BRASIL JÁ DISPÕE DE TECNOLOGIA PARA PRODUZIR VEÍCULOS 100% EM COMPÓSITOS E SUSTENTÁVEIS
Projeto
Sofia e programa para reciclagem foram destaques no SITEP 6, evento promovido
pela MVC e referência mundial no segmento de plásticos de engenharia
Texto e fotos: Secco Consultoria
O Brasil já dispõe de tecnologia para
produzir veículos 100% em compósitos. Batizado de Projeto Sofia, o novo
conceito de fabricação de carrocerias automotivas foi um dos destaques da 6ª
edição do Seminário Internacional de Tecnologia em Plásticos (SITEP), realizado
no último dia 24, em Curitiba. Desenvolvida pela MVC, empresa brasileira líder
no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e
pertencente às Empresas Artecola e à Marcopolo, a tecnologia brasileira utiliza
vários materiais revolucionários e processos combinados que proporcionam
redução de peso entre 30% e 40%, comparado com o sistema tradicional de
fabricação de carrocerias de veículos, e de até 15% no custo total.
O novo conceito pode
ser aplicado para os segmentos automotivo e ferroviário para a fabricação de
carrocerias de automóveis, vans, caminhões, ônibus, vagões, baús frigoríficos,
trailers e furgões. Inovador, totalmente sustentável e desenvolvido 100% em
plástico de engenharia, o produto final é um kit que pode ser montado em poucas
horas e sem grandes investimentos em ferramental e meios de produção e oferece
desempenho superior (mecânico, qualidade do acabamento superficial e durabilidade),
simplicidade no processo, baixo investimento e materiais compósitos recicláveis
e diferenciados.
Sustentabilidade
e reciclagem de compósitos
Outro destaque do
SITEP 6 foi o tema sustentabilidade, com o balanço de dois anos do Projeto
Devolva, de reciclagem de compósitos. O programa permite a correta destinação
de resíduos sólidos, como a fibra de vidro, poliuretano e compósitos
reforçados, por meio da logística reversa, para reduzir o impacto causado à
natureza. Este é o primeiro projeto no segmento de compósitos reforçados com fibra
de vidro que leva em consideração toda a cadeia produtiva, não focando apenas
na reciclagem mas, sim, na sustentabilidade.
De acordo com Gilmar
Lima, diretor-geral da MVC, a participação no Projeto Devolva faz parte do
compromisso ambiental da empresa. “No Brasil, cerca de 40 mil toneladas de
resíduos (entre rebarbas de processos e peças com defeitos) de compósitos
reforçados com fibra de vidro são enviadas anualmente para aterros sanitários
pelas empresas. Para evitar o descarte inadequado, a MVC promove a destinação
correta desse tipo de material e já reduziu o descarte em mais de 300
toneladas, contribuindo para o futuro das próximas gerações”, explica o
executivo.
Referência mundial no segmento de plásticos de
engenharia
Promovido pela MVC, o
SITEP 6 teve como foco a criatividade e a aplicação de novas tecnologias, com
exposição de peças fabricadas nos processos de RTM Light, RTM-S, SMC, Vacuum
Forming, VFC Natural, VF-Soft e Infusão, além de demonstrações interativas de
projetos. Realizado a cada dois anos, tem o objetivo de atualizar os
profissionais do segmento sobre as novas tendências, tecnologias e conceitos,
debater e promover as vantagens e benefícios dos plásticos de engenharia e
divulgar novos produtos e materiais para os setores da construção civil,
transporte, automotivo, energia eólica e aeroespacial.
O seminário contou com
a participação de cerca de 250 profissionais de 85 empresas, de 11 países do
mundo, e palestrantes do Bahrein, Brasil, Estados Unidos, França e Turquia,
além da economista Lídia Goldenstein, que abordou o tema Economia Criativa.
0 Comentários