O Programa de TĂ¡xis ElĂ©tricos da Nissan no Rio de Janeiro completa agora em março um ano contribuindo para tornar mais limpo o ar da cidade. As 15 unidades do modelo 100% elĂ©trico Nissan LEAF usadas no programa, e que formam a maior frota de tĂ¡xis elĂ©tricos da AmĂ©rica do Sul, rodaram juntas no perĂ­odo mais de 500 mil quilĂ´metros sem emissões de poluentes – emissões zero

Texto e fotos: Nissan

Assim, se comparado a um carro de mesmo porte com motor a gasolina rodando a mesma distĂ¢ncia, cada tĂ¡xi elĂ©trico evitou que fosse despejado na atmosfera, por exemplo, cinco toneladas de CO2.


Somada toda a frota de LEAF que roda atendendo a populaĂ§Ă£o e turistas na cidade, em apenas um ano, foi evitada a emissĂ£o de 75 toneladas de CO2. Uma prova de que, alĂ©m de atender com conforto e qualidade os usuĂ¡rios, podendo ser usado normalmente no dia a dia, o carro 100% elĂ©trico Ă© uma soluĂ§Ă£o real para a mobilidade sustentĂ¡vel. Se, por exemplo, toda a frota de aproximadamente 33 mil tĂ¡xis do Rio fosse substituĂ­da por modelos Nissan LEAF, seria possĂ­vel eliminar o despejo de 165 mil toneladas de CO2 por ano.
"Nossa convicĂ§Ă£o Ă© de que o carro elĂ©trico Ă© parte do futuro do planeta que queremos deixar para os jovens. EmissĂ£o zero Ă©, sim, possĂ­vel, inclusive no Brasil,  onde a matriz energĂ©tica Ă© baseada em hidrelĂ©tricas nĂ£o poluentes como a queima de carvĂ£o ou termoelĂ©tricas de outros locais. ", afirma François Dossa, Presidente da Nissan do Brasil.


Projetado para atender Ă s necessidades da mobilidade urbana moderna, o Nissan LEAF oferece espaço, conforto e potĂªncia como os veĂ­culos Ă  combustĂ£o. Lançado comercialmente nos Estados Unidos e no JapĂ£o em dezembro de 2010, e na Europa no ano seguinte, o modelo jĂ¡ tem mais de 100 mil unidades vendidas em todo o mundo. O mĂ³dulo de 48 baterias de Ă­on-lĂ­tio tem autonomia de cerca de 160 km e pode ser recarregado em carregadores caseiros em atĂ© quatro  horas, ou em apenas 30 minutos com os 'Quick Chargers' (carregadores rĂ¡pidos), como os utilizados para abastecer os tĂ¡xis dos programas do Rio de Janeiro e SĂ£o Paulo.
AlĂ©m de contribuir para diminuir as emissões de poluentes, o tĂ¡xi elĂ©trico tambĂ©m proporciona uma significativa reduĂ§Ă£o das despesas com abastecimento. Em relaĂ§Ă£o a um carro do mesmo porte abastecido com etanol, levando-se em consideraĂ§Ă£o uma mĂ©dia anual de 36 mil quilĂ´metros rodados em ambiente urbano, a economia de cada LEAF tĂ¡xi, sendo recarregado usando a rede elĂ©trica, ultrapassa os R$ 10 mil por ano. Comparado com um carro a gasolina, Ă© possĂ­vel economizar cerca de R$ 8,7 mil e, se o combustĂ­vel em questĂ£o for o gĂ¡s natural veicular (GNV), a vantagem para o modelo 100% elĂ©trico Ă© de R$ 4 mil em 12 meses. AlĂ©m disso, um carro elĂ©trico proporciona outros ganhos aos motoristas. "NĂ£o hĂ¡ manutenĂ§Ă£o de componentes como filtro de Ă³leo, Ă³leo do motor e outros pelo fato do motor nĂ£o ser a combustĂ£o", relata Anderson Suzuki, responsĂ¡vel pelo programa de veĂ­culos elĂ©tricos da Nissan do Brasil.


O programa de tĂ¡xis elĂ©tricos LEAF no Rio faz parte de uma parceria que promove a mobilidade com emissĂ£o zero de poluentes na cidade e envolve a montadora Nissan, a Petrobras Distribuidora – responsĂ¡vel pela infraestrutura de recarga para os veĂ­culos em postos com sua bandeira –, a Prefeitura e o projeto Rio Capital da Energia. Ainda na capital carioca, dois LEAF sĂ£o usados, tambĂ©m em programa de testes, pela PolĂ­cia Militar no patrulhamento de pontos turĂ­sticos da capital e, no mĂªs passado, um carro do mesmo modelo foi cedido ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Outros 10 Nissan LEAF rodam como tĂ¡xis em SĂ£o Paulo, em um projeto semelhante ao existente no Rio.
Nos meses de janeiro e fevereiro, o Brasil tambĂ©m fez parte dos testes mundiais do protĂ³tipo do segundo carro 100% elĂ©trico de produĂ§Ă£o em sĂ©rie da Nissan: a van compacta e-NV200. O modelo foi testado por um mĂªs pela FedEx Express em entregas na cidade do Rio como parte de uma parceria global entre as duas empresas visando testar em situaĂ§Ă£o real os protĂ³tipos, contribuindo assim para o seu desenvolvimento final. A van e-NV200 foi apresentada oficialmente no SalĂ£o do AutomĂ³vel de Genebra no inĂ­cio deste mĂªs e começarĂ¡ a ser vendida em junho na Europa.
A Nissan passa a ter assim dois automĂ³veis totalmente elĂ©tricos em sua linha global de veĂ­culos – o LEAF, o carro elĂ©trico mais vendido do mundo, e a e-NV200.