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Novo Scirocco serĂ¡ apresentado no
SalĂ£o de Genebra
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Texto e fotos: Volkswagen
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HĂ¡ precisamente 40
anos, em 1974, o Scirocco de primeira geraĂ§Ă£o estreou no SalĂ£o Internacional de
Genebra. Desde entĂ£o, este cupĂª esportivo tem enriquecido a experiĂªncia de vida
de todos aqueles motoristas que apreciam um desempenho dinĂ¢mico num carro
esportivo acessĂvel, Ă¡gil e com estilo confiante. Mais uma vez em Genebra (de 4 a 16 de março de 2014), a Volkswagen apresenta pela primeira vez a Ăºltima geraĂ§Ă£o deste Ăcone, que jĂ¡ vendeu mais de um milhĂ£o de unidades. O Scirocco foi aprimoradoainda mais, tanto tĂ©cnica como visualmente, e seus motores sĂ£o um exemplo: os seis motores turbos com injeĂ§Ă£o direta de combustĂvel pertencem Ă Ăºltima geraĂ§Ă£o da famĂlia de motores quatro cilindros da Volkswagen e se enquadram todos nas normas de emissões EU 6, alĂ©m de serem atĂ© 19% mais econĂ´micos. Adicionalmente, todos os Sciroccos com potĂªncia atĂ© 162 kW / 220 cv possuem sistema Stop/Start de sĂ©rie, assim como modo de regeneraĂ§Ă£o da bateria. Na Europa, o desempenho dos quatro motores TSI (a gasolina) e dois TDI (diesel) vai de 92 kW / 125 cv a 206 kW / 280 cv. Apesar do reduzido consumo de combustĂvel, todos eles apresentam maior potĂªncia: os maiores saltos ocorreram com o novo Scirocco 2.0 TSI, agora com 132 kW / 180 cv (anteriormente 1.4 TSI com 118 kW / 160 cv) e o Scirocco R de 206 KW / 280 cv (anteriormente 195 kW / 265 cv).
Exterior mais agressivo, interior mais equipado
As caracterĂsticas externas do Scirocco 2014 incluem seções dianteira e
traseira redesenhadas, com novos farĂ³is halĂ³genos ou bixenĂ´nio e lanternas
traseiras em LEDs. O logotipo VW traseiro, agora escamoteĂ¡vel, foi projetado
para funcionar como maçaneta para abertura do porta-malas. O interior também é
equipado de série com bancos esportivos e volante esportivo de couro. O carro
esporte apresenta tambĂ©m novos materiais e cores. Novos itens tecnolĂ³gicos
incluem o sistema de som Dynaudio Excite, desenvolvido especialmente para o
Scirocco, e assistente de manobra de estacionamento ParkAssist. Outras novidades
a bordo sĂ£o os instrumentos auxiliares (pressĂ£o do turbo, cronĂ´metro,
temperatura do Ă³leo do motor), que homenageiam o Scirocco original.
Scirocco serĂ¡ lançado no mercado europeu em agosto
A Volkswagen produz a nova versĂ£o do Scirocco em Portugal, prĂ³ximo a Lisboa.
O carro esportivo serĂ¡ lançado inicialmente na Europa, a partir da metade de
agosto. Logo em seguida, chegarĂ¡ a outros mercados de alto volume, como China,
Argentina, Turquia, AustrĂ¡lia, RĂºssia e CorĂ©ia do Sul.
Exterior do Scirocco
DinĂ¢mica do design
O design cria a base para o pacote esportivo que caracteriza o Scirocco. Com
sua silhueta inconfundĂvel, traseira caracterĂstica, frente marcante e
proporções atraentes, o cupĂª demonstra tambĂ©m visualmente oferecer alto grau de
agilidade e, consequentemente, diversĂ£o ao dirigir. Como a primeira geraĂ§Ă£o do
Scirocco, a terceira sĂ©rie do esportivo tambĂ©m Ă© considerada um Ăcone
estilĂstico. RazĂ£o suficiente para afinar cuidadosamente o design do Scirocco
para reforçar ainda mais sua personalidade - apesar dele poder ser reconhecido Ă
primeira vista como "novo".
Nova dianteira
Linhas traçadas com precisĂ£o, uma assinatura luminosa totalmente nova nos
farĂ³is e "lĂ¢minas" aerodinĂ¢micas (estreitos elementos aerodinĂ¢micos no estilo do
Golf GTI) nas laterais do para-choques se juntam para criar um novo visual
dianteiro para o carro. O novo Scirocco também parece ter uma carroceria com
contornos mais definidos e mais larga, graças Ă s superfĂcies dos para-choques
pintados na cor da carroceria, em lugar de mantidos pretos. As estreitas
"lĂ¢minas” e uma moldura preta superior no para-choques criam um marcante
contraste para uma pintura clara.A grande entrada de ar para arrefecimento na Ă¡rea inferior da seĂ§Ă£o dianteira e a entrada de ar superior foram mantidas pretas. Juntamente com o XL1 e o Beetle (novo Fusca), o Scirocco estĂ¡ entre os Ăºnicos modelos da Volkswagen em que o logotipo VW fica no capĂ´. Para proteger melhor a dianteira contra danos ao estacionar, o sistema ParkPilot agora Ă© oferecido tambĂ©m para o para-choques dianteiro.
Novos farĂ³is
O design marcante dos farĂ³is Ă© uma caracterĂstica tĂpica de todos os modelos
Volkswagen. Esta impressĂ£o digital luminosa Ă© especialmente interessante no novo
Scirocco quando equipado com os novos farĂ³is bi-xenĂ´nio. Os engenheiros e
designers integraram uma fina linha de contorno convexa sob o mĂ³dulo de xenĂ´nio
que lembra uma pestana e funciona como iluminaĂ§Ă£o de uso diurno. Na versĂ£o
standard, os piscas estĂ£o posicionados separadamente nas regiões mais extremas
do para-choques, com os farĂ³is de neblina e as luzes de uso diurno. Eles sĂ£o
separados visualmente pelas "lĂ¢minas". Juntamente com o friso na cor da
carroceria da entrada de ar para refrigeraĂ§Ă£o inferior, o resultado Ă© o reforço
na impressĂ£o de largura do carro. O novo design tambĂ©m faz com que o Scirocco
pareça mais assentado na estrada.
Nova traseira
O DNA de design da marca define que a largura do veĂculo nas Ă¡reas frontal e
posterior sejam acentuadas com a utilizaĂ§Ă£o de elementos de design horizontais.
O novo Scirocco reforça ainda mais este efeito, ao usar lanternas traseiras em
LEDs completamente redesenhadas, além de uma nova tampa para o porta-malas. As
lanternas traseiras trapezoidais estendidas para o centro do veĂculo, com seus
contornos luminosos em forma de C, se prolongam agora ainda mais para dentro da
tampa do porta-malas que, por sua vez, estĂ¡ equipada com uma borda refletora de
luz sob a janela.Um novo difusor preto se junta a este design forte e preciso, fazendo o para-choque parecer mais baixo e dando ao carro, como um todo, proporções mais achatadas. Um ponto prĂ¡tico: como dito acima, o escudo da VW se desloca para o alto quando pressionado em seu centro, funcionando assim como uma maçaneta - protegida da poeira - para abrir a tampa do capĂ´. A iluminaĂ§Ă£o da placa tambĂ©m conta com tecnologia LED de sĂ©rie.
Novas rodas e cores
Com novos designs, as rodas de liga leve de 17 (Shanghai) e 18 polegadas
(Lisbon e Salvador) chamam a atenĂ§Ă£o. O Scirocco Ă© equipado de sĂ©rie com aros de
liga leve "Long Beach", com 17 polegadas. Uma novidade a mais: opcionalmente, o
cupĂª pode receber as legendĂ¡rias rodas "Talladega" com 18 ou 19 polegadas,
anteriormente exclusivas do Scirocco R. Além disso, cinco das 13 cores
oferecidas para o carro sĂ£o novas: trĂªs cores sĂ³lidas - "Pure White", "Flash
Red" e “Urano Grey" - e as metĂ¡licas "Ultra Violet" e “Pyramid Gold".
O exterior do Scirocco R
Elementos de design e estofamento tradicionalmente exclusivos caracterizam o
modelo de topo da sĂ©rie, o Scirocco R. O mesmo Ă© vĂ¡lido quanto ao design da
dianteira e traseira, com visual ligado ao automobilismo esportivo e Ă s rodas.
Na dianteira, em especial, as trĂªs grandes entradas de ar em preto fosco, os
farĂ³is bi-xenĂ´nio de sĂ©rie, as luzes de circulaĂ§Ă£o diurna e as lanternas
indicadoras de direĂ§Ă£o em LEDs chamam a atenĂ§Ă£o.Nas laterais, o conjunto inclui as carenagens dos espelhos em cromo fosco, as extensões das saias laterais em estilo "R" e as pinças de freios pintadas de preto com o logotipo "R". Na traseira, as ponteiras cromadas, Ă esquerda e Ă direita, e o grande defletor aerodinĂ¢mico na borda do teto tambĂ©m se incluem na tradiĂ§Ă£o da linha "R". As novas e grandes saĂdas de ar no para-choque tambĂ©m merecem ser mencionadas. As rodas de 18 polegadas de sĂ©rie especiais do Scirocco R tambĂ©m foram redesenhadas. Com a designaĂ§Ă£o "Cadiz", as rodas de liga leve tambĂ©m sĂ£o oferecidas com 19 polegadas de diĂ¢metro.
Interior do Scirocco
Instrumentos auxiliares homenageiam o Scirocco original
O novo Scirocco tambĂ©m evoluiu em diversas Ă¡reas internas. Um destaque Ă© o
aperfeiçoamento por que passou o acabamento do painel no lado do passageiro, que
dinamiza o componente com uma marcante borda horizontal. Os painéis das
entradas de ar e o painel central ao redor do sistema de navegaĂ§Ă£o, com
aparĂªncia de alumĂnio, agora sĂ£o montados diretamente no painel de instrumentos,
reforçando a qualidade superior do acabamento interno. Da mesma forma que
modelos como o Golf GTI, o Scirocco agora também é equipado com um novo conjunto
de instrumentos com visual tubular. Os instrumentos apresentam novo grafismo e
tĂªm molduras com aparĂªncia de alumĂnio. O design do volante tambĂ©m deriva do
Golf GTI. AlĂ©m disso, os trĂªs instrumentos auxiliares integrados na parte acima
do console central sĂ£o equipamento de sĂ©rie: indicador da pressĂ£o do turbo,
cronĂ´metro e termĂ´metro do Ă³leo do motor. Eles sĂ£o uma homenagem ao primeiro
Scirocco, onde, dependendo da versĂ£o de equipamento, dois instrumentos
auxiliares eram instalados na parte baixa do console central. NĂ£o Ă© preciso
dizer que o novo Scirocco também vem de série com equipamentos como
ar-condicionado, assistente de partida em subidas Hill Hold, vidros elétricos e
bancos esportivos.
Acabamento esportivo, materiais e cores
PrĂ³ximo Ă alavanca do freio de estacionamento hĂ¡ um compartimento
porta-objetos que pode ser fechado por uma persiana deslizante. O novo
acabamento do painel central - "checkered black" (xadrez negro) - cria
intencionalmente uma ligaĂ§Ă£o com o universo do Golf GTI. E por Ăºltimo, mas nĂ£o
menos importante: os bancos foram reprojetados e usam novos materiais. As
novidades incluem os padrões "Matthew" (com design tipo tartan e superfĂcies em
preto titĂ¢nio), assim como o Alcantara "Greg", oferecido nas tonalidades
"Ceramique", "Deep Mocca" e "Titanium Black" e o couro "Vienna", nas cores
"Ceramique", "Sioux" e preto carbono. TambĂ©m Ă© nova a forraĂ§Ă£o mais clara na cor
"Ceramique" para a parte inferior do painel, painéis das portas e console
central, oferecida como opĂ§Ă£o ao preto.
O interior do Scirocco R
Da mesma forma que a parte externa, o interior do Scirocco R Ă© marcado pela
intervenĂ§Ă£o da Volkswagen R GmbH. Os itens especiais incluem as capas de
assentos "Race", com o logo "R" e costuras decorativas em cinza cristal, o forro
do teto preto, insertos decorativos em "Carbon Race", apliques brilhantes em
Preto Piano (painel do rĂ¡dio, volante esportivo multifuncional e maçanetas das
portas) e pedais em aço inoxidĂ¡vel. Os ponteiros exclusivos "R" dos instrumentos
sĂ£o tradicionalmente azuis e as soleiras das portas em alumĂnio sĂ£o
complementadas pelo logotipo "R".
Os motores do Scirocco
AtĂ© 19% mais eficiĂªncia em consumo
O Scirocco 2014 conta com a tecnologia Volkswagen no estado da arte para
motores com quatro cilindros. Todas as unidades novas ou aperfeiçoadas dos
motores turbo com injeĂ§Ă£o direta cumprem o rigoroso padrĂ£o de emissões EU6, alĂ©m
de serem atĂ© 19% mais econĂ´micos. Apesar do reduzido consumo de combustĂvel,
todos os motores apresentam maior potĂªncia. AlĂ©m disso, todos os Sciroccos com
potĂªncia atĂ© 162 kW / 220 cv possuem sistema Stop/Start, assim como modo de
regeneraĂ§Ă£o da bateria. Com exceĂ§Ă£o do motor de entrada (1.4 TSI), todas as
versões do Scirocco podem contar com o cĂ¢mbio de dupla embreagem DSG
opcional.
Motores a gasolina com potĂªncias entre 125 cv e 280 cv
A amplitude de desempenho dos quatro motores TSI (turbo com injeĂ§Ă£o direta de
combustĂvel) começa em 92 kW / 125 cv, passando por 132 kW / 180 cv e 162 kW /
220 cv até o novo e excepcional motor com 206 kW / 280 cv do Scirocco R. O 1.4
TSI com 125 cv estĂ¡ sendo usado pela Volkswagen pela primeira vez - motor de
entrada do Scirocco consome um litro de gasolina menos a cada 100 quilĂ´metros
que seu antecessor.O 2.0 TSI com 180 cv tambĂ©m Ă© novidade na linha do cupĂª, sucedendo na Europa o 1.4 TSI de 118 kW / 160 cv. Apesar de o novo motor desenvolver 20 cv a mais, ele Ă© 0,6 litros por 100 quilĂ´metros mais econĂ´mico que a versĂ£o 160 cv. O 2.0 TSI adaptado do Golf GTI, com 220 cv, tambĂ©m Ă© novidade e permitiu uma reduĂ§Ă£o de consumo de 1,4 litro por 100 quilĂ´metros rodados - 19% - comparado a seu antecessor.
Motores diesel de 150 cv a 184 cv
Os dois Sciroccos TDI atingem agora 110 kW / 150 cv e 135 kW / 184 cv. Ambos
os motores sĂ£o extremamente econĂ´micos, consumindo 24,4 km/l ou 4,1 l/100 km
(150 cv) ou 4,3 l/100 km / 23,2 km/l (184 cv). A reduĂ§Ă£o no consumo nos dois
novos modelos diesel, em relaĂ§Ă£o aos motores anteriores, menos potentes, Ă© de
0,8 litro por 100 quilĂ´metros. |
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