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Volkswagen Saveiro 2015 Ă© a picape
compacta com mais recursos de segurança do
Brasil
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Texto e fotos: Volkswagen
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A Volkswagen Saveiro chega Ă linha 2015
para assumir o posto de picape compacta com mais recursos de segurança no
mercado nacional. O modelo passa a contar, de série, em todas as suas
configurações com um novo sistema de freio, com discos nas quatro rodas.
JĂ¡ a
Saveiro Cross, alĂ©m de receber o novo motor 1.6l MSI, passa a contar – tambĂ©m
como item de sĂ©rie – com controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC), sistema de
freios ABS com funĂ§Ă£o off-road, sistema de assistĂªncia Ă frenagem (BAS),
controle de traĂ§Ă£o (ASR) e assistente para partida em subida (HSA) – itens
inéditos na categoria.
Outra novidade Ă© que a Saveiro 2015 passa a
oferecer ao cliente controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automĂ¡tico).
Assim como os demais modelos 2015, a Saveiro passa a utilizar a nomenclatura
global de comerciais leves da Volkswagen. Agora sĂ£o trĂªs versões: Startline
(Cabine Simples e motor 1.6l MSI de até 104 cv), Trendline (Cabine Simples e
Cabine Estendida e motor 1.6l MSI) e Cross (Cabine Estendida e o novo motor 1.6l
MSI de até 120 cv).
A Saveiro recebeu novos equipamentos,
tornando mais fĂ¡cil para o consumidor configurar a picape da forma que melhor
atende Ă s suas necessidades. Com isso, a Saveiro 2015 conta com 6 opcionais na
versĂ£o de entrada, 8 opções no modelo intermediĂ¡rio e dois opcionais na versĂ£o
Cross.
A linha 2015 da Saveiro passa a contar,
ainda, com quatro novas cores: Prata Lunar, Azul Night, Vermelho Ópera e Laranja
Canyon.
Novo motor 1.6l
MSI
Produzido em SĂ£o Carlos, no interior de SĂ£o
Paulo, o motor EA211 foi desenvolvido segundo critĂ©rios de maior eficiĂªncia
energĂ©tica e maior performance. Por isso optou-se pela configuraĂ§Ă£o de quatro
cilindros e 16 vĂ¡lvulas (4 vĂ¡lvulas por cilindro).
Com 1.598 cm³ de cilindrada e instalado em
posiĂ§Ă£o transversal na Saveiro Cross, o novo motor 1.6l MSI utiliza o sistema de
partida a frio que dispensa a utilizaĂ§Ă£o do tanque auxiliar para
gasolina.
Com a tecnologia Total Flex, ele Ă© capaz de
rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustĂveis em qualquer
proporĂ§Ă£o. Sua potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando
abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) Ă mesma rotaĂ§Ă£o, com gasolina
(E22). O torque mĂ¡ximo Ă© de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos
a 4.000 rpm.
O novo motor 1.6l MSI possui bloco e
cabeçote feitos de alumĂnio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O
cabeçote do novo motor 1.6l MSI possui comando de admissĂ£o variĂ¡vel e coletor de
escape integrado, formando uma peça Ăºnica, com refrigeraĂ§Ă£o
lĂquida.
Outra soluĂ§Ă£o inovadora adotada no novo
motor 1.6l MSI Ă© o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas
diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas vĂ¡lvulas
termostĂ¡ticas.
Para todos os
pĂºblicos
Startline
Nova versĂ£o de entrada, voltada ao
trabalho, a Saveiro Startline (oferecida na configuraĂ§Ă£o Cabine simples e com o
motor 1.6l MSI de atĂ© 104 cv) sai de fĂ¡brica equipada com antena de teto,
preparaĂ§Ă£o para som, travas das portas e vidros com acionamento manual e novo
revestimento para os bancos – Tear Youth Preto. Entre os oito opcionais
disponĂveis, destaque para o novo pacote “Work”, que traz santantĂ´nio com
aerofĂ³lio incorporado, grade de proteĂ§Ă£o da janela traseira, iluminaĂ§Ă£o da
caçamba, entre outros.
Trendline
VersĂ£o intermediĂ¡ria, a Saveiro Trendline
(disponĂvel nas configurações Cabine Simples e Cabine Estendida e com o motor
1.6l MSI de atĂ© 104 cv) Ă© voltada para o uso misto, ou seja, um veĂculo robusto
para o trabalho, mas também com equipamentos valorizados pelos clientes, que
utilizam a picape para o lazer, como direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica, vidros com acionamento
elétrico e travamento central. A Saveiro Trendline traz também um novo
revestimento para os bancos – Tear Snug Cinza.
Um novo opcional para o modelo
intermediĂ¡rio Ă© o kit “Active”, que Ă© composto por capas dos retrovisores e
maçanetas das portas pintadas na cor da carroceira, sensor de estacionamento,
farĂ³is duplos, farĂ³is e lanterna de neblina, iluminaĂ§Ă£o da caçamba, entre
outros.
Cross
JĂ¡ a Saveiro Cross, topo de linha, Ă© a
versĂ£o que mais traz novidades na linha 2015 da picape. AlĂ©m de receber o novo
motor 1.6l MSI de atĂ© 120 cv e uma sĂ©rie de recursos tecnolĂ³gicos, o utilitĂ¡rio
com apelo aventureiro (disponĂvel sempre com a Cabine Estendida) recebe o rĂ¡dio
CD Player Double DIN com sistema Bluetooth e entradas SD-card e USB, volante
multifuncional de couro (com controles dos sistemas de som e telefonia) e bolso
porta-objetos nas laterais internas dos bancos.
Entre os opcionais da Saveiro Cross, o
mĂ³dulo “Interativo” Ă© a novidade. Com esse kit, a picape recebe controlador de
velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrĂ´mico e sensores de chuva e
crepuscular (luminosidade). Outra estreia Ă© o revestimento dos bancos em Native
com a cor “Palladium”.
Alta tecnologia para todos os
terrenos
Controle de estabilidade
(ESC)
A Saveiro Cross 2015 oferece a maior
relaĂ§Ă£o de itens tecnolĂ³gicos da categoria, tanto voltados Ă segurança quanto ao
desempenho e facilidade de operaĂ§Ă£o. AlĂ©m de receber de sĂ©rie freios a disco nas
quatro rodas, aperfeiçoamento que confere ao veĂculo uma maior eficiĂªncia dos
sistemas de freios, reduzindo as distĂ¢ncias de parada do veĂculo em todas as
situações de frenagem, o utilitĂ¡rio traz o sistema de controle eletrĂ´nico de
estabilidade (ESC).
A funĂ§Ă£o do ESC Ă© evitar a perda de
estabilidade direcional em curvas ou mudanças repentinas de direĂ§Ă£o. Sempre que
detecta que o veĂculo saiu da trajetĂ³ria determinada pelo volante, o ESC atua no
torque do motor, que Ă© desacelerado, e nos freios, que sĂ£o acionados
individualmente (e de forma automĂ¡tica) para trazer o veĂculo para a trajetĂ³ria
desejada.
ABS
off-road
Outra inovaĂ§Ă£o sĂ£o os freios ABS com funĂ§Ă£o
off-road, que otimizam o desempenho dos freios em estradas nĂ£o pavimentadas, uma
exclusividade (que estreou na Amarok) chega ao segmento das pick-ups compactas.
Ativado pelo botĂ£o off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC
provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material
do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nestas
condições de piso.
Além disso, esse sistema ABS conta com o
EBD, o EBD distribui eletronicamente a força de frenagem entre os eixos traseiro
e dianteiro, proporcionando uma Ă³tima distribuiĂ§Ă£o da força de frenagem entre os
eixos, garantindo a estabilidade e eficiĂªncia durante a frenagem. A Saveiro estĂ¡
equipada também com o sistema MSR, que evita o escorregamento das rodas em pisos
de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor.
O BAS, uma funĂ§Ă£o adicional do sistema ESC,
Ă© outro recurso que estreia no segmento com a Saveiro Cross 2015. Esse sistema
atua em frenagens de emergĂªncia. O mĂ³dulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da
velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma
condiĂ§Ă£o de frenagem de emergĂªncia. Neste momento, o sistema aumenta a pressĂ£o
no circuito hidrĂ¡ulico e a força de atuaĂ§Ă£o das pinças de freio, buscando a
condiĂ§Ă£o ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de
frenagem.
JĂ¡ o Controle de traĂ§Ă£o (ASR) reduz o
escorregamento das rodas durante a aceleraĂ§Ă£o ou quando o veĂculo começa a
destracionar, em curvas acentuadas ou quando as rodas estĂ£o em contato com pisos
de atrito diferentes entre si.
Bloqueio do diferencial e
assistente em rampas
Em trilhas ou em situaĂ§Ă£o de baixa traĂ§Ă£o
em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrĂ´nico do diferencial (EDL) aciona o
freio da roda com menor traĂ§Ă£o, transferindo o torque para roda com maior
traĂ§Ă£o, proporcionando assim melhor eficiĂªncia Ă saĂda do
veĂculo.
Além disso, o Assistente para partida em
rampa (HSA) Ă© um recurso que garante grande facilidade no dia a dia,
especialmente quando a Saveiro Cross estiver carregada. Isso porque esse
mecanismo impede que, durante o arranque em aclives acima de 5%, o veĂculo recue
se o condutor soltar o pedal de freio, proporcionando maior conforto e segurança
para os ocupantes.
Os freios sĂ£o mantidos acionados
automaticamente por cerca de 2 segundos apĂ³s o motorista tirar o pĂ© do pedal de
freio. Os freios sĂ£o liberados progressivamente durante a aceleraĂ§Ă£o, permitindo
que o motorista possa arrancar com tranquilidade e segurança.
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