JAGUAR LAND ROVER REVELA PESQUISAS PIONEIRAS PARA TECNOLOGIA AUTOMOTIVA

  • O Land Rover Discovery Vision Concept, carro conceito apresentado pela marca, mostra o futuro das tecnologias embarcadas em um SUV
  • Os veĂ­culos Land Rover terĂ£o uma dirigibilidade ainda melhor, tanto no asfalto quanto fora dele
  • A prĂ³xima geraĂ§Ă£o do sistema Terrain Response inclui o escaneamento a laser do terreno em que o veĂ­culo trafega, alĂ©m de uma tecnologia que calcula a profundidade de Ă¡gua em uma Ă¡rea alagada
  • Em situações de off road pesado, o motorista terĂ¡ a possibilidade de controlar o veĂ­culo remotamente, ou seja, do lado de fora de seu SUV
  • A tecnologia Human Machine Interface (HMI) inclui comandos por voz e gestos
  • O sistema de “capĂ´ transparente” projeta imagens do terreno na parte dianteira do modelo, o que mehora ainda mais as capacidades off road nos Land Rover e a direĂ§Ă£o esportiva em alta velocidade dos veĂ­culos Jaguar

Texto e fotos: Jaguar Land Rover

Na vĂ©spera da 104ª ediĂ§Ă£o do SalĂ£o de Nova York, o mais antigo do gĂªnero no mundo, a Jaguar Land Rover mostra algumas de suas pesquisas avançadas em tecnologia automotiva, que entregarĂ£o aos clientes das marcas, em um futuro prĂ³ximo, ainda mais capacidades em todos os tipos de terreno.


Entre as novas tecnologias, destacam-se a opĂ§Ă£o de o motorista controlar o veĂ­culo remotamente durante uma condiĂ§Ă£o de off road extremo, o escaneamento do terreno trafegado por meio de um raio infravermelho, o controle de algumas funções do veĂ­culo por gestos e voz, vidros inteligentes que ampliam as possibilidades de conectividade do modelo e modo de conduĂ§Ă£o semiautĂ´noma, tanto dentro quanto fora de estrada.


“O carro do futuro se tornarĂ¡ ainda mais capaz, com visual clean, mais opções de conectividade e, claro, mais desejĂ¡vel e inteligente”, explica Dr. Wolfgang Epple, diretor de pesquisa e tecnologia da Jaguar Land Rover. “Esses sĂ£o os cinco pilares que estĂ£o norteando as pesquisas e estudos que estamos realizando para os futuros carros da nossas marcas”.


“A apresentaĂ§Ă£o do Discovery Vision Concept no SalĂ£o de Nova York mostrarĂ¡ algumas dessas novas e interessantes tecnologias. Muitas delas tĂªm potencial real de serem incorporadas nos nossos veĂ­culos futuramente, outras sĂ£o apenas conceitos. De qualquer forma, a Jaguar Land Rover Ă© uma empresa que continua a estabelecer novos e elevados padrões globais em termos de tecnologia para veĂ­culos, o que nos faz crescer sempre e conquistar ainda mais o gosto dos clientes” complementa o executivo.


Nova geraĂ§Ă£o do sistema Terrain Response antecipa as condições off road e a profundidade em Ă¡reas alagadas
É uma prioridade para a Land Rover elevar ainda mais os limites de sua jĂ¡ renomada capacidade em todos os tipos de terreno.
A mais nova geraĂ§Ă£o do sistema de adaptaĂ§Ă£o do veĂ­culo ao tipo de terreno em que se trafega, o Terrain Response poderĂ¡ ser reforçado pelo Terrain Scanning, um scanner infravermelho que antecipa as condições de terreno para o motorista. No Discovery Vision Concept, esse scanner encontra-se nos farĂ³is de neblina, na parte dianteira do conceito.
Esses sensores analisam as condições de terreno que estĂ¡ prestes a ser percorrido e analisam as reações do veĂ­culo a ele. Com isso, o veĂ­culo pode adaptar todo o sistema de traĂ§Ă£o, de forma a torna-lo o mais adequado para as condições de piso que ainda estĂ£o por serem percorridas. Um mapa do terreno pode ser exibido no painel de instrumentos do motorista, proporcionando uma referĂªncia visual ao condutor.
JĂ¡ a tecnologia Wade Aid melhora ainda mais o atual sistema Wade Sensing, que mostra a profundidade de Ă¡gua em que o veĂ­culo Land Rover estĂ¡ percorrendo em um trecho alagado por meio de um grĂ¡fico na tela touch screen do painel. O novo sistema prevĂª a profundidade do trecho alagado antes mesmo de a primeira começar a se molhar, com a utilizaĂ§Ă£o de sensores a laser.


Dirigindo em off road por “controle remoto”
A Jaguar Land Rover estĂ¡ trabalhando constantemente no desenvolvimento de tecnologias de veĂ­culos autĂ´nomos, que sĂ£o guiados com a mĂ­nima interaĂ§Ă£o do motorista. “NĂ³s enxergamos a tecnologia autĂ´noma como uma forma de minimizar a rotina de viagem, as situações tediosas que o trĂ¡fego diĂ¡rio nos impõe, de forma a permitir ao motorista simplesmente relaxar com o sistema de entretenimento do veĂ­culo”, explica Dr. Epple.
"Mas quando o motorista quer aproveitar a experiĂªncia de conduĂ§Ă£o, os nossos novos sistemas de assistĂªncia vai proporcionar uma experiĂªncia ainda melhor em termos de dirigibilidade. Um carro mais esperto nĂ£o deve tirar o prazer de conduĂ§Ă£o. Ele deve melhorar a experiĂªncia do motorista tanto dentro quanto fora de estrada”, complementa.
Entre essas novas tecnologias estĂ£o o All Terrain Progress Control sistema que permite uma conduĂ§Ă£o semiautĂ´noma em situaĂ§Ă£o de off road em baixa velocidade. Ele Ă© um piloto automĂ¡tico com vetores de torque que constante mantĂ©m a velocidade escolhida pelo motorista mesmo em situações fora de estrada.
Este sistema pode ser usado com o motorista dentro do veĂ­culo, ou em uma situaĂ§Ă£o de off-road extremo, ele pode decidir que Ă© mais seguro e mais fĂ¡cil sair do veĂ­culo e deixa-lo transpor os obstĂ¡culos sozinho, controlando o modelo com uma visĂ£o de fora, por meio de um controle remoto.
Isso permite que o motorista se torne um observador do veĂ­culo ao se deparar um um obstĂ¡culo off-road, e controle o modelo remotamente em uma velocidade muito baixa, usando um tablete, seu prĂ³prio smartphone ou mesmo um controle giratĂ³rio removido do prĂ³prio veĂ­culo. O mesmo controle remoto tambĂ©m pode ser utilizado como um auxiliar de estacionamento ou  durante a acoplagem de algum reboque.
“Os trabalhos no sistema de conduĂ§Ă£o autĂ´noma da Jaguar Land Rover começaram hĂ¡ quase 20 anos, com a introduĂ§Ă£o do sistema de piloto automĂ¡tico adaptativo, introduzido em 1996 no Jaguar XK. Atualmente nĂ³s jĂ¡ oferecemos uma gama de tecnologias de assistĂªncia ao condutor, que permitem uma dirigibilidade com mĂ¡xima eficiĂªncia, reduzindo drasticamente o nĂºmero de acidentes”, explica Dr. Epple.
Reduzir a induĂ§Ă£o ao erro dos motoristas Ă© uma razĂ£o chave para o desenvolvimento de veĂ­culos mais inteligentes, uma vez que 99% dos acidentes atualmente sĂ£o causados por erros dos motoristas.
“As novas tecnologias de assistĂªncia ao motorista que serĂ£o introduzidas nos prĂ³ximos anos tĂªm o potencial de reduzir os acidentes a zero. Mas isso nĂ£o quer dizer que nĂ³s iremos deixar de lado a emoĂ§Ă£o e o prazer gerado pela conduĂ§Ă£o da nossa linha de veĂ­culos com a chegada desses sistemas autĂ´nomos" diz o Dr. Epple. "Um Jaguar ou Land Rover do futuro terĂ¡ ainda mais atributos que reforçam esse prazer em dirigir. NĂ³s estamos trabalhando para melhorar a experiĂªncia do motorista e atender as necessidades dentro e fora de estrada. O carro inteligente pode tirar do motorista as partes menos estimulantes da viagem, mas nĂ£o vai simplesmente executar uma funĂ§Ă£o robĂ³tica”.
“Nosso objetivo Ă© oferecer a opĂ§Ă£o do motorista em ter uma conduĂ§Ă£o prazerosa ou autĂ´noma. Isso significa que o carro poderia agir automaticamente ou ser ajustado para uma direĂ§Ă£o extremamente envolvente. Esse veĂ­culo inteligente da Jaguar Land Rover se tornarĂ¡ uma realidade dentro dos prĂ³ximos 10 anos”, afirma Dr. Epple.


Sistema de Interface Homem Maquina (HMI) que inclui vidros “inteligentes”
O sistema de vidros “inteligentes” equipa toda a Ă¡rea envidraçada do conceito Discovery Vision Concept, desde as janelas atĂ© o vidro panorĂ¢mico. No para-brisa, o vidro tambĂ©m possui o Head-Up display (HUD), sistema que projeta informações do veĂ­culo aos olhos do motorista.
Segundo o Dr. Epple, esses sistemas oferecem inĂºmeras vantagens aos ocupantes do veĂ­culo, entre elas, as informações mais relevantes do conceito em um lugar de melhor visibilidade. CĂ¢meras espalhadas pelo conceito tambĂ©m podem projetar imagens, tanto nos vidros inteligentes quanto no sistema HUD.
“Se vocĂª estiver passado com seu veĂ­culo por um ponto de interesse como o Empire State Building, por exemplo, o nosso sistema pode projetar nos vidros “inteligentes” algo parecido como uma pĂ¡gina do Wikipedia com informações completas sobre esse ponto, permitindo que um passageiro do banco traseiropasse essas informações a partir de sua janela ou de seu tablet", diz o Dr. Epple.
O Discovery Vision Concept utiliza a interface que jĂ¡ estĂ¡ presente nos principais sistemas operacionais dos smartphones atuais. Esse tipo de interface com o usuĂ¡rio deverĂ¡ ser utilizado amplamente pela indĂºstria automobilĂ­stica mundial. “Basta olharmos ao nosso redor e percebermos a quantidade imensa de pessoas que jĂ¡ estĂ£o familiarizadas com um tablet ou um telefone. Esse tipo de interface com o usuĂ¡rio irĂ¡ migrar tambĂ©m para o mundo do automĂ³vel, para proporcionar toda a funcionalidade disponĂ­vel dessas diversas tecnologias que estarĂ£o disponĂ­veis futuramente”, complementa o executivo.
Ainda segundo Dr. Epple, “Tudo isso irĂ¡ simplificar bastante o design interior dos veĂ­culos. Essa tendĂªncia jĂ¡ pode ser observada nos mais recentes veĂ­culos da Land Rover como o Range Rover Sport e o Range Rover Vogue, cujos interiores possuem uma quantidade 50% menor de botões e alavancas”.

A Interface Homem MĂ¡quina do Discovery Vision Concept inclui comandos por gestos e por voz
Todas as portas – incluindo a tampa do porta malas – do Discovery Vision Concept podem ser abertas e fechadas por gestos assim como uma sĂ©rie de outras funções do veĂ­culo. “NĂ³s queremos deixar a utilizaĂ§Ă£o do modelo da forma mais intuitiva possĂ­vel, diminuindo os botões e as alavancas”, diz Dr. Epple.
Comandos por gestos deverĂ£o se tornar uma realidade dentro da linha Jaguar Land Rover muito em breve. Esses controles reconhecem os movimentos das mĂ£os e dos dedos, mas nĂ£o deverĂ£o acionar qualquer sistema ou funĂ§Ă£o por meio de movimentos involuntĂ¡rios.
 "O controle gesto Ă© apenas uma entre muitas possibilidades interessantes," diz o Dr. Epple. "Nos prĂ³ximos 25 anos vamos usar a biometria para interagir com o veĂ­culo. O controle por voz tambĂ©m vai desempenhar um papel mais importante. O poder de processamento quase ilimitado de funcionalidades na “nuvem” como temos visto recentemente permitirĂ¡ algoritmos mais sofisticados para reconhecimento de voz e interaĂ§Ă£o. Algo que jamais poderĂ­amos imaginar que existiria em um carro. A nuvem oferecerĂ¡ a soluĂ§Ă£o para sistemas de reconhecimento de voz de Ăºltima geraĂ§Ă£o ".


Sistema de “CapĂ´ Transparente” melhora a visibilidade e o posicionamento do veĂ­culo por meio de imagens virtualmente projetadas
As vĂ¡rias tecnologias de assistĂªncia ao condutor apresentadas no Discovery Vision Concept foram concebidas para melhorar a dirigibilidade, aumentar o prazer proporcionado pelo contato com o veĂ­culo e o torna-lo mais seguro. Dentre esses novos sistemas, um dos mais fascinantes Ă© o de “CapĂ´ Transparente” que melhoram enormemente a visibilidade do condutor na parte dianteira do conceito.
A nova tecnologia capta imagens de cĂ¢meras posicionadas na grade dianteira dos veĂ­culos e as projetam no capĂ´, criando um Head-up Display. Efetivamente, isso permitirĂ¡ que o motorista e os passageiros vejam “atravĂ©s” da parte dianteira do modelo, como se ela fosse transparente.
Essa tecnologia tambĂ©m proporciona vantagens durante uma conduĂ§Ă£o na estrada. Em um Jaguar, essa nova geraĂ§Ă£o de Head-Up Display poderĂ¡ melhorar ainda mais a performance dos veĂ­culos da marca, ao projetar as linhas pintadas em uma estrada ou em uma pista de corridas, melhorando a visibilidade e a conduĂ§Ă£o. O sistema tambĂ©m Ă© Ăºtil em caso de curvas, jĂ¡ que as cĂ¢meras anteveem o traçado para o motorista.

OrientaĂ§Ă£o a laser permite comunicaĂ§Ă£o com outros motoristas
Ă€ medida que avançamos em direĂ§Ă£o a nĂ­veis mais elevados em termos de autonomia de conduĂ§Ă£o, a Jaguar Land Rover reconhece que Ă© importante encontrar novas formas de interaĂ§Ă£o visual entre os outros usuĂ¡rios de uma via.
O Discovery Vision Concept tambĂ©m Ă© equipado com um sistema de farĂ³is a laser, que utiliza a iluminaĂ§Ă£o em cores especĂ­ficas para projetar imagens que podem ser visualizadas tanto pelos ocupantes do conceito quanto pelos demais motoristas. Essa tecnologia possui inĂºmeras aplicações como, por exemplo, a projeĂ§Ă£o de triĂ¢ngulos desenhados na pista atrĂ¡s do veĂ­culo, para alertar os demais condutores em situaĂ§Ă£o de parada brusca ou neblina intensa.
O sistema também pode projetar imagens pelas vias e em paredes para auxiliar o motorista em manobras de estacionamento, em caso de grandes congestionamentos ou mesmo em lugares estreitos, comuns em situações fora de estrada.

Estofamento em couro impermeĂ¡vel e piso prĂ¡tico em madeira laminada
Os primeiros Land Rover e Range Rover eram famosos por seus interiores completamente funcionais, como a possibilidade de se limpar o carro por dentro de forma fĂ¡cil e rĂ¡pida. Mesmo que essas caracterĂ­sticas estejam em linha com os conceitos premium da marca, elas proporcionavam ampla praticidade aos proprietĂ¡rios, especialmente apĂ³s a prĂ¡tica de um off road pesado.
O Discovery Vision Concept reĂºne a praticidade dos Land Rover de antigamente com o luxo e a sofisticaĂ§Ă£o dos atuais. Para isso, a soluĂ§Ă£o encontrada pelo Diretor Criativo e de Design da Land Rover, Gerry McGovern e sua equipe, foi encontrar um couro especial, chamado Foglizzo para revestir o interior do conceito. A escolha deste couro proporciona um aspecto extremamente luxuoso ao veĂ­culo, ao mesmo tempo em que ele Ă© totalmente a prova d’Ă¡gua e de sujeita.
JĂ¡ o piso em madeira laminada Ă© “surpreendentemente prĂ¡tico” segundo McGovern, jĂ¡ que ele Ă© muito mais fĂ¡cil de limpar em comparaĂ§Ă£o com os pisos presentes nos veĂ­culos atuais.
TambĂ©m altamente inovadora Ă© a ampla possibilidade de configuraĂ§Ă£o dos assentos do conceito, que podem variar entre quatro, e sete lugares, de acordo com a disposiĂ§Ă£o escolhida pelos clientes.

O Discovery Vision Concept sera a estrela do SalĂ£o de Nova York
O Discovery Vision Concept serĂ¡ uma das estrelas do SalĂ£o de Nova York deste ano. O evento serĂ¡ aberto ao pĂºblico no prĂ³ximo dia 18 de Abril