Iveco lança Stralis de 9 Litros com transmissĂ£o automatizada de sĂ©rie

A Iveco consolida o cĂ¢mbio automatizado como um item de sĂ©rie em toda a sua gama de caminhões pesados Stralis Ecoline. Agora, o equipamento passa a estar disponĂ­vel na versĂ£o do veĂ­culo com motor de 360 cavalos de potĂªncia

Texto e fotos: Iveco

A Iveco traz um lançamento que torna a gama Stralis Ecoline mais completa durante a Fenatran 2013, o 19º SalĂ£o Internacional do Transporte, que serĂ¡ realizado entre 28 de outubro e 1º de novembro, no Anhembi, em SĂ£o Paulo (SP). Depois do sucesso da introduĂ§Ă£o do motor Iveco FPT Cursor de 9 litros nos consagrados modelos Stralis feita no segundo semestre do ano passado, a Iveco passa a adotar o cĂ¢mbio automatizado como item de sĂ©rie em sua linha de caminhões pesados. 


A partir de agora, as versões com motores de 360 cavalos possuem a transmissĂ£o ZF 16 AS 2230 de 16 velocidades, a ZF AS-Tronic. Os veĂ­culos contemplados pela novidade sĂ£o os modelos 460S36T 4x2, e o 530S36T 6x2.
AtĂ© hoje, no Brasil, a transmissĂ£o automatizada equipava apenas caminhões da linha Premium. "Com esta novidade, a Iveco contempla os clientes que buscam alta tecnologia nas linhas mais bĂ¡sicas de veĂ­culos", diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco.
A transmissĂ£o automatizada Ă© calibrada de modo a garantir uma conduĂ§Ă£o eficiente, assegurando a melhor marcha de acordo com a rotaĂ§Ă£o do motor e condiĂ§Ă£o de operaĂ§Ă£o. Graças a este recurso tecnolĂ³gico, Ă© possĂ­vel melhorar significativamente a eficiĂªncia do caminhĂ£o, aliando alto desempenho com baixo consumo de combustĂ­vel.
A apresentaĂ§Ă£o do “Pesado Automatizado de Entrada” feita pela Iveco acontece em um momento estratĂ©gico no panorama de vendas de caminhões pesados. “AlĂ©m do recente lançamento do extrapesado Stralis Hi-Way, a chegada do nosso Stralis Ecoline automatizado com motor Cursor de 9 Litros aumenta o leque de opções para os nossos clientes, que terĂ£o um produto de excelĂªncia em qualquer gama de potĂªncia que temos disponĂ­vel”, comenta Alcides Cavalcanti.
Um dos principais benefĂ­cios da transmissĂ£o Ă© a facilidade de operaĂ§Ă£o para o motorista, que nĂ£o precisa realizar centenas de trocas de marchas ao longo do dia, permitindo que ele fique mais descansado e atento ao trĂ¢nsito. Para frotistas, a economia de consumo de combustĂ­vel tambĂ©m Ă© um grande atrativo.
Por ser uma transmissĂ£o que nasceu automatizada, a ZF AS-Tronic Ă© mais leve do que as transmissões convencionais. Ela nĂ£o Ă© sincronizada, o que aumenta sua eficiĂªncia e diminui a manutenĂ§Ă£o. E oferece um baixo nĂ­vel de ruĂ­do devido Ă s suas engrenagens helicoidais.
A Rede Iveco de ConcessionĂ¡rias, hoje composta por 109 pontos de venda espalhados por todo o Brasil, jĂ¡ estĂ¡ preparada para prestar serviços aos novos Stralis de 9 Litros Automatizado.
A versĂ£o exposta no estande Iveco na Fenatran Ă© a 460S36T Eurotronic, com cabine leito de teto alto, tanque de 600 litros (mais um opcional de 220 litros), rodas de alumĂ­nio, defletores de ar, box tĂ©rmico e sistema de gerenciamento Frota FĂ¡cil.