A Honda automĂ³veis inaugura o seu
novo centro tecnolĂ³gico com um gasto de R$ 100 milhões, dando uma cara mais
brasileira a seus carros
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda
Os japoneses fincam, cada vez
mais, seus pĂ©s em nosso paĂs. A idĂ©ia de se ampliar o parque industrial de
SumarĂ©, interior de SĂ£o Paulo, mostra o melhor momento da montadora no Brasil. A
criaĂ§Ă£o de um Centro de Pesquisa
& Desenvolvimento tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de modelos
que atendam Ă s demandas especĂficas do mercado brasileiro, alĂ©m de aumentar o
Ăndice de nacionalizaĂ§Ă£o de componentes e tecnologias. O espaço inicia suas
operações com aproximadamente 300 colaboradores que atuarĂ£o nas Ă¡reas de
Engenharia, Compras Pesquisa & Desenvolvimento.
Eu acompanhei a inauguraĂ§Ă£o da nova unidade, que esta alinhada
Ă estratĂ©gia global da marca de promover o desenvolvimento simultĂ¢neo entre as
diversas regiões do mundo para oferecer aos consumidores produtos globais, com diferenciais
locais.
Tudo isso tem como objetivo
preparar o mercado de automĂ³veis para as novidades que a marca deve lançar em
breve, os novos Fit e City, alĂ©m do SUV compacto, contarĂ£o com ainda mais
diferenciais de motor, suspensĂ£o e novas tecnologias, propostas e desenvolvidas
pelo Centro de P&D de SumarĂ©, onde tem como objetivo aumentar o Ăndice de nacionalizaĂ§Ă£o dos componentes nos
prĂ³ximos dois anos e desenvolver novas versões e modelos especĂficos
para nosso mercado.
Claro que isso tem como objetivo
aumentar a participaĂ§Ă£o da marca no mercado interno, tornando os carros mais
atrativos com relaĂ§Ă£o ao seu preço final ao consumidor e, como toda empresa
japonesa, melhorar a forma de manufatura e qualidade de seus produtos. Essa
nova fase da Honda estĂ¡ inserida no
contexto de readequaĂ§Ă£o dos seus negĂ³cios no Brasil, por isso no ano passado
montadora anunciou a construĂ§Ă£o de uma nova fĂ¡brica de automĂ³veis na cidade de Itirapina,
no interior do Estado de SĂ£o Paulo, que ira dobrar o atual nĂºmero de carros produzidos
por ano.
Houve também no evento o anuncio da troca de comando. Agora e pela primeira
vez em sua histĂ³ria, um brasileiro de ascendĂªncia japonesa Issao
Mizoguchi, de 54 anos, Ă© o primeiro estrangeiro nĂ£o japonĂªs a assumir o posto
de novo chefe de operações na América do Sul. Mizoguchi trabalha a quase 30
anos na unidade sul-americana da Honda e agregava os cargos de presidente da
Moto Honda da AmazĂ´nia e vice-presidente sĂªnior da Honda AmĂ©rica do Sul.
É a japonesa Honda entrando cada vez mais no ritmo
brasileiro.






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