Banco Mercedes-Benz encerra trimestre com R$ 825 milhões em novos negĂ³cios no segmento de veĂculos comerciais
- Resultado foi 62% maior em relaĂ§Ă£o ao mesmo perĂodo do ano anterior;
- No desempenho total do Banco, balanço do primeiro trimestre somou R$ 1,12 bi em novos negĂ³cios;
- Performance positiva Ă© reflexo do trabalho de prospecĂ§Ă£o de novas oportunidades de negĂ³cios pela instituiĂ§Ă£o e do volume de crĂ©dito liberado referente aos processos de Finame;
Texto e grĂ¡ficos: Banco Mercedes
Uma estratĂ©gia agressiva de prospecĂ§Ă£o de novos negĂ³cios, iniciada no Ăºltimo quadrimestre de 2013, com o objetivo de identificar oportunidades de expansĂ£o de mercado e, assim, antecipar-se Ă s necessidades de crĂ©dito dos clientes. Esse foi um dos principais fatores que impulsionaram o sĂ³lido desempenho do Banco Mercedes-Benz no primeiro trimestre deste ano. No perĂodo, a instituiĂ§Ă£o acumulou volume de R$ 1,12 bilhĂ£o em carteira, avanço de 53% ante os R$ 730 milhões registrados hĂ¡ um ano.
“O primeiro trimestre foi positivo para o Banco Mercedes-Benz, pois registramos importantes resultados. Em janeiro, por exemplo, conquistamos o maior volume de novos negĂ³cios de toda a nossa histĂ³ria no PaĂs, superando em 32% o resultado obtido em outubro de 2013, atĂ© entĂ£o o recorde da instituiĂ§Ă£o”, explica Angel Martinez, diretor Comercial do Banco Mercedes-Benz.
Os financiamentos para veĂculos comerciais contribuĂram significativamente para esse desempenho do Banco, acumulando nos trĂªs primeiros meses alta de 62%, com R$ 825 milhões. No mesmo perĂodo de 2013, o volume concedido para o segmento foi de R$ 470 milhões.
O mercado de caminhões foi responsĂ¡vel por R$ 594 milhões, montante 74% superior aos R$ 342 milhões do primeiro trimestre do exercĂcio passado. Segundo Martinez, parte desse crescimento Ă© decorrente do significativo volume de recursos liberados pelo BNDES em janeiro Ăºltimo, referentes aos processos de financiamento na modalidade Finame, iniciados no Ăºltimo bimestre de 2013 e que aguardavam um parecer final do BNDES para a conclusĂ£o.
No setor de Ă´nibus, o Banco Mercedes-Benz reforçou ainda mais a sua posiĂ§Ă£o de principal agente financiador desse produto no Brasil. Entre janeiro e março de 2014, acumulou R$ 210 milhões em novos negĂ³cios nesse mercado, incremento de 31% comparado a igual perĂodo do ano passado, quando somou R$ 160 milhões. “O Banco acompanhou o bom ritmo do segmento nos trĂªs primeiros meses de 2014, impulsionado, principalmente, pelas renovações e ampliações das frotas de Ă´nibus do PaĂs”, explica Martinez.
Segmento de automĂ³veis
Sob efeito de um cenĂ¡rio ainda desfavorĂ¡vel decorrente da primeira etapa, de trĂªs, –da elevaĂ§Ă£o gradual das taxas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o segmento de automĂ³veis apresentou retraĂ§Ă£o no primeiro trimestre. O setor fechou o perĂodo com R$ 29 milhões em novos financiamentos de veĂculos de passeio Mercedes-Benz, 25% menos que os R$ 31 milhões registrados em igual intervalo de 2013.
“Estamos trabalhando na oferta de taxas e condições especiais para os nossos Clientes, tendo em vista o fortalecimento da estratĂ©gia da FĂ¡brica, contribuindo, assim, para o aumento das vendas da marca e a promoĂ§Ă£o dos modelos recentemente lançados”, finaliza Martinez.
Banco Mercedes-Benz em nĂºmeros
1.
Carteira
|
2014
|
2013
|
VariaĂ§Ă£o
| ||
|
Março
|
Fevereiro
|
Março
| ||
|
A
|
B
|
C
|
A/B
|
A/C
|
|
R$ 10,2
bi
|
R$ 10,2
bi
|
R$ 9,4 bi
|
0%
|
+
8,5%
|
2. Novos NegĂ³cios (em
R$)
|
Total
| |||||
|
2014
|
2013
|
VariaĂ§Ă£o
| |||
|
Março
|
Jan -
Mar
|
Março
|
Jan -
Mar
| ||
|
A
|
B
|
C
|
D
|
A/C
|
B/D
|
|
R$ 293 mi
|
R$ 1,12
bi
|
R$ 260 mi
|
R$ 730 mi
|
+ 13 %
|
+ 53
%
|
|
VeĂculos
Comerciais
| |||||
|
2014
|
2013
|
VariaĂ§Ă£o
| |||
|
Março
|
Jan -
Mar
|
Março
|
Jan -
Mar
| ||
|
A
|
B
|
C
|
D
|
A/C
|
B/D
|
|
R$ 201 mi
|
R$ 825
mii
|
R$ 178 mi
|
R$ 533 mi
|
+ 13 %
|
+
62 %
|
|
AutomĂ³veis
| |||||
|
2014
|
2013
|
VariaĂ§Ă£o
| |||
|
Março
|
Jan -
Mar
|
Março
|
Jan -
Mar
| ||
|
A
|
B
|
C
|
D
|
A/C
|
B/D
|
|
R$ 9 mi
|
R$ 29 mii
|
R$ 12 mi
|
R$ 31 mi
|
- 31 %
|
-
6 %
|

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