Programa de TĂ¡xis ElĂ©tricos da Nissan no Rio completa um ano e evita a emissĂ£o de 75 toneladas de CO2 na atmosfera
O Programa de TĂ¡xis ElĂ©tricos da Nissan
no Rio de Janeiro completa agora em março um ano contribuindo para
tornar mais limpo o ar da cidade. As 15 unidades do modelo 100% elétrico
Nissan LEAF usadas no programa, e que formam a maior frota de tĂ¡xis
elĂ©tricos da AmĂ©rica do Sul, rodaram juntas no perĂodo mais de 500 mil
quilĂ´metros sem emissões de poluentes – emissões zero
Texto e fotos: Nissan
Assim, se
comparado a um carro de mesmo porte com motor a gasolina rodando a mesma
distĂ¢ncia, cada tĂ¡xi elĂ©trico evitou que fosse despejado na atmosfera,
por exemplo, cinco toneladas de CO2.
Somada toda a frota de LEAF que roda atendendo a populaĂ§Ă£o e turistas
na cidade, em apenas um ano, foi evitada a emissĂ£o de 75 toneladas de
CO2. Uma prova de que, além de atender com conforto e
qualidade os usuĂ¡rios, podendo ser usado normalmente no dia a dia, o
carro 100% elĂ©trico Ă© uma soluĂ§Ă£o real para a mobilidade sustentĂ¡vel.
Se, por exemplo, toda a frota de aproximadamente 33 mil tĂ¡xis do Rio
fosse substituĂda por modelos Nissan LEAF, seria possĂvel eliminar o
despejo de 165 mil toneladas de CO2 por ano.
"Nossa convicĂ§Ă£o Ă© de que o carro elĂ©trico Ă© parte do futuro do
planeta que queremos deixar para os jovens. EmissĂ£o zero Ă©, sim,
possĂvel, inclusive no Brasil, onde a matriz energĂ©tica Ă© baseada em
hidrelĂ©tricas nĂ£o poluentes como a queima de carvĂ£o ou termoelĂ©tricas de
outros locais. ", afirma François Dossa, Presidente da Nissan do
Brasil.
Projetado para atender Ă s necessidades da mobilidade urbana moderna, o
Nissan LEAF oferece espaço, conforto e potĂªncia como os veĂculos Ă
combustĂ£o. Lançado comercialmente nos Estados Unidos e no JapĂ£o em
dezembro de 2010, e na Europa no ano seguinte, o modelo jĂ¡ tem mais de
100 mil unidades vendidas em todo o mundo. O mĂ³dulo de 48 baterias de
Ăon-lĂtio tem autonomia de cerca de 160 km e pode ser recarregado em
carregadores caseiros em até quatro horas, ou em apenas 30 minutos com
os 'Quick Chargers' (carregadores rĂ¡pidos), como os utilizados para
abastecer os tĂ¡xis dos programas do Rio de Janeiro e SĂ£o Paulo.
AlĂ©m de contribuir para diminuir as emissões de poluentes, o tĂ¡xi
elĂ©trico tambĂ©m proporciona uma significativa reduĂ§Ă£o das despesas com
abastecimento. Em relaĂ§Ă£o a um carro do mesmo porte abastecido com
etanol, levando-se em consideraĂ§Ă£o uma mĂ©dia anual de 36 mil quilĂ´metros
rodados em ambiente urbano, a economia de cada LEAF tĂ¡xi, sendo
recarregado usando a rede elétrica, ultrapassa os R$ 10 mil por ano.
Comparado com um carro a gasolina, Ă© possĂvel economizar cerca de R$ 8,7
mil e, se o combustĂvel em questĂ£o for o gĂ¡s natural veicular (GNV), a
vantagem para o modelo 100% elétrico é de R$ 4 mil em 12 meses. Além
disso, um carro elĂ©trico proporciona outros ganhos aos motoristas. "NĂ£o
hĂ¡ manutenĂ§Ă£o de componentes como filtro de Ă³leo, Ă³leo do motor e outros
pelo fato do motor nĂ£o ser a combustĂ£o", relata Anderson Suzuki,
responsĂ¡vel pelo programa de veĂculos elĂ©tricos da Nissan do Brasil.
O programa de tĂ¡xis elĂ©tricos LEAF no Rio faz parte de uma parceria
que promove a mobilidade com emissĂ£o zero de poluentes na cidade e
envolve a montadora Nissan, a Petrobras Distribuidora – responsĂ¡vel pela
infraestrutura de recarga para os veĂculos em postos com sua bandeira
–, a Prefeitura e o projeto Rio Capital da Energia. Ainda na capital
carioca, dois LEAF sĂ£o usados, tambĂ©m em programa de testes, pela
PolĂcia Militar no patrulhamento de pontos turĂsticos da capital e, no
mĂªs passado, um carro do mesmo modelo foi cedido ao Corpo de Bombeiros
do Estado do Rio de Janeiro. Outros 10 Nissan LEAF rodam como tĂ¡xis em
SĂ£o Paulo, em um projeto semelhante ao existente no Rio.
Nos meses de janeiro e fevereiro, o Brasil também fez parte dos
testes mundiais do protĂ³tipo do segundo carro 100% elĂ©trico de produĂ§Ă£o
em série da Nissan: a van compacta e-NV200. O modelo foi testado por um
mĂªs pela FedEx Express em entregas na cidade do Rio como parte de uma
parceria global entre as duas empresas visando testar em situaĂ§Ă£o real
os protĂ³tipos, contribuindo assim para o seu desenvolvimento final. A
van e-NV200 foi apresentada oficialmente no SalĂ£o do AutomĂ³vel de
Genebra no inĂcio deste mĂªs e começarĂ¡ a ser vendida em junho na Europa.
A Nissan passa a ter assim dois automĂ³veis totalmente elĂ©tricos em
sua linha global de veĂculos – o LEAF, o carro elĂ©trico mais vendido do
mundo, e a e-NV200.


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