Volkswagen apresenta em Genebra o Golf GTE
 
  • Novo hĂ­brido plug-in reĂºne sustentabilidade e desempenho
  • Golf Ă© o primeiro carro no mundo oferecido com todos os tipos viĂ¡veis de motorizaĂ§Ă£o
  • Novo Golf GTE Ă© um veĂ­culo com emissĂ£o zero tambĂ©m capaz de rodar grandes distĂ¢ncias
  • Golf GTE pode percorrer atĂ© 50 quilĂ´metros em modo totalmente elĂ©trico. Sua autonomia teĂ³rica total Ă© de atĂ© 939 quilĂ´metros
  • Motor 1.4 TSI do Golf GTE atinge 150 cv e seu motor elĂ©trico chega a 102 cv
  • PotĂªncia do sistema hĂ­brido Ă© de 204 cv, com torque de 350 Nm/ 35,71 kgfm
  • GTE Ă© o terceiro modelo da sĂ©rie GT, juntamente com o GTD e GT
  • Golf GTE chega a 222 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 s
  • Equipamentos de sĂ©rie incluem farĂ³is de LED e sistema de rĂ¡dio "Composition Media" com tela de 6,5 polegadas
  • Golf GTE chegarĂ¡ Ă s concessionĂ¡rias europeias no segundo semestre

Texto e fotos: Volkswagen
 
A Volkswagen Ă© a primeira fabricante de automĂ³veis no mundo a oferecer uma linha de modelos com uma gama completa de trens de força, convencionais e alternativos. O novo hĂ­brido plug-in Golf GTE, que serĂ¡ apresentado no SalĂ£o Internacional de Genebra (de 4 a 16 de março de 2014) Ă© a quinta opĂ§Ă£o de motorizaĂ§Ă£o oferecida para o Golf, juntando-se Ă s versões a gasolina, diesel, gĂ¡s natural comprimido e totalmente elĂ©trica. Segundo a norma NEDC, o Golf GTE pode rodar 100 km com 1,5 litro de combustĂ­vel (66,66 km/l) e tem autonomia, em modo totalmente elĂ©trico, de atĂ© 50 quilĂ´metros. A autonomia total chega a atĂ© 939 quilĂ´metros.


GTI, GTD, GTE
A designaĂ§Ă£o Golf GTE estĂ¡ alinhada com as siglas GTI e GTD - dois Ă­cones esportivos da linha Golf.  Em 1976, o primeiro GTI gerou a expressĂ£o "hot hatch" e, atualmente, Ă© o compacto esportivo de maior sucesso em todo o mundo.  O "I" em seu nome refere-se Ă  injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica de combustĂ­vel, enquanto o "D" em GTD, apresentado pela primeira vez em 1982, remete Ă  injeĂ§Ă£o de diesel.  As duas Ăºltimas versões desses dois modelos esportivos do Golf foram apresentadas em 2013. A Volkswagen agora acaba de transferir sua filosofia reativa a carros compactos esportivos a um terceiro modelo - o Golf GTE. O novo Golf GTE tem dois motores: um 1,4 litro turbo com 150 cv e injeĂ§Ă£o direta TSI e um motor elĂ©trico com 75 kW / 102 cv. Eles se combinam para oferecer uma potĂªncia declarada de 150 kW / 204 cv. Se o motor elĂ©trico for a Ăºnica fonte de força de propulsĂ£o, o Golf GTE pode atingir velocidades de atĂ© 130 km/h. Quando toda a potĂªncia do sistema Ă© utilizada, o GTE vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, atingindo uma velocidade mĂ¡xima de 222 km/h nas autoestradas alemĂ£s e em pistas de corrida.  Ainda mais significativo Ă© o potencial de propulsĂ£o superior do Golf GTE, obtido graças Ă  aliança de um motor a gasolina com um motor elĂ©trico, que produz um torque mĂ¡ximo de 350 Nm. Este valor coloca o primeiro GTE Ă  frente de outros modelos hĂ­bridos plug-in.
Apesar de sua potĂªncia e torque, o Golf GTE Ă© um dos carros mais eficientes do mundo em termos energĂ©ticos. O motorista que costuma rodar principalmente em trechos curtos, pode andar totalmente sem emissões, usando apenas eletricidade, por dias, semanas ou meses. A bateria demora cerca de trĂªs horas e meia para carregar completamente em uma tomada de corrente convencional. Se a bateria for carregada atravĂ©s de uma caixa especial ou numa estaĂ§Ă£o de recarga pĂºblica, o tempo de carga Ă© reduzido para aproximadamente duas horas e meia. Graças Ă s opções de controle do Golf GTE, o motorista pode garantir que, mesmo ao percorrer longos percursos, nas Ă¡reas urbanas apenas o motor elĂ©trico seja utilizado.

A revoluĂ§Ă£o do automĂ³vel tem nome - MQB
A variedade de produtos na linha Golf - TSI (incluindo o GTI), TDI (incluindo o GTD), TGI (movido a gĂ¡s natural comprimido), e-Golf e Golf GTE - Ă© possĂ­vel graças Ă  adoĂ§Ă£o da arquitetura modular transversal, conhecida pela sigla MQB. A tecnologia de plataforma modular, utilizada pela primeira vez no atual Golf, em 2012, Ă© considerada uma revoluĂ§Ă£o na Ă¡rea automotiva. Os engenheiros da Volkswagen criaram as bases para que um modelo de grande produĂ§Ă£o, como o Golf, aceitasse todos os tipos de propulsĂ£o. Isto explica como os modelos do Golf movidos a gasolina, diesel, gĂ¡s natural, eletricidade e hĂ­brido podem ser produzidos de para-choque a para-choque nas mesmas fĂ¡bricas da Volkswagen. Assim que o desenvolvimento tĂ©cnico possibilite, o primeiro Golf com cĂ©lula de combustĂ­vel a hidrogĂªnio passarĂ¡ a fazer parte da linha.


Sistema hĂ­brido plug-in do Golf GTE
Conforme mencionado, o novo Golf GTE Ă© movimentado por um motor turbo TSI de 110 kW / 150 cv com injeĂ§Ă£o direta de gasolina e um motor elĂ©trico de 75 kW / 102 cv. Trabalhando em conjunto, os dois motores geram 150 kW / 204 cv. O motor elĂ©trico recebe energia de uma bateria de Ă­ons de lĂ­tio de alta voltagem com arrefecimento lĂ­quido de 8,8 kWh, que pode ser carregada por meio de um soquete localizado atrĂ¡s do logotipo VW na grade do radiador.  A bateria pesa 120 quilogramas, aproximadamente oito por cento dos 1.524 quilos de peso lĂ­quido do carro. O GTE tem uma transmissĂ£o automĂ¡tica DSG de dupla embreagem com seis marchas, que foi desenvolvida especificamente para veĂ­culos hĂ­bridos - a Volkswagen integrou o motor elĂ©trico Ă  caixa da transmissĂ£o.
O sistema hĂ­brido inclui ainda componentes eletrĂ´nicos de força (que convertem a corrente contĂ­nua da bateria em corrente alternada para movimentar o motor) e um carregador. Um servo-freio eletromecĂ¢nico e um compressor elĂ©trico garantem a operaĂ§Ă£o otimizada e energeticamente eficiente dos freios e ar-condicionado, especialmente quando o GTE for usado em modo "e".

Um carro elĂ©trico ao toque de botĂ£o
O Golf GTE pode ser utilizado em vĂ¡rios modos, que receberam nomes intuitivos.  O motorista pode, por exemplo, acionar um botĂ£o para entrar no modo "e", que torna o Golf GTE um veĂ­culo totalmente livre de emissões. O condutor tambĂ©m pode usar o botĂ£o para trocar para o modo "GTE", que ativa o lado esportivo do novo Golf.

Design e equipamentos
O Golf GTE dispõe de um sistema hĂ­brido plug-in pioneiro, ambientalmente amigĂ¡vel e esportivo.  Tudo isto combinado com uma suspensĂ£o que oferece igualmente uma dirigibilidade esportiva como um alto nĂ­vel de conforto.

Exterior
A equipe do Chefe de Design da Volkswagen, Klaus Bischoff, criou um visual que une a simbologia do GTI com a do e-Golf, criando assim uma identidade inconfundĂ­vel.  Klaus Bischoff explica as diferenças: "A presença da propulsĂ£o elĂ©trica Ă© expressada visualmente pela assinatura em C criada pelas luzes de circulaĂ§Ă£o diurnas do Golf GTE. Enquanto isso, todos os outros elementos de design dianteiros remetem ao GTI." Nos lugares onde no GTI domina a cor vermelha, no GTE Ă© utilizado o azul. "Uma barra transversal no radiador, entre os farĂ³is, acentua a esportividade dentro do contexto de mobilidade elĂ©trica da Volkswagen", continua Bischoff. Como o e-Golf, o Golf GTE com quatro portas serĂ¡ lançado com farĂ³is duplos de LEDs de sĂ©rie. As lanternas direcionais, luzes de estacionamento e a luz de placa escurecida tambĂ©m utilizam tecnologia LED. Saias laterais e um defletor na borda do teto criam paralelos adicionais com o GTI e GTD.  Enquanto isso, as rodas de liga leve aerodinĂ¢micas de 16 (de sĂ©rie), 17 e 18 polegadas, foram criadas especialmente para o GTE.


Interior
Como do lado de fora, o interior esportivo do Golf GTE revela uma clara relaĂ§Ă£o com seus dois outros companheiros da sĂ©rie GT. Apesar disso, como no exterior do carro, os toques vermelhos do interior tambĂ©m foram convertidos para o azul. Klaus Bischoff afirma: "A cor azul, caracterĂ­stica da Volkswagen e-mobility, cria contrastes atraentes nos bancos do carro, costuras decorativas e materiais do design. Mais ainda, a iluminaĂ§Ă£o ambiente azulada cria uma ligaĂ§Ă£o visual com o mundo da mobilidade elĂ©trica." As costuras decorativas azul-claro no volante revestido de couro, nas bordas dos tapetes, bancos e na empunhadura do cĂ¢mbio combinam perfeitamente com as caracterĂ­sticas exteriores do Golf GTE.

Instrumentos e mostradores especĂ­ficos
Touchscreen: Todos os modelos do Golf sĂ£o equipados com uma tela sensĂ­vel ao toque.  No caso do Golf GTE, o sistema de rĂ¡dio "Composition Media", com tela de 6,5 polegadas, Ă© standard.  O sistema de radionavegaĂ§Ă£o "Discover Pro" Ă© oferecido como opĂ§Ă£o.  No GTE, as duas unidades estĂ£o equipadas com muitas funções adicionais.  Elas incluem um "monitor de autonomia", um "mostrador de fluxo de energia", "estatĂ­sticas de emissĂ£o zero", "e-manager" (gerenciamento energĂ©tico) e, juntamente com o sistema de navegaĂ§Ă£o opcional, o "alcance 360º" Todos os proprietĂ¡rios do Golf GTE podem, tambĂ©m, baixar gratuitamente o aplicativo "Volkswagen Car-Net e-Remote" para seus smartfones e utilizĂ¡-lo para controlar funções e acessar informações.
Monitor de autonomia: mostra a autonomia elĂ©trica momentĂ¢nea do GTE, assim como a possĂ­vel autonomia adicional em potencial atravĂ©s da desativaĂ§Ă£o de itens auxiliares que consomem eletricidade.  Mostrador de fluxo de energia: apresenta o fluxo de energia na aceleraĂ§Ă£o (flechas azuis) e nas frenagens ou em desaceleraĂ§Ă£o (flechas verdes) como grĂ¡ficos animados.
e-manager: pode programar atĂ©m trĂªs horĂ¡rios de partida e carga. Assim, o Golf GTE assegura a temperatura escolhida e o estado de carga da bateria para um momento determinado. Paralelo a isto, o aquecimento ou refrigeraĂ§Ă£o do interior podem ser ativados pela utilizaĂ§Ă£o do ar-condicionado standard durante a operaĂ§Ă£o de carga da bateria. Desta forma, o ar-condicionado nĂ£o influencia no processo de carga da bateria, aumentado assim a autonomia com eletricidade. Alcance 360º: o raio de autonomia momentĂ¢neo em modo "e" Ă© mostrado em 360 graus sobre o mapa local.  A Ă¡rea interna mostra o alcance para uma viagem de ida e volta, enquanto a Ă¡rea externa indica a autonomia para um percurso em sentido Ăºnico.  Estações de carga podem ser mostradas e incorporadas ao roteiro escolhido como paradas intermediĂ¡rias.
Car-Net e-Remote: Utilizando o aplicativo "Volkswagen Car e-Remote" tambĂ©m Ă© possĂ­vel executar vĂ¡rias dessas opções e receber informações atravĂ©s de telefones celulares ou pelo web site Car-Net. O aplicativo pode programar em detalhes a hora da partida, o ar-condicionado, a carga da bateria, acessar os dados do veĂ­culo e seu status. Medidor de energia: O medidor de energia suplementa o conta-giros no lado esquerdo do painel de instrumentos. Ele mostra quanta energia do sistema estĂ¡ sendo utilizada no momento ou a intensidade da regeneraĂ§Ă£o da bateria. O velocĂ­metro foi mantido do lado direito. O mostrador colorido que fica posicionado entre o medidor de energia e o velocĂ­metro (display multifuncional "Plus") tambĂ©m mostra permanentemente a autonomia com uso apenas de eletricidade e o modo de operaĂ§Ă£o utilizado no momento.