O novo modelo vem com tudo e mais um pouco, partir de R$ 23.290
Texto: Eduardo Abbas
Marque esse dia na sua agenda: 13 de novembro de 2012. A Renault do Brasil começa a mudar a sua cara e entrar mais forte no mercado mais concorrido do mundo, o brasileiro, com o Novo Clio. O carro popular da montadora recebeu de seus projetistas e designers tudo o que existe de melhor no desenvolvimento mecânico e estético e garante um preço pra lá de atraente.
Eu fui convidado para conhecer de perto essa nova jóia
da montadora francesa, um exemplo de audácia e sofisticação mesmo em se
tratando de um carro voltado ao público mais jovem ou mesmo a nova
classe C de consumidores. O Novo Clio chega ao mercado como o modelo com
o melhor nível de consumo de combustível da sua categoria, já que ele
obteve a nota “A” na categoria “Subcompacto” do “Programa Brasileiro de
Etiquetagem Veicular”, tanto na versão de entrada como na equipada com
ar-condicionado e direção hidráulica.
Essa nova condição de economia se deve muito ao novo propulsor. Sob o
capô está o motor 1.0 16V Hi-Power, resultado do know-how adquirido
pela Renault na Fórmula 1, que ajudou muito no desenvolvimento de
propulsores mais modernos, econômicos e menos poluentes. Nos resultados
dos testes realizados pelo Instituto Nacional de Metrologia,
Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), quando abastecida com
etanol, a versão equipada com ar-condicionado e direção hidráulica anota
9,1 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada).
Com gasolina, a média de consumo fica em 13,1 km/l (cidade) e 14,3
km/l (estrada). O modelo sem ar e direção obtém índices ainda melhores:
9,5 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada). Com gasolina, são 14,3 km/l
(cidade) e 15,8 km/l (estrada). Outra característica do modelo é a baixa
emissão de CO2, uma das normas que vão vigorar no Brasil somente em
2015.
Em comparação com o antigo 1.0 16V Hi-Flex, o novo propulsor 1.0 16V
Hi-Power tem 71 peças modificadas. Foram mais de 6 mil horas de ensaios
de durabilidade/confiabilidade em dinamômetro, 10.000 quilômetros de
testes em temperaturas extremas (entre 5ºC e 40ºC) e 200 mil quilômetros
em ensaios de rodagem acelerados em veículo. O novo modelo ganhou em
potência, são 80 cv com o uso do etanol e 77 cv usando gasolina, a 5.750
rpm. O torque também melhorou. Agora são 10,1 kgfm, com gasolina, e
10,5 kgfm com etanol, a 4.250 rpm e faz 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e
chega a 168 km/h de velocidade máxima. Com gasolina, a aceleração de 0 a
100 km/h é feita em 14,3 segundos e a velocidade final fica em 167
km/h.
Pudemos comprovar no teste feito em torno da Lagoa Rodrigo de
Freitas, na cidade do Rio de Janeiro, que o novo motor responde bem em
situação de tráfego pesado, com o ar condicionado ligado e chovendo,
mesmo assim é agradável dirigir em condições extremas. O desempenho em
retas e a suave troca de marchas nos remetem a modelos mais sofisticados
e que pouco ou quase nada “cansam” o motorista nas variáveis que todo
carro projetado para a cidade/estrada tem que passar. O modelo tem ainda
uma nova identidade visual adotada pela Renault na Europa e em outros
países do mundo.
A frente do carro foi totalmente modificada, com adoção de novos
faróis, pára-choques, capô e entradas de ar e a diminuição da grade
frontal. Abaixo, uma grande tomada de ar em formato trapezoidal dá um
toque de agressividade ao modelo. Na traseira, foi incorporado um
aerofólio com brake-light, lanternas no formato ligeiramente triangular e
a tampa do porta-malas ganhou dois vincos horizontais.
Em termos de conforto interno, o Novo Clio tem o quadro de
instrumentos com marcadores de nível de combustível e temperatura além
do computador de bordo, conta-giros com grafismo moderno e com
Eco-monitor, zona demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de
acordo com o nível de economia de combustível que ela proporciona. Os
comandos do ar-condicionado e controles de ventilação têm novos botões,
de formato mais anatômico e com acabamento cromado. Os bancos tiveram a
textura do tecido modificada e estão com o padrão visual diferenciado.
Uma das novidades é a possibilidade de personalização interna e
externa de cada modelo, são mais de 288 combinações possíveis. Para isso
são oferecidas oito opções de cor: Bege Poivre, Cinza Quartz, Prata
Etoile, Vermelho Fogo (metálicas), além de Branco Glacier, Preto Opaco e
Vermelho Vivo (sólidas). A linha 2013 oferecerá ainda uma nova
tonalidade a mais: Branco Creme.
Tem ainda três kits de personalização disponíveis para o exterior: o Sport
que inclui saias laterais, spoiler na traseira e spoiler no pára-choque
dianteiro, com máscara do farol de neblina integrada, o Look
onde é possível personalizar o visual exterior do veículo,
acrescentando cores aos frisos laterais das portas e também nas capas
para os retrovisores externos nas cores da carroceria e o Adesivos em duas opções: Faixas Esportivas ou Desenho Geométrico.
Esses adesivos são instalados no capô e no teto do veículo, de acordo com o modelo escolhido. Para o interior tem o kit Estilo que
oferece inserir uma moldura colorida ao redor do rádio e das saídas de
ar e também no console central, onde estão o porta-copos, o
porta-moedas, o botão do pisca-alerta e a tomada 12 volts. Os
consumidores poderão escolher entre molduras nas cores vermelha, cinza
ou branca.
O Novo Clio, que é montado na Argentina, já esta sendo comercializado
e oferece duas versões de acabamento: Authentique (2 ou 4 portas) e
Expression (4 portas). A versão Authentique traz de série: computador de
bordo com oito funções, alarme sonoro de advertência de luzes acesas,
conta-giros com Eco-monitor, relógio digital e brake-light. O
ar-condicionado é opcional. Já a versão Expression agrega limpador,
lavador e desembaçador de vidro traseiro, ar quente, volante com o
contorno central do logo cromado e botões do painel com acabamento
cromado. A direção hidráulica e o ar-condicionado são opcionais. Em
ambas as versões são considerados acessórios o alarme e os vidros e
travas elétricas assim como o sistema de som que reproduz CD e arquivos
em MP3 e MWA, além de oferecer conexão via Bluetooth e entrada auxiliar,
do tipo USB.
Em se tratando de carros populares, a montadora francesa oferece mais
atrativos além dos equipamentos e melhorias mecânicas. Para segurança
dos consumidores eles ainda podem contar com três anos de garantia total
de fábrica (ou 100.000 km o que ocorrer primeiro), revisões com preço
fechado que engloba peças e mão de obra, e o “Pacote Preço Fechado”, que
inclui os principais componentes de desgaste natural do veículo como
amortecedores, pastilhas de freios, palhetas do limpador do pára-brisa
etc. além do “Renault Assistance”, um serviço de assistência técnica e
de socorro mecânico, com atendimento 24 horas oferecido gratuitamente
por 24 meses nos 212 pontos de vendas, que abrangem 82% do território
nacional.
Acreditando ser o Novo Clio o representante da Renault no segmento
com maior volume de vendas do mercado nacional e também com grande
número de concorrentes, já que em 2012 até o mês de outubro, foram
comercializadas 460 mil unidades em um universo de 2,56 milhões, a
montadora oferece o modelo com as seguintes versões e preços:
| AUTHENTIQUE 2 PORTAS | R$ 23.290,00 |
| AUTHENTIQUE 4 PORTAS | R$ 24.290,00 |
| EXPRESSION 4 PORTAS | R$ 24.950,00 |
Em termos percentuais, cerca de 20% do volume total do mercado
brasileiro de veículos de passeio ficam com o segmento B Hatch de
entrada e a Renault já esta jogando pesado para ter uma fatia desse
mercado.
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Novo Clio
1.0 16V Hi-Power
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Authentique
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Expression
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Arquitetura
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Carroceria
monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 2 ou 4 portas
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Motor
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1.0 16V Hi-Power
- Quatro tempos
bicombustível (etanol e/ou gasolina)
quatro cilindros em
linha e 16 válvulas
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Tração
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Dianteira
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Cilindrada
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999 cm³
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Diâmetro x
curso
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Taxa de
compressão
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12,0:1
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Potência
máxima (ABNT)
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80 cv (etanol)
@ 5.750 rpm / 77 cv (gasolina) @ 5.750 rpm
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Torque máximo
(ABNT)
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10,5 kgfm
(etanol) @ 4.250 rpm / 10,1 kgfm (gasolina) @ 4.250 rpm
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Alimentação
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Injeção
Eletrônica Multiponto Seqüencial
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Rodas
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Aço Estampado
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Pneus
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175/70 R13
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Suspensão
dianteira
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Tipo
MacPharson, triângulos inferiores
amortecedores hidráulicos telescópicos
com molas helicoidais
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Suspensão
traseira
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Rodas
semi-independentes, molas helicoidais
amortecedores hidráulicos telescópicos
verticais
com barra estabilizadora
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Freios
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Duplo circuito
em “X”
discos ventilados dianteiros, com
tambores traseiros, com
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Direção
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Mecânica,
diâmetro giro
(direção hidráulica disponível
opcionalmente)
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Câmbio
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Mecânico, 5
velocidades e marcha ré
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Relações de
marcha
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1ª......................4,09:1
2ª......................2,24:1
3ª......................1,39:1
4ª......................1,03:1
5ª......................0,79:1
Ré.....................2,36:1
Diferencial.........4,36:1
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Tanque de
combustível
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Porta-malas
(litros) min/max
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255 / 596
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Peso (em ordem
de marcha)
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Entre eixos
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Comprimento
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Altura
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Largura /
Largura com retrovisores
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Aceleração
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13,7 s
(etanol) / 14,3 s (gasolina)
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Velocidade
máxima
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Carga útil
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