AparĂªncia das velas de igniĂ§Ă£o para motos fornece diagnĂ³stico do produto

- Bosch dĂ¡ dicas para identificar efeitos do mau uso e os procedimentos a serem adotados em cada caso
- Expertise em velas de igniĂ§Ă£o tambĂ©m no universo duas rodas


Texto e fotos: Bosch

De vital importĂ¢ncia para a alta performance e funcionalidade do motor, as velas de igniĂ§Ă£o levam energia para a cĂ¢mara de combustĂ£o, proporcionando a queima da mistura de ar e combustĂ­vel, por meio de uma centelha entre seus eletrodos.
O tempo de vida Ăºtil da vela varia de acordo com o seu modo de uso, dessa forma, Ă© recomendada a verificaĂ§Ă£o a cada 10.000 Km. Essa anĂ¡lise revela muitas informações sobre as condições de operaĂ§Ă£o do motor.
Para auxiliar no diagnĂ³stico, a Bosch desenvolveu um manual ilustrativo com orientações que indicam as respectiv as causas e efeitos do mau uso, levando em consideraĂ§Ă£o a aparĂªncia desse componente. O material tambĂ©m traz informações sobre os procedimentos a serem adotados em cada caso. A substituiĂ§Ă£o deve ser feita de acordo com seu aspecto. Confira as 16 dicas:


1) Condições normais de uso 
O pĂ© do isolador apresenta-se da cor branco-acinzentado / amarelo acinzentada a marrom-clara. O motor estĂ¡ em boas condições. O grau tĂ©rmico da vela estĂ¡ correto. Os ajustes da mistura e da igniĂ§Ă£o estĂ£o adequados, nĂ£o hĂ¡ falhas de igniĂ§Ă£o, o sistema de partida a frio funciona corretamente. NĂ£o hĂ¡ resĂ­duos de aditivos de combustĂ­vel, nem de partĂ­culas de Ă³leo no motor ou sobrecarga tĂ©rmica.


2) Fuligionosa (carbonizaĂ§Ă£o seca)
O pé do isolador, os eletrodos e a carcaça da vela apresentam-se cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada (seca).
Causas: ajuste de mistura errado (carburador, injeĂ§Ă£o; mistura muito rica, filtro de ar muito sujo, afogador automĂ¡tico com mau funcionamento, afogador manual puxado por longo tempo, percursos curtos muito frequentes, vela de igniĂ§Ă£o muito fria para o motor.
Efeitos: falhas de igniĂ§Ă£o, dificuldade de partida a frio.
Soluções: ajustar ponto de igniĂ§Ă£o e regulagem de mistura, verificar o filtro de ar, evitar percursos curtos frequentes. Em casos de carbonizaĂ§Ă£o severa, substituir as velas de igniĂ§Ă£o e atentar para o uso do grau tĂ©rmico correto.


3) Oleosa (carbonizaĂ§Ă£o oleosa) 
O pĂ© do isolador, os eletrodos e a carcaça da vela apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa brilhante, Ăºmida de Ă³leo e por resĂ­duos de carvĂ£o.
Causas: Ă³leo em excesso na cĂ¢mara de combustĂ£o, nĂ­vel de Ă³leo muito alto, guias de vĂ¡lvulas, cilindros e anĂ©is do pistĂ£o estĂ£o gastos. Em motores a gasolina de 2 tempos, Ă³leo em excesso na mistura.
Efeitos: falhas de igniĂ§Ă£o, dificuldade na partida.
Soluções: retificar o motor, usar a proporĂ§Ă£o correta de mistura gasolina / Ă³leo (motor de 2 tempos), substituir as velas de igniĂ§Ă£o.

 
4) ResĂ­duos de ferro 
O pĂ© do isolador, eletrodos e parte da carcaça da vela de igniĂ§Ă£o apresentam-se cobertos por sedimentos vermelho-alaranjados.
Causas: aditivos de combustĂ­vel ferrosos, resĂ­duos de corrosĂ£o de peças do motor / sistema de combustĂ­vel. O sedimento surge durante o funcionamento normal, depois de poucos milhares de quilĂ´metros.
Efeitos: o revestimento ferroso tem propriedades de conduĂ§Ă£o elĂ©trica, provocando falhas de igniĂ§Ă£o.
SoluĂ§Ă£o: substituir as velas de igniĂ§Ă£o


5) ResĂ­duos leves de chumbo 
O pé do isolador apresenta-se coberto por uma fuligem amarelo-marrom que também pode ter um tom esverdeado.
Causas: aditivos de combustĂ­vel contendo chumbo. A fuligem surge devido a uma operaĂ§Ă£o do motor em plena carga apĂ³s um longo perĂ­odoe operaĂ§Ă£o em carga parcial.
Efeitos: devido Ă  operaĂ§Ă£o em plena carga, os resĂ­duos de chumbo adquirem propriedade de condut or elĂ©trico, causando falhas de igniĂ§Ă£o.
SoluĂ§Ă£o: substituir as velas de igniĂ§Ă£o.


6) ResĂ­duos grossos de chumbo 
O pé do isolador apresenta-se coberto por uma fuligem espessa amarelo-marrom que também pode ter um tom esverdeado.
Causas: aditivos de combustĂ­vel contendo chumbo. A fuligem surge devido a uma operaĂ§Ă£o do motor em plena carga apĂ³s um longo perĂ­odo de operaĂ§Ă£o em carga parcial.
Efeitos: devido Ă  operaĂ§Ă£o em plena carga, os resĂ­duos de chumbo adquirem propriedades de condutor elĂ©trico, causando falhas de igniĂ§Ă£o.
SoluĂ§Ă£o: substituir as velas de igniĂ§Ă£o.


7) ResĂ­duos/ impurezas 
O pĂ© do isolador, cĂ¢mara de respiro e eletrodo massa apresentam-se cobertos com uma grossa camada cinzenta, de estrutura semelhante a cinzas soltas.
Causas: as partĂ­culas de aditivos do Ă³leo ou combustĂ­vel podem causar a formaĂ§Ă£o dessa cinza na cĂ¢mara de combustĂ£o e na vela de igniĂ§Ă£o.
Efeitos: pode causar prĂ©-ignições, levando a perda de p otĂªncia e danos do motor.
Soluções: reparar o motor. Substituir as velas de igniĂ§Ă£o e mudar o Ă³leo, se necessĂ¡rio.


8) Superaquecimento 
O eletrodo central estĂ¡ parcialmente fundido, a ponta do pĂ© do isolador estĂ¡ esponjosa, amolecida e com bolhas.
Causas: sobrecarga tĂ©rmica extrema devido Ă  prĂ©-ignições, por exemplo, em virtude de ponto de igniĂ§Ă£o adiantado, resĂ­duos na cĂ¢mara de combustĂ£o, vĂ¡lvulas defeituosas, distribuidor com defeito, combustĂ­vel de mĂ¡ qualidade, mistura pobre, vela aplicada com torque inadequado. É possĂ­vel que o grau tĂ©rmico da vela esteja muito elevado.
Efeitos: falhas de igniĂ§Ă£o, perda de potĂªncia seguida de falha total (danos ao motor).
Soluções: verificar o motor, ponto de igniĂ§Ă£o e regulagem de mistura. Substituir as velas de igniĂ§Ă£o e atentar-se para o uso do grau tĂ©rmico correto.
 

9) Eletrodo central fundido 
O eletrodo central estĂ¡ completamente fundido e o eletrodo massa possivelmente estĂ¡ parcialmente fun dindo.
Causas: a sobrecarga tĂ©rmica devido Ă  prĂ©-ignições, por exemplo, em virtude de ponto de igniĂ§Ă£o adiantado, resĂ­duos na cĂ¢mara de combustĂ£o, vĂ¡lvulas defeituosas, distribuidor com defeito, combustĂ­vel de mĂ¡ qualidade, mistura pobre, vela aplicada com torque inadequado.
Efeitos: falhas de igniĂ§Ă£o, perda de potĂªncia, eventuais danos ao motor.
Soluções: verificar o motor, ponto de igniĂ§Ă£o e regulagem de mistura. Substituir as velas de igniĂ§Ă£o.

 
10) Eletrodos central e massa fundidos 
Os eletrodos apresentam um aspecto semelhante a uma couve-flor. É possĂ­vel que tenha havido depĂ³sito de materiais que nĂ£o sĂ£o de origem da vela de igniĂ§Ă£o.
Causas: sobrecarga tĂ©rmica devido Ă  prĂ©-ignições, por exemplo, em virtude de ponto de igniĂ§Ă£o adiantado, resĂ­duos na cĂ¢mara de combustĂ£o, vĂ¡lvulas defeituosas, distribuidor com defeito, combustĂ­vel de mĂ¡ qualidade, mistura pobre, vela aplicada com torque inadequado.
Efeitos: falhas de igniĂ§Ă£o, perda de potĂªnc ia seguida de falha total (danos ao motor).
Soluções: verificar o motor, ponto de igniĂ§Ă£o e regulagem de mistura. Substituir as velas de igniĂ§Ă£o.


11) Desgaste excessivo dos eletrodos central e massa 
Causas: aditivos de combustĂ­vel e Ă³leo agressivos. Condições de fluxo desfavorĂ¡veis na cĂ¢mara de combustĂ£o, eventualmente devido a depĂ³sitos, detonações no motor. NĂ£o existe sobrecarga tĂ©rmica.
Efeitos: falhas de igniĂ§Ă£o, principalmente durante aceleraĂ§Ă£o (a tensĂ£o de igniĂ§Ă£o para grandes aberturasais eficiente). Performance de partida ruim.
SoluĂ§Ă£o: substituir as velas de igniĂ§Ă£o.


12) Desgaste excessivo do eletrodo central 
Causas: nĂ£o foi respeitado o intervalo para substituiĂ§Ă£o das velas de igniĂ§Ă£o.
Efeitos: falhas de igniĂ§Ă£o, principalmente durante a aceleraĂ§Ă£o (a tensĂ£o de igniĂ§Ă£o para grandes aberturas de eletrodos jĂ¡ nĂ£o Ă© mais suficiente). Performance de partida ruim.
SoluĂ§Ă£o: substituir as velas de igniĂ§Ă£o.


13) PĂ© do isolador trincado
Causas: danos mecĂ¢nicos devido a impacto, queda ou pressĂ£o sobre eletrodo central em caso de manuseio incorreto. Em casos de limite - especialmente apĂ³s o uso excessivamente prolongado (desgaste elevado) - o pĂ© do isolador pode se romper devido a depĂ³sitos entre o eletrodo central e o pĂ© isolador e devido Ă  corrosĂ£o do eletrodo central.
Efeitos: falhas de igniĂ§Ă£o. A centelha salta entre pontos que nĂ£o podem ser alcançados eficientemente pela mistura.
SoluĂ§Ă£o: substituir as velas da igniĂ§Ă£o.


14) Mancha corona 
Mancha marrom e seca no isolador cerĂ¢mico, prĂ³ximo da carcaça da vela (regiĂ£o nĂ£o protegida pelo cabo de igniĂ§Ă£o).
Causas: surge durante operaĂ§Ă£o normal, devido Ă  atraĂ§Ă£o e aderĂªncia de pequenas impurezas (vapor de Ă³leo e sujeira) na regiĂ£o do isolador, junto Ă  carcaça. Essa atraĂ§Ă£o ocorre devido a um forte campo elĂ©trico que Ă© formado ao redor da extremidade da carcaça.
Efeitos: esse efeito nĂ£o Ă© causado por vazamento d e gases da combustĂ£o. É perfeitamente normal e nĂ£o causa problemas de desempenho e operaĂ§Ă£o da vela/motor.
SoluĂ§Ă£o: nenhuma aĂ§Ă£o necessĂ¡ria.


15) Flashover 
Presença de marcas longitudinais semelhantes a um arranhado sobre o isolador cerĂ¢mico.
Causas: o flashover ocorre quando existem condições suficientes para uma completa descarga elĂ©trica, que se estende por toda a superfĂ­cie do isolador, entre a carcaça e pino de conexĂ£o da vela. O efeito Ă© causado quando a tensĂ£o de igniĂ§Ă£o Ă© extremamente alta (desgaste elevado) ou existem resĂ­duos como, por exemplo, sujeira ou Ă¡gua sobre o isolador (uso de cabos de igniĂ§Ă£o de mĂ¡ qualidade, deteriorados ou danificados).
Efeitos: falhas de igniĂ§Ă£o.
SoluĂ§Ă£o: substituir as velas e cabos de igniĂ§Ă£o.


16) Danos no isolador cerĂ¢mico 
O isolador cerĂ¢mico apresenta uma trinca ou quebra longitudinal.
Causas: aplicaĂ§Ă£o de força excessiva no corpo do isolador no sentido transversal. Exemplos: mĂ¡ utilizaĂ§Ă£o da chave de vela, esforço lateral na remoĂ§Ă£o do cabo de igniĂ§Ă£o.
Efeitos: falhas de igniĂ§Ă£o.
SoluĂ§Ă£o: substituir as velas de igniĂ§Ă£o.

Velas de igniĂ§Ă£o Bosch para motocicletas 
A Bosch leva seu know-how no desenvolvimento de tecnologias que proporcionam menor consumo de combustível e emissões de poluentes dos carros de passeio para o segmento duas rodas.
Com um portfĂ³lio que atende mais de 95% da frota nacional de veĂ­culos duas rodas, a empresa disponibiliza velas de igniĂ§Ă£o para motos das marcas Agrale-Deutz, Dafra, Honda, Kasinski, Kawasaki, KTM, Sundown Motos, Suzuki, Traxx Motos e Yamaha.
As velas Bosch sĂ£o as Ăºnicas que possuem em 100% do portifĂ³lio um exclusivo tratamento de nĂ­quel na carcaça, o que oferece maior resistĂªncia contra corrosĂ£o causada pelo etanol ou combustĂ­veis de mĂ¡ qualidade. Isso facilita e proporciona mais segurança ao processo de retirada da vela no momento da troca ou revisĂ£o.
Reagindo perfeita mente Ă s frequentes mudanças das condições de direĂ§Ă£o - como as que sĂ£o demandadas nas grandes cidades - tambĂ©m proporcionam reduĂ§Ă£o no consumo de combustĂ­vel e emissĂ£o de gases poluentes.
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