Checkauto evita R$ 1.137.930,00 em prejuĂ­zos ao consumidor no mĂªs de setembro

Cerca de R$ 123,7 mil do total referem-se Ă  restriĂ§Ă£o de KM, HistĂ³rico de LeilĂ£o e de Recall

Texto e foros: Checkauto

Uma economia de R$ 1.137.930,00. Este foi o total que a Checkauto – empresa do Grupo DEKRA Brasil, lĂ­der mundial em inspeções e vistorias – impediu de perdas ao consumidor em setembro. O montante de prejuĂ­zos evitados no perĂ­odo considera trĂªs fatores preponderantes na avaliaĂ§Ă£o das restrições em veĂ­culos e que ocasionam perdas ao bolso do cliente: “AdulteraĂ§Ă£o de Quilometragem”, “HistĂ³rico de LeilĂ£o” e “Recall”.


LuĂ­s Neca, gerente da Checkauto, explica que as ocorrĂªncias com relaĂ§Ă£o Ă  adulteraĂ§Ă£o de hodĂ´metros tĂªm sido um dos principais pontos de alerta no mercado, e atenta para realizaĂ§Ă£o da vistoria antes da compra de um usado. “Um veĂ­culo pode ter sua quilometragem adulterada facilmente. Isso normalmente acontece com os bens que jĂ¡ possuem maior tempo de uso. Por consequĂªncia, quem opta por adquirir um carro sem verificar esse item, corre o risco de pagar uma conta absurda no final”, afirma o gerente.
Segundo levantamento realizado pela Checkauto, em setembro, do total de consultas realizadas pela companhia, 1,78% apresentou informaĂ§Ă£o relacionada Ă  adulteraĂ§Ă£o de quilometragem. “Ainda Ă© preciso fazer um trabalho profundo para conscientizar o consumidor brasileiro sobre esse problema, e minimizar os riscos que ele corre ao fazer uma compra sem verificar a restriĂ§Ă£o. O mercado precisa ser melhor abastecido com informações a respeito do problema, sabendo, inclusive, que a prĂ¡tica Ă© crime”, ressalta Neca.
As restrições “HistĂ³rico de LeilĂ£o” e “HistĂ³rico de Recall”, preponderantes para aquisiĂ§Ă£o do bem, tambĂ©m foram apontadas como fatores de risco para o consumidor, de acordo com o executivo da Checkauto. “Do total de consultas realizadas pela Checkauto 8,42% vieram com a informaĂ§Ă£o ‘HistĂ³rico de LeilĂ£o’ o que nĂ£o necessariamente implica num mau negĂ³cio. Geralmente, o consumidor brasileiro desmerece automaticamente qualquer automĂ³vel que jĂ¡ tenha passado por leilĂ£o, porĂ©m Ă© importante nĂ£o generalizar, jĂ¡ que vĂ¡rios bens comercializados por este canal estĂ£o em bom estado. Mas como o veĂ­culo adquirido em leilĂ£o Ă© vendido no estado em que se encontra, Ă© imprescindĂ­vel que ele passe por uma avaliaĂ§Ă£o tĂ©cnica antes de ser comprado”, esclarece.
Com relaĂ§Ă£o Ă s consultas de “HistĂ³rico de Recall”, trata-se de um assunto ainda desconhecido por parte da populaĂ§Ă£o. Poucos sabem, na verdade, quando o veĂ­culo deve/deveria ter passado pelo chamado da montadora. “A falta de informaĂ§Ă£o mostra o quanto poucos modelos seguiram a orientaĂ§Ă£o da fabricante, o que pode trazer problemas sĂ©rios”, alerta Neca.
O DossiĂª Veicular Checkauto traz informações positivas e negativas de um determinado automĂ³vel, dentre elas, problemas administrativos, tributĂ¡rios e judiciais; ocorrĂªncias de roubo e furto; existĂªncia de multas; histĂ³ricos de quilometragem; acidentes; sinistro; recall; decodificador de chassi (tecnologia que verifica se o chassi informado realmente confere com a base do Denatran ou Detran); duplicidade de motor; registro do veĂ­culo; licenciamento e emplacamento; precificaĂ§Ă£o; garantia de procedĂªncia; e inspeĂ§Ă£o veicular.
A Checkauto Ă© um sistema que utiliza diversos bancos de dados pĂºblicos e privados, que permitem uma negociaĂ§Ă£o muito mais justa e transparente para os dois lados envolvidos na compra e venda de um veĂ­culo.
A companhia jĂ¡ efetuou mais de nove milhões de consultas, possui mais de 80 milhões de registros veiculares e conta com mais de 70 mil usuĂ¡rios cadastrados. “Por este motivo, a empresa consegue ser um termĂ´metro de como estĂ£o sendo vendidos / comprados os automĂ³veis usados e seminovos no Brasil”, conclui o executivo.