O novo carro da Ford tem preços que variam entre R$ 49.990 e R$ 58.990

Texto: Eduardo Abbas

É preciso usar uma expressĂ£o americana para definir o novo modelo da Ford: UAU! A apresentaĂ§Ă£o do novo modelo, que Ă© montado na fĂ¡brica do MĂ©xico, surpreende em design e acabamento, alĂ©m de vĂ¡rios itens de segurança a conforto que embarcaram nesse novo modelo de um carro de sucesso, o New Fiesta Sedan. A proposta Ă© aprimorar, segundo a montadora, o conceito dos sedĂ£s compactos Premium e ser uma nova referĂªncia no mercado brasileiro. O design exibe formas que combinam muito bem classe com esportividade, aliando a funĂ§Ă£o caracterĂ­stica de um sedĂ£ de quatro portas. Diferentemente de um trĂªs volumes convencional, como sĂ£o chamados os sedĂ£s, o New Fiesta exibe uma traseira curta, lanternas modernas, pĂ¡ra-choque encorpado e porta-malas com capacidade de 465 litros.


Eu fui convidado a testar essa novidade pelas estradas da regiĂ£o de Campos do JordĂ£o, no interior de SĂ£o Paulo. No percurso que correspondia a 90 km, percorremos estradas de vĂ¡rios trechos de subida, descidas retas e curvas sinuosas, caminho esse que conseguiu colocar Ă  prova tudo que o carro diz ter e fornecer. Um dos pontos fortes Ă© a mecĂ¢nica. O New Fiesta Sedan Ă© um modelo com classificaĂ§Ă£o A em termos de consumo de combustĂ­vel e eficiĂªncia, segundo os Ă­ndices do programa INMETRO/CONPET. O motor Ă© o moderno Sigma 1.6 16V TiVCT, produzido em alumĂ­nio e com duplo comando de vĂ¡lvulas variĂ¡vel e independente, que desenvolve 130 cv com tecnologia flex de Ăºltima geraĂ§Ă£o. Conta com o sistema de partida a frio "Ford Easy-Start", que dispensa o tradicional “tanquinho” de gasolina usado nos veĂ­culos flex. Duas opções de transmissĂ£o estĂ£o disponĂ­veis para o modelo: a manual IB5 com cinco velocidades e a PowerShift, com seis e que utiliza a tecnologia de dupla embreagem permitindo trocas muito mais rĂ¡pidas sem perda de torque.


Seguimos em trĂªs pessoas no carro, utilizando o modelo TITANIUM automĂ¡tico, sempre com o ar condicionado ligado e conversando entre nĂ³s durante a viagem, pois o modelo Ă© muito silencioso. É tambĂ©m um sedan rĂ¡pido, usando a potĂªncia do motor que gera 130 cv e 125 cv, respectivamente, com etanol e gasolina e segundo a montadora, ele atinge a velocidade mĂ¡xima de 190 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos com etanol. A versĂ£o PowerShift faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina. Na versĂ£o manual, seu consumo Ă© de 8,0 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina na cidade, e de 9,7 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada. No quesito segurança, que Ă© um dos pilares do projeto do New Fiesta e atestada pelos resultados de testes internacionais, como Euro NCAP, Latin NCAP e Insurance Institute for Highway Safety, que o classificaram com o padrĂ£o mais alto da categoria tanto na proteĂ§Ă£o de adultos como de crianças.


O conforto interno em dirigir e a sensaĂ§Ă£o de se sentir seguro dentro do carro surpreendem. Ele vem com duplo airbag e freio ABS de sĂ©rie e tambĂ©m oferece um conjunto de sete airbags na versĂ£o Titanium: dois dianteiros, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista. Conta ainda com sistema Isofix para a fixaĂ§Ă£o de cadeiras infantis. Tem ainda controle eletrĂ´nico de estabilidade e traĂ§Ă£o (sistema AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, acendimento automĂ¡tico das luzes de emergĂªncia em frenagens bruscas, alertando os motoristas que vĂªm atrĂ¡s.


O New Fiesta Sedan oferece tecnologias como o exclusivo sistema multimĂ­dia SYNC, com comandos de voz em portuguĂªs, alĂ©m de tocador de CD/MP3, tem conexĂ£o para iPod, USB e seis alto-falantes. Uma novidade Ă© a chave de segurança MyKey, outro item de tecnologia avançada que permite programar a velocidade mĂ¡xima, o volume do som, disparar avisos sonoros e impedir o desligamento dos sistemas de assistĂªncia ativa quando o carro Ă© usado por outra pessoa. Nesse ambiente pra lĂ¡ de agradĂ¡vel, completamos o nosso percurso voltando para Campos do JordĂ£o e testando o carro na serra. Sem muito esforço ele superou a subida sem qualquer susto e sem perder potĂªncia, mesmo com todos os componentes de conforto ligados, entre eles o ar-condicionado digital.


O modelo de entrada, o SE, vem equipado com direĂ§Ă£o elĂ©trica, vidros elĂ©tricos com abertura e fechamento global, freio ABS, duplo airbag, sistema AdvanceTrac com controle eletrĂ´nico de estabilidade e traĂ§Ă£o e assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital e sistema SYNC com comandos de voz em portuguĂªs. Ele parte de R$49.990 na versĂ£o manual e com a transmissĂ£o PowerShift sai por R$53.640, jĂ¡ o topo de linha Titanium oferece tambĂ©m: 7 airbags, bancos e volante em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle automĂ¡tico de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automĂ¡tico dos farĂ³is, espelho retrovisor interno eletrocrĂ´mico e pacote de acabamento Titanium (painel central em "black piano" e grade dianteira cromada). Ele chega com preço de R$55.340 com cĂ¢mbio manual e de R$58.990 na versĂ£o PowerShift. AlĂ©m de todos esses itens, tĂªm trĂªs anos de garantia, revisões com preço fixo atĂ© os 60.000 km e oferece Seguros Ford com preço competitivo e sem perfil do condutor.


É a Ford surpreendendo de novo com sua nova visĂ£o global, e o New Fiesta Sedan Ă© o mais novo filho que deve continuar a tradiĂ§Ă£o de vendas que seu antecessor sempre atingiu.