă©poca do lançamento. O JAC J5 recebeu um profundo face-lift, teve reestilizaĂ§Ă£o na frente, na traseira, no painel de instrumentos e revestimento interno. Na parte mecĂ¢nica nada mudou, continua com o seu eficiente motor 1.5 16V VVT de 125 cv de potĂªncia a 6.000 rpm, com cĂ¢mbio manual de 5 marchas.


É um conjunto bem harmonioso, mas agora recebe um pequeno pĂªnalti por culpa das velocidades que as ruas de SĂ£o Paulo e outras metrĂ³poles sofreram: a diminuiĂ§Ă£o brusca da velocidade mĂ¡xima. Como a maioria dos alcaides do Brasil nĂ£o entendem nada de nada, a simples diminuiĂ§Ă£o em uma via rĂ¡pida de 5 km/h, pode significar um enorme aumento de consumo de combustĂ­vel pelo simples fato de nĂ£o se poder andar em velocidade cruzeiro. Eu testei o carro por 10 dias e pude comprovar o sofrimento que o conjunto tem pela falta de um estudo para se ajudar a diminuir esse impacto nos automĂ³veis.


Essa alegaĂ§Ă£o que a diminuiĂ§Ă£o da velocidade Ă© para forçar uma queda nos nĂºmeros de acidentes fatais ou nĂ£o Ă© discutĂ­vel, haja vista que, quanto menor a velocidade, menor serĂ¡ o impacto, atĂ© aĂ­ tudo bem, mas isso tambĂ©m provoca um efeito cascata no transito como um todo. Como pouquĂ­ssimos motoristas andam perto do limite e o respeito Ă  mĂ£o esquerda Ă© desconsiderado, vias que tem 50 km/h de mĂ¡xima acabam forçando os motoristas a andarem a 40 km/h.


Por que esse discurso todo? Simples, por melhor que seja o range do motor, Ă© impossĂ­vel andar a 40 km/h em 5ª marcha, atĂ© porque nem mesmo o Cruise Control, que existe em modelos mais sofisticados, entra em operaĂ§Ă£o. Isso significa que, forçosamente tem que se optar por marchas menores, que forçam o motor a trabalhar em giros mais altos e o conseqĂ¼ente aumentam o consumo de combustĂ­vel, seja ele qual for.


Na cidade o carro Ă© bom e confortĂ¡vel, principalmente pela pratica da JAC em vender carros completos, nada falta para garantir uma viagem tranqĂ¼ila, segura e dĂ¡ pra esquecer um pouco o mundo lĂ¡ fora. Agora o ar condicionado Ă© digital, o interior totalmente novo em trĂªs tons, uma central multimĂ­dia com cĂ¢mera de rĂ©, novos instrumentos de painel e bancos mais confortĂ¡veis sĂ£o uma nova marca do modelo que ganhou em requinte.


Fugindo da cidade e encarando uma rodovia, o carro continua sendo muito bom e eficiente, mesmo abastecido com gasolina, o Ăºnico modelo da montadora que ainda nĂ£o Ă© Flex, o JAC J5 fez a excelente mĂ©dia de 10,6 km/l, segundo dados do computador de bordo. O carro Ă© tratado como sedĂ£ mĂ©dio, mas Ă© muito espaçoso e com cara de carro grande, Ă© oferecido nas concessionĂ¡rias da marca a partir de R$ 61.600 e tĂªm mais dois pacotes de acessĂ³rios opcionais, 6 anos de garantida, revisões com preços fixos competitivos e parcelados, assistĂªncia 24 horas e falta apenas a opĂ§Ă£o de um cĂ¢mbio automĂ¡tico, quem sabe nĂ£o chega agora?

Ficha TĂ©cnica e acessĂ³rios

MOTOR
PACK 1
R$ 61.600
PACK 2
R$ 66.690
PACK 3
R$ 69.690
Tipo de motor 1.5 VVT 16V de 4 cilindros em linha
IdentificaĂ§Ă£o do motor HFC4EB1.3D/2011
Deslocamento volumétrico (cc) 1499
DiĂ¢metro (mm) 75
Curso (mm) 84.8
Comando de vĂ¡lvulas DOHC 16V VVT
PotĂªncia mĂ¡xima (cv/rpm) 125/6000
Torque mĂ¡ximo (Nm/rpm) 152/4000
TransmissĂ£o manual de cinco velocidades
Limite de ruĂ­do na condiĂ§Ă£o parado 79,3 dB(A)/4500 rpm
Velocidade mĂ¡xima 188 km/h
AceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h 11,8 segundos
FREIOS



Freio dianteiro a disco ventilado e traseiro a discos sĂ³lidos
RODAS



Rodas de aço com calota aro 16”
-
-
Pneus 205/55 R16
Rodas em liga de alumĂ­nio 16"
-
Rodas personalizadas
-
-
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA



PelĂ­cula com proteĂ§Ă£o solar
-
Airbag duplo
Portas com barras de proteĂ§Ă£o lateral
Cintos traseiros laterais de 3 pontos
Cintos dianteiros com pré-tensionador
Chave com destravamento remoto das portas
-
Travamento central das portas
Alarme antifurto
-
Travamento automĂ¡tico das portas a 15 km/h
-
Freio ABS com EBD
Sensor de estacionamento traseiro
-
TPMS - Sensor de pressĂ£o dos pneus
-
-
DRL - Luz diurna de LED
-
COMODIDADE



CĂ¢mera de rĂ©
-
-
Vidros elétricos dianteiros e traseiros
Desembaçador traseiro
Pisca nos retrovisores em LED
-
Retrovisores elétricos
LĂ¢mpadas halĂ³genas
FarĂ³is com regulagem elĂ©trica de altura
FarĂ³is de neblina (dianteira)
-
Lanterna de neblina (traseira)
-
Brake light
Luzes de leitura
Alças de segurança dianteiras e traseiras
Parassol com espelho de cortesia iluminado
Acendedor de cigarros
Retrovisores e maçanetas na cor do carro
-
Retrovisor interno antiofuscante
-
Espelho retrovisor elĂ©trico com repetidor de direĂ§Ă£o
ACABAMENTO INTERNO



Tapete
-
IluminaĂ§Ă£o do porta malas
Luz de segurança nas portas dianteiras
Porta revistas
Volante revestido em couro
-
-
ACABAMENTO EXTERNO



Adesivos personalizados
-
-
BANCOS



Banco em couro
-
-
Bancos em veludo
-
Assento do motorista com ajuste de altura
Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
UTILIDADES



Protetor de cĂ¡rter
-
-
Porta copos
Acendedor de cigarros / Tomada de energia (12V)
Luz de leitura
Parassol com espelho iluminado
Antena impressa no parabrisas
Tomada de energia (12V) extra
IluminaĂ§Ă£o azul no painel de instrumentos
CONFORTO



Volante com regulagem de altura
DireĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica
Ar-condicionado digital
RĂ¡dio com comando no volante
-
Kit multimĂ­dia
-
-
CD MP3 player com entrada USB
-
Abertura interna da tampa do tanque de combustĂ­vel
Seis alto-falantes
-
Kit preparaĂ§Ă£o para som
CARROCERIA



Tipo carroceria sedan

*Frete e pintura metĂ¡lica nĂ£o inclusos