Volkswagen Saveiro 2015 é a picape compacta com mais recursos de segurança do Brasil
 
  • Saveiro Cross estreia o novo motor 1.6l MSI de atĂ© 120 cv
  • Saveiro Ă© a primeira picape compacta com controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC), de traĂ§Ă£o (ASR) e freios ABS com funĂ§Ă£o off-road
  • UtilitĂ¡rio passa a contar de sĂ©rie com freios a disco nas quatro rodas
  • Controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automĂ¡tico) estĂ¡ entre os novos opcionais
  • AlĂ©m da versĂ£o Cross, picape passa a utilizar a nomenclatura global de comerciais da marca: Startline e Trendline

Texto e fotos: Volkswagen

A Volkswagen Saveiro chega à linha 2015 para assumir o posto de picape compacta com mais recursos de segurança no mercado nacional. O modelo passa a contar, de série, em todas as suas configurações com um novo sistema de freio, com discos nas quatro rodas.



JĂ¡ a Saveiro Cross, alĂ©m de receber o novo motor 1.6l MSI, passa a contar – tambĂ©m como item de sĂ©rie – com controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC), sistema de freios ABS com funĂ§Ă£o off-road, sistema de assistĂªncia Ă  frenagem (BAS), controle de traĂ§Ă£o (ASR) e assistente para partida em subida (HSA) – itens inĂ©ditos na categoria.
Outra novidade Ă© que a Saveiro 2015 passa a oferecer ao cliente controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automĂ¡tico). Assim como os demais modelos 2015, a Saveiro passa a utilizar a nomenclatura global de comerciais leves da Volkswagen. Agora sĂ£o trĂªs versões: Startline (Cabine Simples e motor 1.6l MSI de atĂ© 104 cv), Trendline (Cabine Simples e Cabine Estendida e motor 1.6l MSI) e Cross (Cabine Estendida e o novo motor 1.6l MSI de atĂ© 120 cv).
A Saveiro recebeu novos equipamentos, tornando mais fĂ¡cil para o consumidor configurar a picape da forma que melhor atende Ă s suas necessidades. Com isso, a Saveiro 2015 conta com 6 opcionais na versĂ£o de entrada, 8 opções no modelo intermediĂ¡rio e dois opcionais na versĂ£o Cross.
A linha 2015 da Saveiro passa a contar, ainda, com quatro novas cores: Prata Lunar, Azul Night, Vermelho Ópera e Laranja Canyon.


Novo motor 1.6l MSI
Produzido em SĂ£o Carlos, no interior de SĂ£o Paulo, o motor EA211 foi desenvolvido segundo critĂ©rios de maior eficiĂªncia energĂ©tica e maior performance. Por isso optou-se pela configuraĂ§Ă£o de quatro cilindros e 16 vĂ¡lvulas (4 vĂ¡lvulas por cilindro).
Com 1.598 cm³ de cilindrada e instalado em posiĂ§Ă£o transversal na Saveiro Cross, o novo motor 1.6l MSI utiliza o sistema de partida a frio que dispensa a utilizaĂ§Ă£o do tanque auxiliar para gasolina.
Com a tecnologia Total Flex, ele Ă© capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustĂ­veis em qualquer proporĂ§Ă£o. Sua potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) Ă  mesma rotaĂ§Ă£o, com gasolina (E22). O torque mĂ¡ximo Ă© de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.
O novo motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumĂ­nio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote do novo motor 1.6l MSI possui comando de admissĂ£o variĂ¡vel e coletor de escape integrado, formando uma peça Ăºnica, com refrigeraĂ§Ă£o lĂ­quida.
Outra soluĂ§Ă£o inovadora adotada no novo motor 1.6l MSI Ă© o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas vĂ¡lvulas termostĂ¡ticas.


Para todos os pĂºblicos
Startline
Nova versĂ£o de entrada, voltada ao trabalho, a Saveiro Startline (oferecida na configuraĂ§Ă£o Cabine simples e com o motor 1.6l MSI de atĂ© 104 cv) sai de fĂ¡brica equipada com antena de teto, preparaĂ§Ă£o para som, travas das portas e vidros com acionamento manual e novo revestimento para os bancos – Tear Youth Preto. Entre os oito opcionais disponĂ­veis, destaque para o novo pacote “Work”, que traz santantĂ´nio com aerofĂ³lio incorporado, grade de proteĂ§Ă£o da janela traseira, iluminaĂ§Ă£o da caçamba, entre outros.

Trendline
VersĂ£o intermediĂ¡ria, a Saveiro Trendline (disponĂ­vel nas configurações Cabine Simples e Cabine Estendida e com o motor 1.6l MSI de atĂ© 104 cv) Ă© voltada para o uso misto, ou seja, um veĂ­culo robusto para o trabalho, mas tambĂ©m com equipamentos valorizados pelos clientes, que utilizam a picape para o lazer, como direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica, vidros com acionamento elĂ©trico e travamento central. A Saveiro Trendline traz tambĂ©m um novo revestimento para os bancos – Tear Snug Cinza.
Um novo opcional para o modelo intermediĂ¡rio Ă© o kit “Active”, que Ă© composto por capas dos retrovisores e maçanetas das portas pintadas na cor da carroceira, sensor de estacionamento, farĂ³is duplos, farĂ³is e lanterna de neblina, iluminaĂ§Ă£o da caçamba, entre outros.

Cross
JĂ¡ a Saveiro Cross, topo de linha, Ă© a versĂ£o que mais traz novidades na linha 2015 da picape. AlĂ©m de receber o novo motor 1.6l MSI de atĂ© 120 cv e uma sĂ©rie de recursos tecnolĂ³gicos, o utilitĂ¡rio com apelo aventureiro (disponĂ­vel sempre com a Cabine Estendida) recebe o rĂ¡dio CD Player Double DIN com sistema Bluetooth e entradas SD-card e USB, volante multifuncional de couro (com controles dos sistemas de som e telefonia) e bolso porta-objetos nas laterais internas dos bancos.
Entre os opcionais da Saveiro Cross, o mĂ³dulo “Interativo” Ă© a novidade. Com esse kit, a picape recebe controlador de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrĂ´mico e sensores de chuva e crepuscular (luminosidade). Outra estreia Ă© o revestimento dos bancos em Native com a cor “Palladium”.


Alta tecnologia para todos os terrenos
Controle de estabilidade (ESC)
A Saveiro Cross 2015 oferece a maior relaĂ§Ă£o de itens tecnolĂ³gicos da categoria, tanto voltados Ă  segurança quanto ao desempenho e facilidade de operaĂ§Ă£o. AlĂ©m de receber de sĂ©rie freios a disco nas quatro rodas, aperfeiçoamento que confere ao veĂ­culo uma maior eficiĂªncia dos sistemas de freios, reduzindo as distĂ¢ncias de parada do veĂ­culo em todas as situações de frenagem, o utilitĂ¡rio traz o sistema de controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC).
A funĂ§Ă£o do ESC Ă© evitar a perda de estabilidade direcional em curvas ou mudanças repentinas de direĂ§Ă£o. Sempre que detecta que o veĂ­culo saiu da trajetĂ³ria determinada pelo volante, o ESC atua no torque do  motor, que Ă© desacelerado, e nos freios, que sĂ£o acionados individualmente (e de forma automĂ¡tica) para trazer o veĂ­culo para a trajetĂ³ria desejada.

ABS off-road
Outra inovaĂ§Ă£o sĂ£o os freios ABS com funĂ§Ă£o off-road, que otimizam o desempenho dos freios em estradas nĂ£o pavimentadas, uma exclusividade (que estreou na Amarok) chega ao segmento das pick-ups compactas. Ativado pelo botĂ£o off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, Ă  frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nestas condições de piso.
AlĂ©m disso, esse sistema ABS conta com o EBD, o EBD distribui eletronicamente a força de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, proporcionando uma Ă³tima distribuiĂ§Ă£o da força de frenagem entre os eixos, garantindo a estabilidade e eficiĂªncia durante a frenagem. A Saveiro estĂ¡ equipada tambĂ©m com o sistema MSR, que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor.
O BAS, uma funĂ§Ă£o adicional do sistema ESC, Ă© outro recurso que estreia no segmento com a Saveiro Cross 2015. Esse sistema atua em frenagens de emergĂªncia. O mĂ³dulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condiĂ§Ă£o de frenagem de emergĂªncia. Neste momento, o sistema aumenta a pressĂ£o no circuito hidrĂ¡ulico e a força de atuaĂ§Ă£o das pinças de freio, buscando a condiĂ§Ă£o ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.
JĂ¡ o Controle de traĂ§Ă£o (ASR) reduz o escorregamento das rodas durante a aceleraĂ§Ă£o ou quando o veĂ­culo começa a destracionar, em curvas acentuadas ou quando as rodas estĂ£o em contato com pisos de atrito diferentes entre si.

Bloqueio do diferencial e assistente em rampas
Em trilhas ou em situaĂ§Ă£o de baixa traĂ§Ă£o em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrĂ´nico do diferencial (EDL) aciona o freio da roda com menor traĂ§Ă£o, transferindo o torque para roda com maior traĂ§Ă£o, proporcionando assim melhor eficiĂªncia Ă  saĂ­da do veĂ­culo.
Além disso, o Assistente para partida em rampa (HSA) é um recurso que garante grande facilidade no dia a dia, especialmente quando a Saveiro Cross estiver carregada. Isso porque esse mecanismo impede que, durante o arranque em aclives acima de 5%, o veículo recue se o condutor soltar o pedal de freio, proporcionando maior conforto e segurança para os ocupantes.
Os freios sĂ£o mantidos acionados automaticamente por cerca de 2 segundos apĂ³s o motorista tirar o pĂ© do pedal de freio. Os freios sĂ£o liberados progressivamente durante a aceleraĂ§Ă£o, permitindo que o motorista possa arrancar com tranquilidade e segurança.