Iveco desenvolve um Trakker “de entrada” para o segmento fora de estrada

O off-road recebe um motor com 360 cavalos que o coloca em uma nova faixa de mercado, tornando-se a melhor opĂ§Ă£o em custo-benefĂ­cio para empresas do setor de mineraĂ§Ă£o e construĂ§Ă£o que precisam de um caminhĂ£o robusto e confiĂ¡vel

Texto e fotos Iveco

A Iveco apresenta uma nova versĂ£o do Trakker, um de seus caminhões mais customizados do portfĂ³lio, na Fenatran 2013, o 19º SalĂ£o Internacional do Transporte, que serĂ¡ realizado entre 28 de outubro e 1º de novembro, no Anhembi, em SĂ£o Paulo (SP). O caminhĂ£o nascido para ser off-road chega com uma nova opĂ§Ă£o de motor: o FPT Cursor 9 com 360 cavalos de potĂªncia e transmissĂ£o mecĂ¢nica de 10 marchas (Mono “H”). “A versĂ£o 310T36 do Trakker foi desenvolvida para aumentar a participaĂ§Ă£o para suprir a lacuna na gama de veĂ­culos pesados do segmento fora de estrada que tivesse a capacidade de 31 toneladas de PBT (Peso Bruto Total)”, aponta o diretor comercial Alcides Cavalcanti.


Uma equipe com mais de 100 engenheiros e tĂ©cnicos se dedicou a rodar mais de 300.000 km em testes de alta severidade com o Trakker 310T36. Desenvolvido 100% em Sete Lagoas, o novo off-road teve o apoio de clientes estratĂ©gicos, e seus testes de campo tiveram o objetivo de aumentar a confiabilidade e a eficiĂªncia do veĂ­culo. “Utilizamos equipamentos como sensores e softwares de Ăºltima geraĂ§Ă£o para elevar os nĂ­veis de performance, consumo, conforto e ergonomia”, explica Marcello Motta, diretor de Plataforma e Desenvolvimento de Produto.
O novo Trakker foi projetado para aplicações no segmento de construĂ§Ă£o, utilizando implementos do tipo basculante e mixer. Pode ser o veĂ­culo de apoio em usinas canavieiras e em operações com concreto (sendo ideal para instalaĂ§Ă£o de bombas-lança e balões com capacidade de 10 metros cĂºbicos). TambĂ©m pode operar com implementos “Roll On - Roll Off” (que possibilitam o transporte de vĂ¡rios modelos de contĂªineres, plataformas e outros tipos de carroceria com sistema “Carrega-Descarrega”).
Esta nova versĂ£o do Trakker estĂ¡ disponĂ­vel com distĂ¢ncias entre-eixos de 3.500, 4.500 e 4.800 mm. O desenvolvimento de chassis e suspensões se baseou no modelo Trakker com motor Cursor 13 (com 440 e 480 cv de potĂªncia), o que ajudou a conferir uma maior robustez do conjunto. A cabine Ă© a mesma das versões com motor de 13 Litros, confortĂ¡vel e ergonĂ´mica.
A versĂ£o exposta no estande da Iveco Ă© a 310T36 6x4 com cabine curta, entre-eixos de 3.500 mm, pneus 285/80, ar condicionado e tanque de 300 litros.