O aguardado P Zero Roxo ultramacio faz sua estreia em Mônaco, ao lado do P Zero Vermelho supermacio e do P Zero Amarelo macio

Texto e fotos: Pirelli

São as três opções mais macias da gama. Esses compostos terão uma boa performance nas condições de baixa aderência e de baixa velocidade no circuito de rua de Monte Carlo, onde a ênfase é sempre na aderência mecânica dos pneus. Monte Carlos é um lugar tão lendário que não há muito a dizer que já não tenha sido dito antes. Ela continua sendo a corrida de mais prestígio do calendário, e também uma das mais imprevisíveis.


O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
  • O circuito de rua oferece aderência muito baixa e um alto grau de evolução da pista ao longo do fim de semana.
  • As equipes usam uma configuração com alta pressão aerodinâmica para “colar” o carro na pista o tanto quanto for possível.
  • O uso e a degradação são as mais baixas do ano, tornando estratégias de uma parada possíveis mesmo com compostos macios.
  • As estratégias devem levar em consideração uma alta probalidade de entrada de safety car e a dificuldade para ultrapassagens.
  • Com pouca rodagem representativa dos pneus ultramacio até agora, o treino livre da quinta-feira é vital.
  • A média de velocidade é a mais baixa do ano. Assim, o aquecimento dos pneus é fundamental para maximizar a performance.

OS TRÊS COMPOSTOS ESCOLHIDOS
  • Amarelo macio: de forma incomum, é o composto mais duro do fim de semana. Poucos jogos foram selecionados.
  • Vermelho supermacio: um pneu favorável para acorrida, capaz de stints bem longos em Mônaco.
  • Roxo ultramacio: escolhido por muitas equipes, é a escolha padrão para o treino de classificação e também é esperado na corrida.

PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI
“Monte Carlo será palco da primeira corrida do nosso novo pneu ultramacio, que oferece a máxima performance e tecnologia que conseguimos colocar em um composto. Entretanto, o grande volume de solicitações desse pneu pelas equipes mostra que ele é um autêntico pneu de corrida e não apenas um ‘de classificação’. Com as condições únicas de Mônaco, e seus horários específicos, as equipes buscarão uma leitura minuciosa das características do novo ultramacio durante os treinos livres. Somente então teremos uma ideia precisa de estratégia para a corrida. Porém, com a dificuldade de ultrapassagens, os pilotos tentarão minimizar seus pit stops.”

PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO


Roxo
Vermelho
Amarelo
Branco
Laranja
Austrália

Supermacio
Macio
Médio

Bahrain

Supermacio
Macio
Médio

China

Supermacio
Macio
Médio

Rússia

Supermacio
Macio
Médio

Espanha


Macio
Médio
Duro
Mônaco
Ultramacio
Supermacio
Macio


Canadá
Ultramacio
Supermacio
Macio


Azerbaijão

Supermacio
Macio
Médio

Áustria
Ultramacio
Supermacio
Macio


Inglaterra


Macio
Médio
Duro
Hungria

Supermacio
Macio
Médio