• Nova parceria oferecerá o projeto “Aceleração da Aprendizagem”, da Fundação Volkswagen, que visa reduzir a distorção idade-série no Ensino Fundamental;
  • Projeto formará 170 educadores e beneficiará mais de 3.000 alunos da rede municipal de ensino de Teresina (PI) e Santarém (PA);
  • Desde 2011, o “Aceleração da Aprendizagem” já beneficiou 11.350 alunos e formou 1.804 professores de 16 cidades, em cinco Estados brasileiros;
  • Com a parceria inédita, projeto oferecerá as soluções educacionais “Se Liga”, “Acelera Brasil” e “Fórmula da Vitória”, do Instituto Ayrton Senna.

Texto e fotos: Fundação Volkswagen

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, acaba de firmar uma parceria com o Instituto Ayrton Senna para oferecer o projeto educacional “Aceleração da Aprendizagem” nas redes municipais de ensino de Teresina (PI) e Santarém (PA). Com a nova parceria, 170 educadores serão formados e mais de 3.000 crianças e jovens beneficiados, por meio do projeto da Fundação Volkswagen que visa reduzir a defasagem idade-série no Ensino Fundamental e agora traz as soluções educacionais “Se Liga”, “Acelera Brasil” e “Fórmula da Vitória”, do Instituto Ayrton Senna.


A cerimônia de assinatura da parceria foi realizada na sede do Instituto Ayrton Senna, em São Paulo (SP), e contou com a presença da presidente da instituição, Viviane Senna; do diretor de Articulação e Inovação do Instituto, Mozart Neves Ramos; e da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
“Por meio do projeto educacional ‘Aceleração da Aprendizagem’ buscamos resgatar a motivação dos alunos, respeitando suas particularidades e extraindo o seu potencial, para que eles exerçam o direito de se desenvolver intelectualmente. A parceria com o Instituto Ayrton Senna certamente nos trará novos caminhos, para que possamos ajudar ainda mais alunos a retomarem o seu ritmo nos estudos, com novas soluções educacionais”, diz o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.
“A Fundação Volkswagen trabalha fortemente em prol da melhoria da educação pública e da qualidade de vida, ao oferecer sete projetos Educacionais - entre eles, o ‘Aceleração da Aprendizagem’ – e três de Desenvolvimento Social. Acreditamos que a educação é fundamental para garantir o desenvolvimento pessoal dessas crianças e jovens, trabalhando fortemente as questões de cidadania e podendo resultar em melhores oportunidades profissionais no futuro”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
“A educação é responsabilidade de todos, uma área essencial para termos um País melhor no presente e no futuro. Por isso, é importantíssima essa união de duas organizações pela causa, ambas com trabalhos reconhecidamente bem-sucedidos. Além disso, para nós, é uma segurança de que alunos de Teresina e Santarém terão acesso a um ensino público de qualidade, o que é fundamental para que tenham a oportunidade de ter sucesso na escola e na vida”, ressalta Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.

“Aceleração da Aprendizagem” já formou 1.804 professores e beneficiou 11.350 alunos de 16 cidades, em cinco Estados brasileiros
O projeto educacional “Aceleração da Aprendizagem”, que é promovido pela Fundação Volkswagen desde 2011, já formou 1.804 professores e beneficiou 11.350 alunos de 16 cidades (Camaçari, Dias D’Avila, Lauro de Freitas e Simões Filho, na Bahia; Aracruz, Cariacica, Ibiracu, Linhares, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, no Espírito Santo; Sinop e Sorriso, no Mato Grosso; João Pessoa, na Paraíba; e Resende, no Rio de Janeiro), sempre em parceria com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Desse total, continuam sendo beneficiados atualmente 126 professores e 1.360 alunos no Mato Grosso (cidades de Sinop e Sorriso) e na Bahia (Lauro de Freitas e Dias D’Avila).


O projeto “Aceleração da Aprendizagem” reduz a defasagem idade-série de alunos do Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados e para garantir o direito de aprendizagem e o aproveitamento escolar, o projeto oferece apoio a esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, corrigindo também problemas de alfabetização com aulas de reforço no contraturno escolar. Na sala de aceleração, os estudantes são preparados, para depois ingressarem na série adequada à sua idade; nessas turmas especiais são trabalhadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos, ampliadas suas habilidades e competências escolares.
A formação dos educadores, para atuarem nas salas de aula do “Aceleração da Aprendizagem”, conta com material pedagógico exclusivo. O projeto foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, como uma importante tecnologia educacional que contribui para a redução da distorção idade-série.

Soluções educacionais do Instituto Ayrton Senna
A parceria inédita com o Instituto Ayrton Senna permitirá oferecer o projeto “Aceleração da Aprendizagem” em Teresina (PI) e Santarém (PA) com uma metodologia criada e desenvolvida pelo Instituto que conta com as soluções educacionais “Se Liga”, “Acelera Brasil” e “Fórmula da Vitória”.
  • “Se Liga”: é uma solução que alfabetiza crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental que ainda não aprenderam a ler e escrever. Os alunos são enturmados em classes específicas e, ao serem alfabetizados, podem retornar às turmas regulares ou frequentar o “Acelera Brasil”.
  • “Acelera Brasil”: também é voltado a alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental a fim de solucionar os baixos níveis de aprendizagem de crianças nessa faixa escolar. Os alunos são enturmados em classes específicas e podem recuperar até dois anos perdidos, para assim voltarem às turmas regulares.
  • “Fórmula da Vitória”: é voltado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, defasados em alfabetização ou que apresentam dificuldade parcial ou total das habilidades de leitura, escrita e matemática.