JAGUAR
LAND ROVER REVELA PESQUISAS PIONEIRAS PARA
TECNOLOGIA AUTOMOTIVA
- O Land Rover Discovery Vision Concept, carro conceito apresentado pela marca, mostra o futuro das tecnologias embarcadas em um SUV
- Os veĂculos Land Rover terĂ£o uma dirigibilidade ainda melhor, tanto no asfalto quanto fora dele
- A prĂ³xima geraĂ§Ă£o do sistema Terrain Response inclui o escaneamento a laser do terreno em que o veĂculo trafega, alĂ©m de uma tecnologia que calcula a profundidade de Ă¡gua em uma Ă¡rea alagada
- Em situações de off road pesado, o motorista terĂ¡ a possibilidade de controlar o veĂculo remotamente, ou seja, do lado de fora de seu SUV
- A tecnologia Human Machine Interface (HMI) inclui comandos por voz e gestos
- O sistema de “capĂ´ transparente” projeta imagens do terreno na parte dianteira do modelo, o que mehora ainda mais as capacidades off road nos Land Rover e a direĂ§Ă£o esportiva em alta velocidade dos veĂculos Jaguar
Texto e fotos: Jaguar Land Rover
Na
vĂ©spera da 104ª ediĂ§Ă£o do SalĂ£o de Nova York, o mais antigo do gĂªnero no mundo,
a Jaguar Land Rover mostra algumas de suas pesquisas avançadas em tecnologia
automotiva, que entregarĂ£o aos clientes das marcas, em um futuro prĂ³ximo, ainda
mais capacidades em todos os tipos de terreno.
Entre
as novas tecnologias, destacam-se a opĂ§Ă£o de o motorista controlar o veĂculo
remotamente durante uma condiĂ§Ă£o de off road extremo, o escaneamento do
terreno trafegado por meio de um raio infravermelho, o controle de algumas
funções do veĂculo por gestos e voz, vidros inteligentes que ampliam as
possibilidades de conectividade do modelo e modo de conduĂ§Ă£o semiautĂ´noma, tanto
dentro quanto fora de estrada.
“O
carro do futuro se tornarĂ¡ ainda mais capaz, com visual clean, mais opções de
conectividade e, claro, mais desejĂ¡vel e inteligente”,
explica Dr. Wolfgang Epple, diretor de pesquisa e tecnologia da Jaguar Land
Rover. “Esses sĂ£o os cinco pilares que estĂ£o norteando as pesquisas e estudos
que estamos realizando para os futuros carros da nossas marcas”.
“A
apresentaĂ§Ă£o do Discovery Vision Concept no SalĂ£o de Nova York mostrarĂ¡ algumas
dessas novas e interessantes tecnologias. Muitas delas tĂªm potencial real de
serem incorporadas nos nossos veĂculos futuramente, outras sĂ£o apenas conceitos.
De qualquer forma, a Jaguar Land Rover Ă© uma empresa que continua a estabelecer
novos e elevados padrões globais em termos de tecnologia para veĂculos, o que
nos faz crescer sempre e conquistar ainda mais o gosto dos clientes”
complementa
o executivo.
Nova
geraĂ§Ă£o do sistema Terrain Response antecipa as condições off road e a
profundidade em Ă¡reas alagadas
É uma
prioridade para a Land Rover elevar ainda mais os limites de sua jĂ¡ renomada
capacidade em todos os tipos de terreno.
A mais
nova geraĂ§Ă£o do sistema de adaptaĂ§Ă£o do veĂculo ao tipo de terreno em que se
trafega, o Terrain Response poderĂ¡ ser reforçado pelo Terrain Scanning,
um scanner infravermelho que antecipa as condições de terreno para o
motorista. No Discovery Vision Concept, esse scanner encontra-se nos farĂ³is de
neblina, na parte dianteira do conceito.
Esses
sensores analisam as condições de terreno que estĂ¡ prestes a ser percorrido e
analisam as reações do veĂculo a ele. Com isso, o veĂculo pode adaptar todo o
sistema de traĂ§Ă£o, de forma a torna-lo o mais adequado para as condições de piso
que ainda estĂ£o por serem percorridas. Um mapa do terreno pode ser exibido no
painel de instrumentos do motorista, proporcionando uma referĂªncia visual ao
condutor.
JĂ¡ a
tecnologia Wade Aid melhora ainda mais o atual sistema Wade Sensing, que
mostra a profundidade de Ă¡gua em que o veĂculo Land Rover estĂ¡ percorrendo em um
trecho alagado por meio de um grĂ¡fico na tela touch screen do painel. O
novo sistema prevĂª a profundidade do trecho alagado antes mesmo de a primeira
começar a se molhar, com a utilizaĂ§Ă£o de sensores a laser.
Dirigindo
em off road por “controle remoto”
A
Jaguar Land Rover estĂ¡ trabalhando constantemente no desenvolvimento de
tecnologias de veĂculos autĂ´nomos, que sĂ£o guiados com a mĂnima interaĂ§Ă£o do
motorista. “NĂ³s enxergamos a tecnologia autĂ´noma como uma forma de minimizar
a rotina de viagem, as situações tediosas que o trĂ¡fego diĂ¡rio nos impõe, de
forma a permitir ao motorista simplesmente relaxar com o sistema de
entretenimento do veĂculo”, explica Dr. Epple.
"Mas
quando o motorista quer aproveitar a experiĂªncia de conduĂ§Ă£o, os nossos novos
sistemas de assistĂªncia vai proporcionar uma experiĂªncia ainda melhor em termos
de dirigibilidade. Um carro mais esperto nĂ£o deve tirar o prazer de conduĂ§Ă£o.
Ele deve melhorar a experiĂªncia do motorista tanto dentro quanto fora de
estrada”,
complementa.
Entre
essas novas tecnologias estĂ£o o All Terrain Progress Control sistema que
permite uma conduĂ§Ă£o semiautĂ´noma em situaĂ§Ă£o de off road em baixa
velocidade. Ele Ă© um piloto automĂ¡tico com vetores de torque que
constante mantém a velocidade escolhida pelo motorista mesmo em situações fora
de estrada.
Este
sistema pode ser usado com o motorista dentro do veĂculo, ou em uma situaĂ§Ă£o de
off-road extremo, ele pode decidir que Ă© mais seguro e mais fĂ¡cil sair do
veĂculo e deixa-lo transpor os obstĂ¡culos sozinho, controlando o modelo com uma
visĂ£o de fora, por meio de um controle remoto.
Isso
permite que o motorista se torne um observador do veĂculo ao se deparar um um
obstĂ¡culo off-road, e controle o modelo remotamente em uma velocidade
muito baixa, usando um tablete, seu prĂ³prio smartphone ou mesmo um controle
giratĂ³rio removido do prĂ³prio veĂculo. O mesmo controle remoto tambĂ©m pode ser
utilizado como um auxiliar de estacionamento ou durante a acoplagem de algum
reboque.
“Os
trabalhos no sistema de conduĂ§Ă£o autĂ´noma da Jaguar Land Rover começaram hĂ¡
quase 20 anos, com a introduĂ§Ă£o do sistema de piloto automĂ¡tico adaptativo,
introduzido em 1996 no Jaguar XK. Atualmente nĂ³s jĂ¡ oferecemos uma gama de
tecnologias de assistĂªncia ao condutor, que permitem uma dirigibilidade com
mĂ¡xima eficiĂªncia, reduzindo drasticamente o nĂºmero de
acidentes”,
explica Dr. Epple.
Reduzir
a induĂ§Ă£o ao erro dos motoristas Ă© uma razĂ£o chave para o desenvolvimento de
veĂculos mais inteligentes, uma vez que 99% dos acidentes atualmente sĂ£o
causados por erros dos motoristas.
“As
novas tecnologias de assistĂªncia ao motorista que serĂ£o introduzidas nos
prĂ³ximos anos tĂªm o potencial de reduzir os acidentes a zero. Mas isso nĂ£o quer
dizer que nĂ³s iremos deixar de lado a emoĂ§Ă£o e o prazer gerado pela conduĂ§Ă£o da
nossa linha de veĂculos com a chegada desses sistemas autĂ´nomos" diz o Dr.
Epple. "Um Jaguar ou Land Rover do futuro terĂ¡ ainda mais atributos que reforçam
esse prazer em dirigir. NĂ³s estamos trabalhando para melhorar a experiĂªncia do
motorista e atender as necessidades dentro e fora de estrada. O carro
inteligente pode tirar do motorista as partes menos estimulantes da viagem, mas
nĂ£o vai simplesmente executar uma funĂ§Ă£o robĂ³tica”.
“Nosso
objetivo Ă© oferecer a opĂ§Ă£o do motorista em ter uma conduĂ§Ă£o prazerosa ou
autĂ´noma. Isso significa que o carro poderia agir automaticamente ou ser
ajustado para uma direĂ§Ă£o extremamente envolvente. Esse veĂculo inteligente da
Jaguar Land Rover se tornarĂ¡ uma realidade dentro dos prĂ³ximos 10
anos”,
afirma Dr. Epple.
Sistema
de Interface Homem Maquina (HMI) que inclui vidros “inteligentes”
O
sistema de vidros “inteligentes” equipa toda a Ă¡rea envidraçada do conceito
Discovery Vision Concept, desde as janelas atĂ© o vidro panorĂ¢mico. No
para-brisa, o vidro também possui o Head-Up display (HUD), sistema que
projeta informações do veĂculo aos olhos do motorista.
Segundo
o Dr. Epple, esses sistemas oferecem inĂºmeras vantagens aos ocupantes do
veĂculo, entre elas, as informações mais relevantes do conceito em um lugar de
melhor visibilidade. CĂ¢meras espalhadas pelo conceito tambĂ©m podem projetar
imagens, tanto nos vidros inteligentes quanto no sistema HUD.
“Se
vocĂª estiver passado com seu veĂculo por um ponto de interesse como o Empire
State Building, por exemplo, o nosso sistema pode projetar nos vidros
“inteligentes” algo parecido como uma pĂ¡gina do Wikipedia com informações
completas sobre esse ponto, permitindo que um passageiro do banco traseiropasse
essas informações a partir de sua janela ou de seu tablet", diz o Dr.
Epple.
O
Discovery Vision Concept utiliza a interface que jĂ¡ estĂ¡ presente nos principais
sistemas operacionais dos smartphones atuais. Esse tipo de interface com
o usuĂ¡rio deverĂ¡ ser utilizado amplamente pela indĂºstria automobilĂstica
mundial. “Basta olharmos ao nosso redor e percebermos a quantidade imensa de
pessoas que jĂ¡ estĂ£o familiarizadas com um tablet ou um telefone. Esse
tipo de interface com o usuĂ¡rio irĂ¡ migrar tambĂ©m para o mundo do automĂ³vel,
para proporcionar toda a funcionalidade disponĂvel dessas diversas tecnologias
que estarĂ£o disponĂveis futuramente”, complementa o executivo.
Ainda
segundo Dr. Epple, “Tudo isso irĂ¡ simplificar bastante o design interior dos
veĂculos. Essa tendĂªncia jĂ¡ pode ser observada nos mais recentes veĂculos da
Land Rover como o Range Rover Sport e o Range Rover Vogue, cujos interiores
possuem uma quantidade 50% menor de botões e alavancas”.
A Interface Homem MĂ¡quina
do Discovery Vision Concept inclui comandos por gestos e por voz
Todas
as portas – incluindo a tampa do porta malas – do Discovery Vision Concept podem
ser abertas e fechadas por gestos assim como uma série de outras funções do
veĂculo. “NĂ³s queremos deixar a utilizaĂ§Ă£o do modelo da forma mais intuitiva
possĂvel, diminuindo os botões e as alavancas”, diz Dr. Epple.
Comandos
por gestos deverĂ£o se tornar uma realidade dentro da linha Jaguar Land Rover
muito em breve. Esses controles reconhecem os movimentos das mĂ£os e dos dedos,
mas nĂ£o deverĂ£o acionar qualquer sistema ou funĂ§Ă£o por meio de movimentos
involuntĂ¡rios.
"O
controle gesto Ă© apenas uma entre muitas possibilidades interessantes," diz o
Dr. Epple. "Nos prĂ³ximos 25 anos vamos usar a biometria para interagir com o
veĂculo. O controle por voz tambĂ©m vai desempenhar um papel mais importante. O
poder de processamento quase ilimitado de funcionalidades na “nuvem” como temos
visto recentemente permitirĂ¡ algoritmos mais sofisticados para reconhecimento de
voz e interaĂ§Ă£o. Algo que jamais poderĂamos imaginar que existiria em um carro.
A nuvem oferecerĂ¡ a soluĂ§Ă£o para sistemas de reconhecimento de voz de Ăºltima
geraĂ§Ă£o ".
Sistema de “CapĂ´
Transparente” melhora a visibilidade e o posicionamento do veĂculo por meio de
imagens virtualmente projetadas
As
vĂ¡rias tecnologias de assistĂªncia ao condutor apresentadas no Discovery Vision
Concept foram concebidas para melhorar a dirigibilidade, aumentar o prazer
proporcionado pelo contato com o veĂculo e o torna-lo mais seguro. Dentre esses
novos sistemas, um dos mais fascinantes Ă© o de “CapĂ´ Transparente” que melhoram
enormemente a visibilidade do condutor na parte dianteira do conceito.
A nova
tecnologia capta imagens de cĂ¢meras posicionadas na grade dianteira dos veĂculos
e as projetam no capĂ´, criando um Head-up Display. Efetivamente, isso permitirĂ¡
que o motorista e os passageiros vejam “atravĂ©s” da parte dianteira do modelo,
como se ela fosse transparente.
Essa
tecnologia tambĂ©m proporciona vantagens durante uma conduĂ§Ă£o na estrada. Em um
Jaguar, essa nova geraĂ§Ă£o de Head-Up
Display poderĂ¡
melhorar ainda mais a performance dos veĂculos da marca, ao projetar as linhas
pintadas em uma estrada ou em uma pista de corridas, melhorando a visibilidade e
a conduĂ§Ă£o. O sistema tambĂ©m Ă© Ăºtil em caso de curvas, jĂ¡ que as cĂ¢meras
anteveem o traçado para o motorista.
OrientaĂ§Ă£o
a laser permite comunicaĂ§Ă£o com outros motoristas
Ă€
medida que avançamos em direĂ§Ă£o a nĂveis mais elevados em termos de autonomia de
conduĂ§Ă£o, a Jaguar Land Rover reconhece que Ă© importante encontrar novas formas
de interaĂ§Ă£o visual entre os outros usuĂ¡rios de uma via.
O
Discovery Vision Concept tambĂ©m Ă© equipado com um sistema de farĂ³is a laser, que
utiliza a iluminaĂ§Ă£o em cores especĂficas para projetar imagens que podem ser
visualizadas tanto pelos ocupantes do conceito quanto pelos demais motoristas.
Essa tecnologia possui inĂºmeras aplicações como, por exemplo, a projeĂ§Ă£o de
triĂ¢ngulos desenhados na pista atrĂ¡s do veĂculo, para alertar os demais
condutores em situaĂ§Ă£o de parada brusca ou neblina intensa.
O
sistema também pode projetar imagens pelas vias e em paredes para auxiliar o
motorista em manobras de estacionamento, em caso de grandes congestionamentos ou
mesmo em lugares estreitos, comuns em situações fora de estrada.
Estofamento
em couro impermeĂ¡vel e piso prĂ¡tico em madeira laminada
Os
primeiros Land Rover e Range Rover eram famosos por seus interiores
completamente funcionais, como a possibilidade de se limpar o carro por dentro
de forma fĂ¡cil e rĂ¡pida. Mesmo que essas caracterĂsticas estejam em linha com os
conceitos premium da marca, elas proporcionavam ampla praticidade aos
proprietĂ¡rios, especialmente apĂ³s a prĂ¡tica de um off road pesado.
O
Discovery Vision Concept reĂºne a praticidade dos Land Rover de antigamente com o
luxo e a sofisticaĂ§Ă£o dos atuais. Para isso, a soluĂ§Ă£o encontrada pelo Diretor
Criativo e de Design da Land Rover, Gerry McGovern e sua equipe, foi encontrar
um couro especial, chamado Foglizzo para revestir o interior do conceito.
A escolha deste couro proporciona um aspecto extremamente luxuoso ao veĂculo, ao
mesmo tempo em que ele Ă© totalmente a prova d’Ă¡gua e de sujeita.
JĂ¡ o
piso em madeira laminada Ă© “surpreendentemente prĂ¡tico” segundo McGovern, jĂ¡ que
ele Ă© muito mais fĂ¡cil de limpar em comparaĂ§Ă£o com os pisos presentes nos
veĂculos atuais.
Também
altamente inovadora Ă© a ampla possibilidade de configuraĂ§Ă£o dos assentos do
conceito, que podem variar entre quatro, e sete lugares, de acordo com a
disposiĂ§Ă£o escolhida pelos clientes.
O
Discovery Vision Concept sera a estrela do SalĂ£o de Nova York
O
Discovery Vision Concept serĂ¡ uma das estrelas do SalĂ£o de Nova York deste ano.
O evento serĂ¡ aberto ao pĂºblico no prĂ³ximo dia 18 de Abril








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