A Honda automĂ³veis inaugura o seu novo centro tecnolĂ³gico com um gasto de R$ 100 milhões, dando uma cara mais brasileira a seus carros

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

Os japoneses fincam, cada vez mais, seus pĂ©s em nosso paĂ­s. A idĂ©ia de se ampliar o parque industrial de SumarĂ©, interior de SĂ£o Paulo, mostra o melhor momento da montadora no Brasil. A criaĂ§Ă£o de um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de modelos que atendam Ă s demandas especĂ­ficas do mercado brasileiro, alĂ©m de aumentar o Ă­ndice de nacionalizaĂ§Ă£o de componentes e tecnologias. O espaço inicia suas operações com aproximadamente 300 colaboradores que atuarĂ£o nas Ă¡reas de Engenharia, Compras Pesquisa & Desenvolvimento.


Eu acompanhei a inauguraĂ§Ă£o da nova unidade, que esta alinhada Ă  estratĂ©gia global da marca de promover o desenvolvimento simultĂ¢neo entre as diversas regiões do mundo para oferecer aos consumidores produtos globais, com diferenciais locais.


Tudo isso tem como objetivo preparar o mercado de automĂ³veis para as novidades que a marca deve lançar em breve, os novos Fit e City, alĂ©m do SUV compacto, contarĂ£o com ainda mais diferenciais de motor, suspensĂ£o e novas tecnologias, propostas e desenvolvidas pelo Centro de P&D de SumarĂ©, onde tem como objetivo aumentar o Ă­ndice de nacionalizaĂ§Ă£o dos componentes nos prĂ³ximos dois anos e desenvolver novas versões e modelos especĂ­ficos para nosso mercado.


Claro que isso tem como objetivo aumentar a participaĂ§Ă£o da marca no mercado interno, tornando os carros mais atrativos com relaĂ§Ă£o ao seu preço final ao consumidor e, como toda empresa japonesa, melhorar a forma de manufatura e qualidade de seus produtos. Essa nova fase da Honda estĂ¡ inserida no contexto de readequaĂ§Ă£o dos seus negĂ³cios no Brasil, por isso no ano passado montadora anunciou a construĂ§Ă£o de uma nova fĂ¡brica de automĂ³veis na cidade de Itirapina, no interior do Estado de SĂ£o Paulo, que ira dobrar o atual nĂºmero de carros produzidos por ano.


Houve tambĂ©m no evento o anuncio da troca de comando. Agora e pela primeira vez em sua histĂ³ria, um brasileiro de ascendĂªncia japonesa Issao Mizoguchi, de 54 anos, Ă© o primeiro estrangeiro nĂ£o japonĂªs a assumir o posto de novo chefe de operações na AmĂ©rica do Sul. Mizoguchi trabalha a quase 30 anos na unidade sul-americana da Honda e agregava os cargos de presidente da Moto Honda da AmazĂ´nia e vice-presidente sĂªnior da Honda AmĂ©rica do Sul.



É a japonesa Honda entrando cada vez mais no ritmo brasileiro.