ZF lidera fornecimento de transmissões automĂ¡ticas para Ă´nibus que operam nos principais corredores do Rio de Janeiro

  • A ZF possui 88% do market share de transmissões automĂ¡ticas para Ă´nibus na capital fluminense. No Corredor TransOeste, a ZF Ă© lĂ­der no fornecimento para as frotistas que operam no trecho;
  • A empresa provedora de soluções tecnolĂ³gicas novamente serĂ¡ a marca preferida das frotas que operarĂ£o o Corredor TransCarioca, cuja inauguraĂ§Ă£o estĂ¡ prevista para 1º de maio e ligarĂ¡, em seus 39 quilĂ´metros, a Barra da Tijuca Ă  Ilha do Governador;

Texto e fotos: ZF

A ZF mantĂ©m-se como uma das principais escolhas de frotistas de Ă´nibus que operam nos corredores BRT (Bus Rapid Transit) na cidade do Rio de Janeiro, e detĂ©m 88% do market share de transmissões automĂ¡ticas no municĂ­pio. Atualmente, 250 veĂ­culos rodam na capital fluminense e em NiterĂ³i equipados com as transmissões automĂ¡ticas ZF. Corredores BRT importantes, como o TransOeste, operam com Ă´nibus 98% equipados com ZF. E, em breve, os novos Ă´nibus que circularĂ£o no Corredor TransCarioca tambĂ©m terĂ£o soluções ZF – a inauguraĂ§Ă£o deste novo BRT  estĂ¡ marcada para o dia 1º de maio.
“Hoje, a ZF estĂ¡ presente em diversas aplicações no Rio, seja BRS (Bus Rapid Service) ou BRT. A marca ZF Ă© a preferida nos corredores TransOeste, Intersul (Centro) e TranslitorĂ¢nea (NiterĂ³i). E, em breve, estaremos presentes tambĂ©m no corredor TransCarioca, complementando o fornecimento de nossas soluções ao Rio de Janeiro Ă  aproximadamente 20 empresas, como Jabour, PĂ©gaso, Redentor, Litoral, Real, Algarve, SĂ£o Silvestre, Vila Isabel, IngĂ¡ e Pendotiba. Nossas transmissões sĂ£o aplicadas em veĂ­culos da Mercedes-Benz, Volvo, MAN Latin America e Scania”, diz Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de NegĂ³cios de Sistemas de TransmissĂ£o da ZF.


“Atualmente, detemos 88% do market share de transmissões automĂ¡ticas para Ă´nibus no Rio de Janeiro. E este cenĂ¡rio pode se alterar, com um share ainda maior, devido Ă  entrada de novos corredores”, diz Marreco, referindo-se Ă  TransCarioca, BRT que vai cortar bairros importantes do subĂºrbio carioca, desde a Barra da Tijuca atĂ© o aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Este serĂ¡ o primeiro corredor de alta capacidade a cortar transversalmente a cidade, e cerca de 450 mil passageiros serĂ£o beneficiados diariamente com veĂ­culos equipados com ar-condicionado e capazes de transportar atĂ© 180 passageiros.
“JĂ¡ estamos no Rio de Janeiro hĂ¡ muitos anos, quando começamos com o fornecimento de transmissões mecĂ¢nicas atĂ© chegar aos dias de hoje, com as automĂ¡ticas reinando. Para TransOeste e TransCarioca, ou atĂ© mesmo para os BRTs TransBrasil e TransOlĂ­mpica, ambos em fase de planejamento, as transmissões automĂ¡ticas mais avançadas do mundo, como a ZF-Ecolife, trarĂ£o os melhores benefĂ­cios para os operadores, passageiros e populaĂ§Ă£o do Rio de Janeiro”, explica o executivo.


A transmissĂ£o automĂ¡tica ZF-Ecolife jĂ¡ estĂ¡ presente no TransOeste, e futuramente no corredor TransCarioca, e reĂºne diversos atributos da tecnologia de ponta que a ZF aplica globalmente em seus produtos. Entre os benefĂ­cios, destacam-se: baixo consumo de combustĂ­vel (possĂ­vel por conta das seis marchas); aumento de produtividade da operaĂ§Ă£o (sem trocar de marcha, o motorista Ă© capaz de dirigir mais descansado e com mais atenĂ§Ă£o ao trĂ¢nsito); e menos impacto ao meio ambiente (itens como o retardador primĂ¡rio evitam que freios sejam utilizados e, consequentemente, que quantidades menores de pĂ³ de freio sejam expelidas).
O software TopoDyn Life Ă© responsĂ¡vel pela troca de marchas  e  reconhece a topografia e o peso transportado pelo veĂ­culo. A escolha Ă© feita pela “inteligĂªncia artificial” do programa, que calcula rapidamente qual Ă© a marcha necessĂ¡ria.
Outro destaque das transmissões Ă© o retardador hidrĂ¡ulico primĂ¡rio, que freia o veĂ­culo atĂ© uma velocidade de 6 km/h sem a utilizaĂ§Ă£o dos freios. Um sistema que se mostra ideal para as aplicações urbanas, onde os deslocamentos lentos sĂ£o comuns por conta do forte trĂ¡fego.