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Volkswagen apresenta em Genebra o Golf GTE
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Texto e fotos: Volkswagen
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A Volkswagen Ă© a
primeira fabricante de automĂ³veis no mundo a oferecer uma linha de modelos com
uma gama completa de trens de força, convencionais e alternativos. O novo
hĂbrido plug-in Golf GTE, que serĂ¡ apresentado no SalĂ£o Internacional de Genebra
(de 4 a 16 de março de 2014) Ă© a quinta opĂ§Ă£o de motorizaĂ§Ă£o oferecida para o
Golf, juntando-se Ă s versões a gasolina, diesel, gĂ¡s natural comprimido e
totalmente elétrica. Segundo a norma NEDC, o Golf GTE pode rodar 100 km com 1,5
litro de combustĂvel (66,66 km/l) e tem autonomia, em modo totalmente elĂ©trico,
de até 50 quilômetros. A autonomia total chega a até 939 quilômetros.
GTI, GTD, GTE
A designaĂ§Ă£o Golf GTE estĂ¡ alinhada com as
siglas GTI e GTD - dois Ăcones esportivos da linha Golf. Em 1976, o primeiro
GTI gerou a expressĂ£o "hot hatch" e, atualmente, Ă© o compacto esportivo de maior
sucesso em todo o mundo. O "I" em seu nome refere-se Ă injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica de
combustĂvel, enquanto o "D" em GTD, apresentado pela primeira vez em 1982,
remete Ă injeĂ§Ă£o de diesel. As duas Ăºltimas versões desses dois modelos
esportivos do Golf foram apresentadas em 2013. A Volkswagen agora acaba de
transferir sua filosofia reativa a carros compactos esportivos a um terceiro
modelo - o Golf GTE.
O novo Golf GTE tem dois motores: um 1,4 litro turbo com 150 cv e injeĂ§Ă£o
direta TSI e um motor elétrico com 75 kW / 102 cv. Eles se combinam para
oferecer uma potĂªncia declarada de 150 kW / 204 cv. Se o motor elĂ©trico for a
Ăºnica fonte de força de propulsĂ£o, o Golf GTE pode atingir velocidades de atĂ©
130 km/h. Quando toda a potĂªncia do sistema Ă© utilizada, o GTE vai de 0 a 100
km/h em 7,6 segundos, atingindo uma velocidade mĂ¡xima de 222 km/h nas
autoestradas alemĂ£s e em pistas de corrida. Ainda mais significativo Ă© o
potencial de propulsĂ£o superior do Golf GTE, obtido graças Ă aliança de um motor
a gasolina com um motor elĂ©trico, que produz um torque mĂ¡ximo de 350 Nm. Este
valor coloca o primeiro GTE Ă frente de outros modelos hĂbridos
plug-in.Apesar de sua potĂªncia e torque, o Golf GTE Ă© um dos carros mais eficientes do mundo em termos energĂ©ticos. O motorista que costuma rodar principalmente em trechos curtos, pode andar totalmente sem emissões, usando apenas eletricidade, por dias, semanas ou meses. A bateria demora cerca de trĂªs horas e meia para carregar completamente em uma tomada de corrente convencional. Se a bateria for carregada atravĂ©s de uma caixa especial ou numa estaĂ§Ă£o de recarga pĂºblica, o tempo de carga Ă© reduzido para aproximadamente duas horas e meia. Graças Ă s opções de controle do Golf GTE, o motorista pode garantir que, mesmo ao percorrer longos percursos, nas Ă¡reas urbanas apenas o motor elĂ©trico seja utilizado.
A revoluĂ§Ă£o do automĂ³vel tem nome - MQB
A variedade de produtos na linha Golf - TSI (incluindo o GTI), TDI (incluindo
o GTD), TGI (movido a gĂ¡s natural comprimido), e-Golf e Golf GTE - Ă© possĂvel
graças Ă adoĂ§Ă£o da arquitetura modular transversal, conhecida pela sigla MQB. A
tecnologia de plataforma modular, utilizada pela primeira vez no atual Golf, em
2012, Ă© considerada uma revoluĂ§Ă£o na Ă¡rea automotiva. Os engenheiros da
Volkswagen criaram as bases para que um modelo de grande produĂ§Ă£o, como o Golf,
aceitasse todos os tipos de propulsĂ£o. Isto explica como os modelos do Golf
movidos a gasolina, diesel, gĂ¡s natural, eletricidade e hĂbrido podem ser
produzidos de para-choque a para-choque nas mesmas fĂ¡bricas da Volkswagen. Assim
que o desenvolvimento técnico possibilite, o primeiro Golf com célula de
combustĂvel a hidrogĂªnio passarĂ¡ a fazer parte da linha.
Sistema
hĂbrido plug-in do Golf GTE
Conforme mencionado, o novo Golf GTE Ă© movimentado por um motor turbo TSI de
110 kW / 150 cv com injeĂ§Ă£o direta de gasolina e um motor elĂ©trico de 75 kW /
102 cv. Trabalhando em conjunto, os dois motores geram 150 kW / 204 cv. O motor
elĂ©trico recebe energia de uma bateria de Ăons de lĂtio de alta voltagem com
arrefecimento lĂquido de 8,8 kWh, que pode ser carregada por meio de um soquete
localizado atrĂ¡s do logotipo VW na grade do radiador. A bateria pesa 120
quilogramas, aproximadamente oito por cento dos 1.524 quilos de peso lĂquido do
carro. O GTE tem uma transmissĂ£o automĂ¡tica DSG de dupla embreagem com seis
marchas, que foi desenvolvida especificamente para veĂculos hĂbridos - a
Volkswagen integrou o motor elĂ©trico Ă caixa da transmissĂ£o.O sistema hĂbrido inclui ainda componentes eletrĂ´nicos de força (que convertem a corrente contĂnua da bateria em corrente alternada para movimentar o motor) e um carregador. Um servo-freio eletromecĂ¢nico e um compressor elĂ©trico garantem a operaĂ§Ă£o otimizada e energeticamente eficiente dos freios e ar-condicionado, especialmente quando o GTE for usado em modo "e".
Um carro elĂ©trico ao toque de botĂ£o
O Golf GTE pode ser
utilizado em vĂ¡rios modos, que receberam nomes intuitivos. O motorista pode,
por exemplo, acionar um botĂ£o para entrar no modo "e", que torna o Golf GTE um
veĂculo totalmente livre de emissões. O condutor tambĂ©m pode usar o botĂ£o para
trocar para o modo "GTE", que ativa o lado esportivo do novo Golf.
Design e equipamentos
O Golf GTE dispõe de um sistema
hĂbrido plug-in pioneiro, ambientalmente amigĂ¡vel e esportivo. Tudo isto
combinado com uma suspensĂ£o que oferece igualmente uma dirigibilidade esportiva
como um alto nĂvel de conforto.
Exterior
A equipe do Chefe de Design da Volkswagen, Klaus
Bischoff, criou um visual que une a simbologia do GTI com a do e-Golf, criando
assim uma identidade inconfundĂvel. Klaus Bischoff explica as diferenças: "A
presença da propulsĂ£o elĂ©trica Ă© expressada visualmente pela assinatura em C
criada pelas luzes de circulaĂ§Ă£o diurnas do Golf GTE. Enquanto isso, todos os
outros elementos de design dianteiros remetem ao GTI."
Nos lugares onde no GTI domina a cor vermelha, no GTE Ă© utilizado o azul.
"Uma barra transversal no radiador, entre os farĂ³is, acentua a esportividade
dentro do contexto de mobilidade elétrica da Volkswagen", continua Bischoff.
Como o e-Golf, o Golf GTE com quatro portas serĂ¡ lançado com farĂ³is duplos de
LEDs de série. As lanternas direcionais, luzes de estacionamento e a luz de
placa escurecida também utilizam tecnologia LED. Saias laterais e um defletor na
borda do teto criam paralelos adicionais com o GTI e GTD. Enquanto isso, as
rodas de liga leve aerodinĂ¢micas de 16 (de sĂ©rie), 17 e 18 polegadas, foram
criadas especialmente para o GTE.
Interior
Como do lado de fora, o interior esportivo do Golf GTE revela uma clara
relaĂ§Ă£o com seus dois outros companheiros da sĂ©rie GT. Apesar disso, como no
exterior do carro, os toques vermelhos do interior também foram convertidos para
o azul. Klaus Bischoff afirma: "A cor azul, caracterĂstica da Volkswagen
e-mobility, cria contrastes atraentes nos bancos do carro, costuras decorativas
e materiais do design. Mais ainda, a iluminaĂ§Ă£o ambiente azulada cria uma
ligaĂ§Ă£o visual com o mundo da mobilidade elĂ©trica." As costuras decorativas
azul-claro no volante revestido de couro, nas bordas dos tapetes, bancos e na
empunhadura do cĂ¢mbio combinam perfeitamente com as caracterĂsticas exteriores
do Golf GTE.
Instrumentos e mostradores especĂficos
Touchscreen: Todos os modelos do Golf sĂ£o equipados com uma
tela sensĂvel ao toque. No caso do Golf GTE, o sistema de rĂ¡dio "Composition
Media", com tela de 6,5 polegadas, Ă© standard. O sistema de radionavegaĂ§Ă£o
"Discover Pro" Ă© oferecido como opĂ§Ă£o. No GTE, as duas unidades estĂ£o equipadas
com muitas funções adicionais. Elas incluem um "monitor de autonomia", um
"mostrador de fluxo de energia", "estatĂsticas de emissĂ£o zero", "e-manager"
(gerenciamento energĂ©tico) e, juntamente com o sistema de navegaĂ§Ă£o opcional, o
"alcance 360º" Todos os proprietĂ¡rios do Golf GTE podem, tambĂ©m, baixar
gratuitamente o aplicativo "Volkswagen Car-Net e-Remote" para seus smartfones e
utilizĂ¡-lo para controlar funções e acessar informações.Monitor de autonomia: mostra a autonomia elĂ©trica momentĂ¢nea do GTE, assim como a possĂvel autonomia adicional em potencial atravĂ©s da desativaĂ§Ă£o de itens auxiliares que consomem eletricidade. Mostrador de fluxo de energia: apresenta o fluxo de energia na aceleraĂ§Ă£o (flechas azuis) e nas frenagens ou em desaceleraĂ§Ă£o (flechas verdes) como grĂ¡ficos animados. e-manager: pode programar atĂ©m trĂªs horĂ¡rios de partida e carga. Assim, o Golf GTE assegura a temperatura escolhida e o estado de carga da bateria para um momento determinado. Paralelo a isto, o aquecimento ou refrigeraĂ§Ă£o do interior podem ser ativados pela utilizaĂ§Ă£o do ar-condicionado standard durante a operaĂ§Ă£o de carga da bateria. Desta forma, o ar-condicionado nĂ£o influencia no processo de carga da bateria, aumentado assim a autonomia com eletricidade. Alcance 360º: o raio de autonomia momentĂ¢neo em modo "e" Ă© mostrado em 360 graus sobre o mapa local. A Ă¡rea interna mostra o alcance para uma viagem de ida e volta, enquanto a Ă¡rea externa indica a autonomia para um percurso em sentido Ăºnico. Estações de carga podem ser mostradas e incorporadas ao roteiro escolhido como paradas intermediĂ¡rias. Car-Net e-Remote: Utilizando o aplicativo "Volkswagen Car e-Remote" tambĂ©m Ă© possĂvel executar vĂ¡rias dessas opções e receber informações atravĂ©s de telefones celulares ou pelo web site Car-Net. O aplicativo pode programar em detalhes a hora da partida, o ar-condicionado, a carga da bateria, acessar os dados do veĂculo e seu status. Medidor de energia: O medidor de energia suplementa o conta-giros no lado esquerdo do painel de instrumentos. Ele mostra quanta energia do sistema estĂ¡ sendo utilizada no momento ou a intensidade da regeneraĂ§Ă£o da bateria. O velocĂmetro foi mantido do lado direito. O mostrador colorido que fica posicionado entre o medidor de energia e o velocĂmetro (display multifuncional "Plus") tambĂ©m mostra permanentemente a autonomia com uso apenas de eletricidade e o modo de operaĂ§Ă£o utilizado no momento. |
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