Novo Scirocco serĂ¡ apresentado no SalĂ£o de Genebra
 
  • Nova gama de motores (125 cv a 280 cv), com maior potĂªncia, mas atĂ© 19% mais econĂ´micos. AdequaĂ§Ă£o Ă  norma EU 6 de sĂ©rie
  • Com o motor 2.0 TSI (180 cv e 220 cv), o novo Scirocco consome apenas seis litros por 100 quilĂ´metros rodados (16,66 km/l)
  • Com o motor de entrada 1.4 TSI (125 cv), o Scirocco consome apenas 5,4 l/100 km (18,5 km/l)
  • Com o motor diesel mais econĂ´mico, o novo Scirocco 2.0 TDI (150 cv) consome apenas 4,1 l/100 km (24,39 km/l)
  • A nova geraĂ§Ă£o do Scirocco (125 a 220 cv) e o Scirocco R (280 cv) sĂ£o lançados simultaneamente
  • Dianteira e traseira com novo estilo incluindo novos farĂ³is halĂ³genos ou bixenĂ´nio, lanternas traseiras em LED e logo Volkswagen escamoteĂ¡vel na maçaneta da tampa do porta-malas
  • Interior modificado com instrumentos auxiliares homenageando o Scirocco original
  • Novos itens tecnolĂ³gicos incluem o sistema de som Dynaudio Excite e assistente de manobra de estacionamento
  • Novas cores, materiais e novas opções de rodas de liga leve (com 17, 18 e 19 polegadas)
  • Lançamento no mercado europeu a partir de agosto de 2014

Texto e fotos: Volkswagen
 
HĂ¡ precisamente 40 anos, em 1974, o Scirocco de primeira geraĂ§Ă£o estreou no SalĂ£o Internacional de Genebra.  Desde entĂ£o, este cupĂª esportivo tem enriquecido a experiĂªncia de vida de todos aqueles motoristas que apreciam um desempenho dinĂ¢mico num carro esportivo acessĂ­vel, Ă¡gil e com estilo confiante.
Mais uma vez em Genebra (de 4 a 16 de março de 2014), a Volkswagen apresenta pela primeira vez a Ăºltima geraĂ§Ă£o deste Ă­cone, que jĂ¡ vendeu mais de um milhĂ£o de unidades. O Scirocco foi aprimoradoainda mais, tanto tĂ©cnica como visualmente, e seus motores sĂ£o um exemplo: os seis motores turbos com injeĂ§Ă£o direta de combustĂ­vel pertencem Ă  Ăºltima geraĂ§Ă£o da famĂ­lia de motores quatro cilindros da Volkswagen e se enquadram todos nas normas de emissões EU 6, alĂ©m de serem atĂ© 19% mais econĂ´micos. Adicionalmente, todos os Sciroccos com potĂªncia atĂ© 162 kW / 220 cv possuem sistema Stop/Start de sĂ©rie, assim como modo de regeneraĂ§Ă£o da bateria. Na Europa, o desempenho dos quatro motores TSI (a gasolina) e dois TDI (diesel) vai de 92 kW / 125 cv a 206 kW / 280 cv. Apesar do reduzido consumo de combustĂ­vel, todos eles apresentam maior potĂªncia: os maiores saltos ocorreram com o novo Scirocco 2.0 TSI, agora com 132 kW / 180 cv (anteriormente 1.4 TSI com 118 kW / 160 cv) e o Scirocco R de 206 KW / 280 cv (anteriormente 195 kW / 265 cv).

Exterior mais agressivo, interior mais equipado
As caracterĂ­sticas externas do Scirocco 2014 incluem seções dianteira e traseira redesenhadas, com novos farĂ³is halĂ³genos ou bixenĂ´nio e lanternas traseiras em LEDs. O logotipo VW traseiro, agora escamoteĂ¡vel, foi projetado para funcionar como maçaneta para abertura do porta-malas. O interior tambĂ©m Ă© equipado de sĂ©rie com bancos esportivos e volante esportivo de couro. O carro esporte apresenta tambĂ©m novos materiais e cores. Novos itens tecnolĂ³gicos incluem o sistema de som Dynaudio Excite, desenvolvido especialmente para o Scirocco, e assistente de manobra de estacionamento ParkAssist. Outras novidades a bordo sĂ£o os instrumentos auxiliares (pressĂ£o do turbo, cronĂ´metro, temperatura do Ă³leo do motor), que homenageiam o Scirocco original.

Scirocco serĂ¡ lançado no mercado europeu em agosto
A Volkswagen produz a nova versĂ£o do Scirocco em Portugal, prĂ³ximo a Lisboa. O carro esportivo serĂ¡ lançado inicialmente na Europa, a partir da metade de agosto. Logo em seguida, chegarĂ¡ a outros mercados de alto volume, como China, Argentina, Turquia, AustrĂ¡lia, RĂºssia e CorĂ©ia do Sul.


Exterior do Scirocco
DinĂ¢mica do design
O design cria a base para o pacote esportivo que caracteriza o Scirocco. Com sua silhueta inconfundĂ­vel, traseira caracterĂ­stica, frente marcante e proporções atraentes, o cupĂª demonstra tambĂ©m visualmente oferecer alto grau de agilidade e, consequentemente, diversĂ£o ao dirigir. Como a primeira geraĂ§Ă£o do Scirocco, a terceira sĂ©rie do esportivo tambĂ©m Ă© considerada um Ă­cone estilĂ­stico. RazĂ£o suficiente para afinar cuidadosamente o design do Scirocco para reforçar ainda mais sua personalidade - apesar dele poder ser reconhecido Ă  primeira vista como "novo".

Nova dianteira
Linhas traçadas com precisĂ£o, uma assinatura luminosa totalmente nova nos farĂ³is e "lĂ¢minas" aerodinĂ¢micas (estreitos elementos aerodinĂ¢micos no estilo do Golf GTI) nas laterais do para-choques se juntam para criar um novo visual dianteiro para o carro. O novo Scirocco tambĂ©m parece ter uma carroceria com contornos mais definidos e mais larga, graças Ă s superfĂ­cies dos para-choques pintados na cor da carroceria, em lugar de mantidos pretos.  As estreitas "lĂ¢minas” e uma moldura preta superior no para-choques criam um marcante contraste para uma pintura clara.
A grande entrada de ar para arrefecimento na Ă¡rea inferior da seĂ§Ă£o dianteira e a entrada de ar superior foram mantidas pretas. Juntamente com o XL1 e o Beetle (novo Fusca), o Scirocco estĂ¡ entre os Ăºnicos modelos da Volkswagen em que o logotipo VW fica no capĂ´. Para proteger melhor a dianteira contra danos ao estacionar, o sistema ParkPilot agora Ă© oferecido tambĂ©m para o para-choques dianteiro.

Novos farĂ³is
O design marcante dos farĂ³is Ă© uma caracterĂ­stica tĂ­pica de todos os modelos Volkswagen. Esta impressĂ£o digital luminosa Ă© especialmente interessante no novo Scirocco quando equipado com os novos farĂ³is bi-xenĂ´nio. Os engenheiros e designers integraram uma fina linha de contorno convexa sob o mĂ³dulo de xenĂ´nio que lembra uma pestana e funciona como iluminaĂ§Ă£o de uso diurno. Na versĂ£o standard, os piscas estĂ£o posicionados separadamente nas regiões mais extremas do para-choques, com os farĂ³is de neblina e as luzes de uso diurno. Eles sĂ£o separados visualmente pelas "lĂ¢minas". Juntamente com o friso na cor da carroceria da entrada de ar para refrigeraĂ§Ă£o inferior, o resultado Ă© o reforço na impressĂ£o de largura do carro. O novo design tambĂ©m faz com que o Scirocco pareça mais assentado na estrada.


Nova traseira
O DNA de design da marca define que a largura do veĂ­culo nas Ă¡reas frontal e posterior sejam acentuadas com a utilizaĂ§Ă£o de elementos de design horizontais. O novo Scirocco reforça ainda mais este efeito, ao usar lanternas traseiras em LEDs completamente redesenhadas, alĂ©m de uma nova tampa para o porta-malas. As lanternas traseiras trapezoidais estendidas para o centro do veĂ­culo, com seus contornos luminosos em forma de C, se prolongam agora ainda mais para dentro da tampa do porta-malas que, por sua vez, estĂ¡ equipada com uma borda refletora de luz sob a janela.
Um novo difusor preto se junta a este design forte e preciso, fazendo o para-choque parecer mais baixo e dando ao carro, como um todo, proporções mais achatadas. Um ponto prĂ¡tico: como dito acima, o escudo da VW se desloca para o alto quando pressionado em seu centro, funcionando assim como uma maçaneta - protegida da poeira - para abrir a tampa do capĂ´. A iluminaĂ§Ă£o da placa tambĂ©m conta com tecnologia LED de sĂ©rie.

Novas rodas e cores
Com novos designs, as rodas de liga leve de 17 (Shanghai) e 18 polegadas (Lisbon e Salvador) chamam a atenĂ§Ă£o. O Scirocco Ă© equipado de sĂ©rie com aros de liga leve "Long Beach", com 17 polegadas. Uma novidade a mais: opcionalmente, o cupĂª pode receber as legendĂ¡rias rodas "Talladega" com 18 ou 19 polegadas, anteriormente exclusivas do Scirocco R. AlĂ©m disso, cinco das 13 cores oferecidas para o carro sĂ£o novas: trĂªs cores sĂ³lidas - "Pure White", "Flash Red" e “Urano Grey" - e as metĂ¡licas "Ultra Violet" e “Pyramid Gold".


O exterior do Scirocco R
Elementos de design e estofamento tradicionalmente exclusivos caracterizam o modelo de topo da sĂ©rie, o Scirocco R. O mesmo Ă© vĂ¡lido quanto ao design da dianteira e traseira, com visual ligado ao automobilismo esportivo e Ă s rodas.   Na dianteira, em especial, as trĂªs grandes entradas de ar em preto fosco, os farĂ³is bi-xenĂ´nio de sĂ©rie, as luzes de circulaĂ§Ă£o diurna e as lanternas indicadoras de direĂ§Ă£o em LEDs chamam a atenĂ§Ă£o.
Nas laterais, o conjunto inclui as carenagens dos espelhos em cromo fosco, as extensões das saias laterais em estilo "R" e as pinças de freios pintadas de preto com o logotipo "R".  Na traseira, as ponteiras cromadas, Ă  esquerda e Ă  direita, e o grande defletor aerodinĂ¢mico na borda do teto tambĂ©m se incluem na tradiĂ§Ă£o da linha "R". As novas e grandes saĂ­das de ar no para-choque tambĂ©m merecem ser mencionadas.  As rodas de 18 polegadas de sĂ©rie especiais do Scirocco R tambĂ©m foram redesenhadas.  Com a designaĂ§Ă£o "Cadiz", as rodas de liga leve tambĂ©m sĂ£o oferecidas com 19 polegadas de diĂ¢metro.


Interior do Scirocco
Instrumentos auxiliares homenageiam o Scirocco original
O novo Scirocco tambĂ©m evoluiu em diversas Ă¡reas internas. Um destaque Ă© o aperfeiçoamento por que passou o acabamento do painel no lado do passageiro, que dinamiza o componente com uma marcante borda horizontal.  Os painĂ©is das entradas de ar e o painel central ao redor do sistema de navegaĂ§Ă£o, com aparĂªncia de alumĂ­nio, agora sĂ£o montados diretamente no painel de instrumentos, reforçando a qualidade superior do acabamento interno. Da mesma forma que modelos como o Golf GTI, o Scirocco agora tambĂ©m Ă© equipado com um novo conjunto de instrumentos com visual tubular. Os instrumentos apresentam novo grafismo e tĂªm molduras com aparĂªncia de alumĂ­nio. O design do volante tambĂ©m deriva do Golf GTI. AlĂ©m disso, os trĂªs instrumentos auxiliares integrados na parte acima do console central sĂ£o equipamento de sĂ©rie: indicador da pressĂ£o do turbo, cronĂ´metro e termĂ´metro do Ă³leo do motor. Eles sĂ£o uma homenagem ao primeiro Scirocco, onde, dependendo da versĂ£o de equipamento, dois instrumentos auxiliares eram instalados na parte baixa do console central. NĂ£o Ă© preciso dizer que o novo Scirocco tambĂ©m vem de sĂ©rie com equipamentos como ar-condicionado, assistente de partida em subidas Hill Hold, vidros elĂ©tricos e bancos esportivos.

Acabamento esportivo, materiais e cores
PrĂ³ximo Ă  alavanca do freio de estacionamento hĂ¡ um compartimento porta-objetos que pode ser fechado por uma persiana deslizante. O novo acabamento do painel central - "checkered black" (xadrez negro) - cria intencionalmente uma ligaĂ§Ă£o com o universo do Golf GTI. E por Ăºltimo, mas nĂ£o menos importante: os bancos foram reprojetados e usam novos materiais.  As novidades incluem os padrões "Matthew" (com design tipo tartan e superfĂ­cies em preto titĂ¢nio), assim como o Alcantara "Greg", oferecido nas tonalidades "Ceramique", "Deep Mocca" e "Titanium Black" e o couro "Vienna", nas cores "Ceramique", "Sioux" e preto carbono. TambĂ©m Ă© nova a forraĂ§Ă£o mais clara na cor "Ceramique" para a parte inferior do painel, painĂ©is das portas e console central, oferecida como opĂ§Ă£o ao preto.


O interior do Scirocco R
Da mesma forma que a parte externa, o interior do Scirocco R Ă© marcado pela intervenĂ§Ă£o da Volkswagen R GmbH.  Os itens especiais incluem as capas de assentos "Race", com o logo "R" e costuras decorativas em cinza cristal, o forro do teto preto, insertos decorativos em "Carbon Race", apliques brilhantes em Preto Piano (painel do rĂ¡dio, volante esportivo multifuncional e maçanetas das portas) e pedais em aço inoxidĂ¡vel. Os ponteiros exclusivos "R" dos instrumentos sĂ£o tradicionalmente azuis e as soleiras das portas em alumĂ­nio sĂ£o complementadas pelo logotipo "R".


Os motores do Scirocco
AtĂ© 19% mais eficiĂªncia em consumo
O Scirocco 2014 conta com a tecnologia Volkswagen no estado da arte para motores com quatro cilindros. Todas as unidades novas ou aperfeiçoadas dos motores turbo com injeĂ§Ă£o direta cumprem o rigoroso padrĂ£o de emissões EU6, alĂ©m de serem atĂ© 19% mais econĂ´micos. Apesar do reduzido consumo de combustĂ­vel, todos os motores apresentam maior potĂªncia. AlĂ©m disso, todos os Sciroccos com potĂªncia atĂ© 162 kW / 220 cv possuem sistema Stop/Start, assim como modo de regeneraĂ§Ă£o da bateria.  Com exceĂ§Ă£o do motor de entrada (1.4 TSI), todas as versões do Scirocco podem contar com o cĂ¢mbio de dupla embreagem DSG opcional.

Motores a gasolina com potĂªncias entre 125 cv e 280 cv
A amplitude de desempenho dos quatro motores TSI (turbo com injeĂ§Ă£o direta de combustĂ­vel) começa em 92 kW / 125 cv, passando por 132 kW / 180 cv e 162 kW / 220 cv atĂ© o novo e excepcional motor com 206 kW / 280 cv do Scirocco R. O 1.4 TSI com 125 cv estĂ¡ sendo usado pela Volkswagen pela primeira vez - motor de entrada do Scirocco consome um litro de gasolina menos a cada 100 quilĂ´metros que seu antecessor.
O 2.0 TSI com 180 cv tambĂ©m Ă© novidade na linha do cupĂª, sucedendo na Europa o 1.4 TSI de 118 kW / 160 cv.  Apesar de o novo motor desenvolver 20 cv a mais, ele Ă© 0,6 litros por 100 quilĂ´metros mais econĂ´mico que a versĂ£o 160 cv.  O 2.0 TSI adaptado do Golf GTI, com 220 cv, tambĂ©m Ă© novidade e permitiu uma reduĂ§Ă£o de consumo de 1,4 litro por 100 quilĂ´metros rodados - 19% - comparado a seu antecessor.

Motores diesel de 150 cv a 184 cv
Os dois Sciroccos TDI atingem agora 110 kW / 150 cv e 135 kW / 184 cv.  Ambos os motores sĂ£o extremamente econĂ´micos, consumindo 24,4 km/l ou 4,1 l/100 km (150 cv) ou 4,3 l/100 km / 23,2 km/l (184 cv). A reduĂ§Ă£o no consumo nos dois novos modelos diesel, em relaĂ§Ă£o aos motores anteriores, menos potentes, Ă© de 0,8 litro por 100 quilĂ´metros.