Finalmente chegou! A tĂ£o esperada e moderna pista de Austin no estado do Texas vai ser inaugurada pela FĂ³rmula 1

A força da grana dos americanos vai se apresentar para os que acompanham a mais importante categoria do automobilismo mundial nesse fim de semana com um ingrediente excepcional, para todos é a corrida chave do campeonato.
NĂ£o querendo me desfazer da importĂ¢ncia que tem Interlagos no cenĂ¡rio mundial, mas a corrida americana Ă© determinante para todos os pilotos, Ă© nela que muitos podem garantir assentos no ano que vem ou abrir vagas nas poucas equipes que seguem indefinidas com suas duplas.
O momento do campeonato sugere que nesse cenĂ¡rio de muita luta e guerra, isso porque o Texas era conhecido como o lugar dos grandes vilões e herĂ³is do velho oeste, onde passaram alguns mitos como Jesse James, Billy the Kid entre outros, e esses homens encontravam em duelos a razĂ£o pra construir e manter a histĂ³ria americana. No estado que foi comprado dos mexicanos e que tem em suas terras a economia voltada aos grandes criadores de gado e as maiores petrolĂ­feras do mundo, os novos tempos trazem a maior entre todas as disputas de 2012.


Chegam os dois cowboys, em suas armaduras Ă  prova de fogo e seus cavalos de fibra de carbono, para tentar definir ou mesmo facilitar a vida. SĂ³ um deles pode sair de lĂ¡ campeĂ£o, o alemĂ£o Vettel. Ele precisa abrir mais 15 pontos de vantagem para o Alonso e jĂ¡ pode comemorar com o titulo antes de chegar ao Brasil. JĂ¡ para o espanhol a vida Ă© muito mais difĂ­cil. Ele tem que contar com a sorte para diminuir ou mesmo tirar a diferença que hoje Ă© de 10 pontos para chegar com as mesmas condições em Interlagos.
Como nos tempos do velho oeste, os seus bandos vĂ£o ser determinantes nessa hora. As equipes devem estar afinadĂ­ssimas e muito concentradas em todos os detalhes mecĂ¢nicos e extra-pista, vĂ£o ter que ser um relĂ³gio nas trocas e nas tĂ¡ticas, mas nada vai ser tĂ£o importante quanto Ă  presença dos companheiros de equipe.
Para o Vettel a vida Ă© mais fĂ¡cil. O Webber, apesar de nĂ£o estar em um grande ano, deve complicar as coisas para o Alonso, pois Ă© um piloto regular e consegue sempre estar largando perto do companheiro de equipe. Na corrida deixa um pouco a desejar, mas, o fato de continuar na Red Bull ano que vem talvez faça com que o australiano tome um pouco mais de coragem e seja a grande pedra no sapato da dupla da Ferrari. AliĂ¡s, a dupla da equipe italiana nĂ£o tem outra opĂ§Ă£o, Ă© vencer ou vencer. Qualquer outro resultado na corrida significa uma catĂ¡strofe, mesmo que os touros vermelhos nĂ£o cheguem. É chegada finalmente a hora do Felipe Massa ajudar o Alonso. O nĂºmero 2 da Ferrari tem que tirar pontos dos pilotos azuis, tem que se meter entre eles e abrir caminho para o espanhol começar a reagir e tentar ficar perto do alemĂ£o.
SĂ£o muitas variĂ¡veis e possĂ­veis alternĂ¢ncias durante o fim de semana. Eu acredito que a torcida de cada um vai sofrer a cada segundo de cada volta e por isso vale muito Ă  pena acompanhar a corrida. A notĂ­cia chata Ă© que, em funĂ§Ă£o do futebol a TV Globo, que transmite todas as corridas no Brasil ao vivo, vai passar um compacto Ă  noite, mas temos a opĂ§Ă£o do Sportv, onde meus amigos Lito Cavalcanti e o Sergio Mauricio vĂ£o dar o recado IN LIVE e Ă© pra lĂ¡ que eu vou!
Vou ficando por aqui ainda triste com o que se diz ser automobilismo no Brasil. Depois do anuncio de vĂ¡rias categorias de turismo que vĂ£o desaparecer chega a noticia que talvez em 2013 poucas ou nenhuma corrida da Stock serĂ¡ ao vivo na TV Globo, o que serĂ¡ determinante para a derrocada da categoria. Ainda bem que vamos ter eleições na CBA, quem sabe novos ventos voltem a soprar e façam ressurgir o que um dia para nĂ³s foi motivo de orgulho.

A gente se encontra na semana que vem!

Beijos & queijos

e-mail: coluna.site@gmail.com
Follow me on twitter: @borrachatv