Ágil,
econômico e versátil, caminhão leve Accelo da Mercedes-Benz é a melhor solução
para distribuição de carga nas cidades
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Destaque:
Accelo 1016 é o primeiro caminhão leve do mercado equipado com freio ABS de
série
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Exclusividade:
Configuração 6x2 (com 3º eixo montado por implementadores) eleva o PBT do
Accelo 1016 para 13.000 kg, aumentando a produtividade no transporte
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Pioneirismo:
Accelo 1016 VUC com capacidade para transporte de 6 paletes altos de bebidas
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Novidade:
FleetBoard estará disponível para o Accelo em 2014
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Accelo
815, o “Mercedinho”, dá sequência a uma trajetória de mais de 40 anos de
sucesso dos caminhões leves da marca no Brasil
Texto e fotos: Mercedes
Com atributos como
agilidade, versatilidade e baixo custo operacional, o caminhão leve Accelo da
Mercedes-Benz – nas versões 815 para 8 toneladas de PBT e 1016 para 10
toneladas – é a melhor solução para o transporte e a distribuição urbana de
cargas e produtos, como também para curtas distâncias rodoviárias. Devido a
suas dimensões compactas, ele é perfeito para o trânsito intenso das grandes
cidades, atendendo às legislações de restrição de circulação, como a categoria
VUC (Veículo Urbano de Carga) de São Paulo.
Esses diferenciais do
Accelo ganham evidência na Fenatran – 19º Salão Internacional do Transporte, a
maior feira do setor no Brasil e na América Latina. O evento será realizado,
entre 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em
São Paulo. Em seu estande, a marca irá destacar especialmente as
vantagens exclusivas que o Accelo 1016 versão 13 ton com 3º eixo proporciona
aos clientes, como mais produtividade e rentabilidade.
“Com 3º eixo montado por implementadores do
mercado, o Accelo 1016 foi o primeiro caminhão leve a alcançar 13.000kg de
PBT”, diz Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da
Mercedes-Benz do Brasil. “Essa característica exclusiva resulta em cerca de 9.000kg
de carga útil mais equipamento, capacidade maior do que a oferecida até mesmo
por caminhões médios 4x2 de outras montadoras. Aliado a isso, por ser um caminhão
compacto com plataforma de carga baixa, fácil acesso à cabina e reduzido
círculo de viragem, o Accelo 1016 proporciona mais agilidade e produtividade na
distribuição urbana”.
De acordo com o executivo, o Accelo 1016 é também
o único VUC que permite o transporte de 6 paletes altos de 1.250 kg para 42
caixas de bebidas cada um. “Isso significa que o cliente leva mais carga por
viagem, 42 caixas a mais, aumentando em 20% a produtividade no transporte, ou
seja, proporcionando mais rentabilidade para os seus negócios”.
Para o Accelo 1016 6x2 atingir o PBT de 13
toneladas é necessário que o veículo esteja equipado com o câmbio MB G-56 de 6
marchas e relação do eixo traseiro i = 4,30.
Accelo
1016 é o primeiro caminhão leve a receber freio ABS de
série
A mais recente novidade do Accelo 1016 foi a introdução do sistema ABS
como item de série. Este recurso evita que as rodas travem durante o processo
de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em
situações adversas, principalmente nos casos em que a pista esteja
escorregadia.
Ao oferecer ao condutor maior controle do caminhão, o ABS auxilia na
prevenção de eventuais acidentes. Isso resulta em eficiência máxima e menor
espaço de frenagem, com maior
segurança em qualquer condição de aderência da pista.
Outro importante benefício proporcionado pelo sistema ABS é a redução de
custos de manutenção. O sistema controla individualmente a frenagem em cada
roda, evitando que elas travem e que os pneus se desgastem irregularmente. Isso
previne trocas precoces de pneus, minimizando os custos de manutenção.
FleetBoard é novidade do Accelo para 2014
A partir de 2014, o sistema de
gestão de frota FleetBoard estará disponível para toda a linha de caminhões
Mercedes-Benz, o que inclui os modelos Accelo 815 e 1016.
Esta
avançada solução tecnológica da própria marca propicia redução nos custos
operacionais, considerando o consumo de combustível e as manutenções. A
telemática possibilita ainda diagnóstico remoto de falhas, manutenção
preventiva e análise do comportamento do motorista ao volante.
Accelo
permite o uso das maiores carroçarias do mercado
Na versão com
distância entreeixos de 4,4 metros, o Accelo 1016 permite o uso de carroçarias com o maior
comprimento do mercado: 6,6 metros (4x2) ou 8,2 metros (6x2). Além
disso, o Accelo 1016, assim como o Accelo 815, com entreeixos de 3.100 mm,
permitem a utilização da maior carroçaria de caminhões VUC do mercado, de 4,5
metros de comprimento, sem
necessidade de qualquer retrabalho pelo implementador. Com isso, asseguram
o transporte de grandes volumes e elevada capacidade de carga útil,
proporcionando produtividade máxima para o transportador.
“Com cerca de 20 m³ de capacidade volumétrica de
carga, o Accelo VUC transporta o equivalente a duas caminhonetes asiáticas com
baú de 3 metros de comprimento”, compara Gilson. “E quando se fala em peso, a
capacidade de carga útil do Accelo 1016 com 3º eixo substitui até cinco destas
caminhonetes. Ou seja, o caminhão leve Mercedes-Benz faz menos viagens para a
mesma quantidade de carga, reafirmando a sua alta produtividade e reduzindo os
custos do cliente”.
Exclusivo
trem de força é o diferencial para transportar 13 toneladas com excelente
desempenho
A versão 6x2 do Accelo 1016 foi especialmente
desenvolvida para oferecer maior capacidade de carga, sem abrir mão do
excelente desempenho, força, robustez, resistência e durabilidade. Isso se deve
ao exclusivo trem-de-força, a começar pelo motor OM 924 LA de 4 cilindros e 4,8
litros, com tecnologia BlueTec 5, também utilizado em caminhões semipesados,
como o Atego de 17 toneladas de PBT.
O motor OM 924
LA do Accelo 1016 oferece 156 cv de potência a 2.200 rpm, com elevado torque de
610 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. Dessa forma, propicia acelerações mais rápidas,
melhores retomadas e maior velocidade média, com agilidade necessária à
operação de transporte urbano.
A versão do
Accelo 1016 com PBT 13 toneladas conta com o exclusivo câmbio Mercedes-Benz
G-56 de 6 marchas, que oferece melhor desempenho e robustez. De escalonamento
suave e preciso, contribui para melhor dirigibilidade, aspecto essencial no
tráfego intenso das cidades, com excelente desempenho também nas aplicações
intermunicipais e rodoviárias.
Completam o trem-de-força do Accelo 1016 a
embreagem reforçada de 362 mm, o eixo traseiro com capacidade técnica para 6,4
toneladas, com relação de redução de 4,3, e os pneus radiais de 235 mm de
largura. Esse conjunto proporciona excelentes níveis de robustez e resistência
para o transporte urbano de carga.
Facilidade
de manobra otimiza a produtividade do motorista
Caminhão ideal para os grandes centros, o Accelo
tem maior flexibilidade de utilização e atende à legislação VUC, podendo
circular até mesmo em zonas de restrição, como as existentes na cidade de São
Paulo.
As dimensões compactas e o reduzido círculo de
viragem (o menor da categoria, até 1,2 metro menor que os concorrentes) tornam
o Accelo um caminhão perfeito para o tráfego intenso das grandes cidades. Ele
movimenta-se com extrema facilidade, mesmo em vias estreitas e no interior dos
bairros. O elevado torque assegura rapidez nas entregas, mesmo em regiões com
ladeiras acentuadas.
Accelo oferece conforto e ergonomia
inegualáveis no segmento
O caminhão leve
Accelo da Mercedes-Benz oferece confortos inigualáveis em sua categoria. O
interior da cabina assegura excelente comodidade. Os bancos confortáveis para o
motorista e os acompanhantes e a ótima ergonomia interna propiciam facilidade e
praticidade à operação de transporte. A disponibilidade de ar condicionado,
item opcional, amplia notavelmente o bem-estar a bordo, reduzindo o stress da
atividade diária e contribuindo para maior produtividade.
O painel de
instrumentos, com computador de bordo e tecla de navegação, traz melhor
visualização e simplifica a operação pelo motorista. Outra vantagem muito
importante é que o painel traz funções que auxiliam o condutor a operar o
veículo de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação do consumo
de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l.
Além dos freios
a tambor (série para 815) e a disco (série para 1016 e opcional para 815), o
Accelo conta com disponibilidade do exclusivo freio-motor Top Brake (série para
1016 e opcional para 815), o que oferece mais segurança, menor consumo de
combustível e maior durabilidade dos componentes do sistema de freio. O
freio-motor convencional é item de série para o Accelo 815.
Accelo é reconhecido pelo reduzido custo operacional
Os caminhões leves Accelo são especialmente
reconhecidos pelos clientes pelo reduzido custo operacional. Com a avançada e
exclusiva tecnologia BlueTec 5, eles se destacam por motores até 6% mais
econômicos.
Além do menor consumo de combustível e dos baixos
níveis de emissões, o motor do Accelo se destaca pelos maiores intervalos de
troca de óleo. No serviço severo, por exemplo, chega a 45.000 km. Isso aumenta
a disponibilidade do caminhão e, consequentemente, amplia a rentabilidade do
cliente.
Accelo
atende a uma ampla variedade de aplicações
Além do segmento de bebidas, a exclusiva
capacidade de carga útil do Accelo 1016 com 3º eixo traz excelente
produtividade ao transporte de botijões de gás e combustíveis, material de
construção, grandes magazines e atacadistas, além das plataformas de
autossocorro, entre outras aplicações.
Em sua configuração original 4x2, o Accelo 1016
tem PBT de 9.600 kg, assegurando uma elevada
capacidade de carga útil mais equipamento de 6.200 kg.
Juntamente com o Accelo 815, o “Mercedinho”, com PBT de 8.300 kg, atendem a uma ampla variedade de aplicações,
como o transporte de alimentos, hortifrutigranjeiros, materiais de construção,
móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, decoração, produtos frigorificados,
setor atacadista e autossocorro. Para tanto, utilizam principalmente
carroçarias como baú, carga seca aberta, baú frigorificado, plataformas de
autossocorro e diversos outros implementos.
Os caminhões
Accelo são ideais para distribuição de mercadorias e para entrega e coleta de
cargas e produtos em trajetos urbanos e intermunicipais. São indicados também
para curtas distâncias rodoviárias e zonas rurais.
Durabilidade dos motores na linha Accelo
O Accelo dá
continuidade a uma trajetória de sucesso de mais de 40 anos dos caminhões leves
Mercedes-Benz no Brasil. Desde o pioneiro 608 D de 1972 já são cerca de 200.000
unidades comercializadas no País.
Os motores que
equipam o Accelo 815 e o 1016 possuem a maior durabilidade do mercado,
característica reconhecida dos “Mercedinhos”.
Tanto o Accelo
815, quanto o Accelo 1016, são equipados com o motor eletrônico
Mercedes-Benz OM 924 LA de 4 cilindros e
156 cv de potência. O elevado torque (580 Nm no Accelo 815 e 610 Nm no Accelo
1016) assegura acelerações mais rápidas, melhores retomadas e maior velocidade
média. Com mais potência e torque, oferecem melhor desempenho e maior agilidade
no transporte de cargas.
Os caminhões
Accelo são equipados, de série, com câmbio de 5 marchas. Já o Accelo 1016 pode
receber, opcionalmente, o inédito câmbio Mercedes-Benz G-56 de 6 marchas, que
se destaca por um melhor desempenho e maior robustez, sendo obrigatório na
aplicação de 13.000 kg de PBT.
De
escalonamento suave e preciso, o câmbio G-56 contribui para maior conforto de
dirigibilidade, aspecto essencial no tráfego intenso das cidades, com excelente
desempenho também nas aplicações intermunicipais e rodoviárias.
Linha
Accelo
Modelo
|
Motor
|
PBT (kg)
|
Entreeixos
(mm)
|
815
|
OM 924 LA BlueTec5
156 cv @ 2.200 rpm
580 Nm @ 1.200-1.600 rpm
|
8.300
11.000 (3º.eixo)
|
3.100/3.700/4.400
|
1016
|
OM 924 LA BlueTec5
156 cv @ 2.200 rpm
610 Nm@ 1.200-1.600 rpm
|
9.600
13.000 (3º.eixo)
|
3.100/3.700/4.400
|
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