O novo modelo vem com tudo e mais um pouco, partir de R$ 23.290

Texto: Eduardo Abbas

Marque esse dia na sua agenda: 13 de novembro de 2012. A Renault do Brasil começa a mudar a sua cara e entrar mais forte no mercado mais concorrido do mundo, o brasileiro, com o Novo Clio. O carro popular da montadora recebeu de seus projetistas e designers tudo o que existe de melhor no desenvolvimento mecânico e estético e garante um preço pra lá de atraente.


Eu fui convidado para conhecer de perto essa nova jóia da montadora francesa, um exemplo de audácia e sofisticação mesmo em se tratando de um carro voltado ao público mais jovem ou mesmo a nova classe C de consumidores. O Novo Clio chega ao mercado como o modelo com o melhor nível de consumo de combustível da sua categoria, já que ele obteve a nota “A” na categoria “Subcompacto” do “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”, tanto na versão de entrada como na equipada com ar-condicionado e direção hidráulica.
Essa nova condição de economia se deve muito ao novo propulsor. Sob o capô está o motor 1.0 16V Hi-Power, resultado do know-how adquirido pela Renault na Fórmula 1, que ajudou muito no desenvolvimento de propulsores mais modernos, econômicos e menos poluentes. Nos resultados dos testes realizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), quando abastecida com etanol, a versão equipada com ar-condicionado e direção hidráulica anota 9,1 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada).
Com gasolina, a média de consumo fica em 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). O modelo sem ar e direção obtém índices ainda melhores: 9,5 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada). Com gasolina, são 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada). Outra característica do modelo é a baixa emissão de CO2, uma das normas que vão vigorar no Brasil somente em 2015.


Em comparação com o antigo 1.0 16V Hi-Flex, o novo propulsor 1.0 16V Hi-Power tem 71 peças modificadas. Foram mais de 6 mil horas de ensaios de durabilidade/confiabilidade em dinamômetro, 10.000 quilômetros de testes em temperaturas extremas (entre 5ºC e 40ºC) e 200 mil quilômetros em ensaios de rodagem acelerados em veículo. O novo modelo ganhou em potência, são 80 cv com o uso do etanol e 77 cv usando gasolina, a 5.750 rpm. O torque também melhorou. Agora são 10,1 kgfm, com gasolina, e 10,5 kgfm com etanol, a 4.250 rpm e faz 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e chega a 168 km/h de velocidade máxima. Com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,3 segundos e a velocidade final fica em 167 km/h.
Pudemos comprovar no teste feito em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas, na cidade do Rio de Janeiro, que o novo motor responde bem em situação de tráfego pesado, com o ar condicionado ligado e chovendo, mesmo assim é agradável dirigir em condições extremas. O desempenho em retas e a suave troca de marchas nos remetem a modelos mais sofisticados e que pouco ou quase nada “cansam” o motorista nas variáveis que todo carro projetado para a cidade/estrada tem que passar. O modelo tem ainda uma nova identidade visual adotada pela Renault na Europa e em outros países do mundo.
A frente do carro foi totalmente modificada, com adoção de novos faróis, pára-choques, capô e entradas de ar e a diminuição da grade frontal. Abaixo, uma grande tomada de ar em formato trapezoidal dá um toque de agressividade ao modelo. Na traseira, foi incorporado um aerofólio com brake-light, lanternas no formato ligeiramente triangular e a tampa do porta-malas ganhou dois vincos horizontais.


Em termos de conforto interno, o Novo Clio tem o quadro de instrumentos com marcadores de nível de combustível e temperatura além do computador de bordo, conta-giros com grafismo moderno e com Eco-monitor, zona demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível que ela proporciona. Os comandos do ar-condicionado e controles de ventilação têm novos botões, de formato mais anatômico e com acabamento cromado. Os bancos tiveram a textura do tecido modificada e estão com o padrão visual diferenciado.
Uma das novidades é a possibilidade de personalização interna e externa de cada modelo, são mais de 288 combinações possíveis. Para isso são oferecidas oito opções de cor: Bege Poivre, Cinza Quartz, Prata Etoile, Vermelho Fogo (metálicas), além de Branco Glacier, Preto Opaco e Vermelho Vivo (sólidas). A linha 2013 oferecerá ainda uma nova tonalidade a mais: Branco Creme.


Tem ainda três kits de personalização disponíveis para o exterior: o Sport que inclui saias laterais, spoiler na traseira e spoiler no pára-choque dianteiro, com máscara do farol de neblina integrada, o Look onde é possível personalizar o visual exterior do veículo, acrescentando cores aos frisos laterais das portas e também nas capas para os retrovisores externos nas cores da carroceria e o Adesivos em duas opções: Faixas Esportivas ou Desenho Geométrico.
Esses adesivos são instalados no capô e no teto do veículo, de acordo com o modelo escolhido. Para o interior tem o kit Estilo que oferece inserir uma moldura colorida ao redor do rádio e das saídas de ar e também no console central, onde estão o porta-copos, o porta-moedas, o botão do pisca-alerta e a tomada 12 volts. Os consumidores poderão escolher entre molduras nas cores vermelha, cinza ou branca.
O Novo Clio, que é montado na Argentina, já esta sendo comercializado e oferece duas versões de acabamento: Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas). A versão Authentique traz de série: computador de bordo com oito funções, alarme sonoro de advertência de luzes acesas, conta-giros com Eco-monitor, relógio digital e brake-light. O ar-condicionado é opcional. Já a versão Expression agrega limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro, ar quente, volante com o contorno central do logo cromado e botões do painel com acabamento cromado. A direção hidráulica e o ar-condicionado são opcionais. Em ambas as versões são considerados acessórios o alarme e os vidros e travas elétricas assim como o sistema de som que reproduz CD e arquivos em MP3 e MWA, além de oferecer conexão via Bluetooth e entrada auxiliar, do tipo USB.
Em se tratando de carros populares, a montadora francesa oferece mais atrativos além dos equipamentos e melhorias mecânicas. Para segurança dos consumidores eles ainda podem contar com três anos de garantia total de fábrica (ou 100.000 km o que ocorrer primeiro), revisões com preço fechado que engloba peças e mão de obra, e o “Pacote Preço Fechado”, que inclui os principais componentes de desgaste natural do veículo como amortecedores, pastilhas de freios, palhetas do limpador do pára-brisa etc. além do “Renault Assistance”, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas oferecido gratuitamente por 24 meses nos 212 pontos de vendas, que abrangem 82% do território nacional.


Acreditando ser o Novo Clio o representante da Renault no segmento com maior volume de vendas do mercado nacional e também com grande número de concorrentes, já que em 2012 até o mês de outubro, foram comercializadas 460 mil unidades em um universo de 2,56 milhões, a montadora oferece o modelo com as seguintes versões e preços:

AUTHENTIQUE 2 PORTAS R$ 23.290,00
AUTHENTIQUE 4 PORTAS R$ 24.290,00
EXPRESSION 4 PORTAS R$ 24.950,00

Em termos percentuais, cerca de 20% do volume total do mercado brasileiro de veículos de passeio ficam com o segmento B Hatch de entrada e a Renault já esta jogando pesado para ter uma fatia desse mercado.

Novo Clio 1.0 16V Hi-Power

Authentique
Expression
Arquitetura
Carroceria monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 2 ou 4 portas
Motor
1.0 16V Hi-Power - Quatro tempos 
bicombustível (etanol e/ou gasolina)
quatro cilindros em linha e 16 válvulas
Tração
Dianteira
Cilindrada
999 cm³
Diâmetro x curso
69,0 mm x 66,8 mm
Taxa de compressão
12,0:1
Potência máxima (ABNT)
80 cv (etanol) @ 5.750 rpm  / 77 cv (gasolina) @ 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT)
10,5 kgfm (etanol) @ 4.250 rpm / 10,1 kgfm (gasolina) @ 4.250 rpm
Alimentação
Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial
Rodas
Aço Estampado
Pneus
175/70 R13
Suspensão dianteira
Tipo MacPharson, triângulos inferiores
amortecedores hidráulicos telescópicos
com molas helicoidais
Suspensão traseira
Rodas semi-independentes, molas helicoidais
amortecedores hidráulicos telescópicos verticais
com barra estabilizadora
Freios
Duplo circuito em “X”
discos ventilados dianteiros, com 238 mm de diâmetro
tambores traseiros, com 203 mm de diâmetro
Direção
Mecânica, diâmetro giro 10,3 m
(direção hidráulica disponível opcionalmente)
Câmbio
Mecânico, 5 velocidades e marcha ré
Relações de marcha
1ª......................4,09:1
2ª......................2,24:1
3ª......................1,39:1
4ª......................1,03:1
5ª......................0,79:1
Ré.....................2,36:1
Diferencial.........4,36:1
Tanque de combustível
50 litros
Porta-malas (litros) min/max
255 / 596
Peso (em ordem de marcha)
912 kg
Entre eixos
2.472 mm
Comprimento
3.811 mm
Altura
1.417 mm
Largura / Largura com retrovisores
1.639 mm / 1.940 mm
Aceleração 0 a 100 km/h
13,7 s (etanol) / 14,3 s (gasolina)
Velocidade máxima
168 km/h (etanol) / 167 km/h (gasolina)
Carga útil
525 kg