Piastri mantém domínio absoluto

Texto e fotos: Pirelli

Oscar Piastri, da McLaren, espera dar continuidade à tradição histórica que se mantém desde o GP do Catar de 2021: o piloto que marcou o melhor tempo na classificação liderou todas as voltas e venceu a corrida. A última corrida sprint do ano começou às 17h, horário local, com temperatura ambiente de 26 graus e temperatura da pista de 30 graus. Todos os pilotos largaram com pneus médios usados, com exceção dos dois Alpine e Lewis Hamilton, que largaram do fundo do grid e colocaram pneus médios novos.

Oscar Piastri liderou todas as 19 voltas, largando da pole position, para conquistar sua primeira vitória em corridas sprint do ano, sem nunca ter sido seriamente ameaçado. Esta foi a terceira vitória consecutiva de Piastri em corridas sprint no Catar, tendo também triunfado aqui em 2023 e 2024. Com as seis corridas sprint agora concluídas, os vencedores não oficiais do "campeonato sprint" de 2025 são Max Verstappen e Lando Norris, que conquistaram duas vitórias cada, com Lewis Hamilton e agora Piastri levando as outras duas. Verstappen, no entanto, mantém o recorde absoluto de vitórias em corridas sprint, com 13 desde a inauguração do formato em 2021.

Com sua sexta pole position da temporada sob as luzes do circuito de Lusail, Piastri baixou ainda mais o recorde da pista, que ele mesmo havia estabelecido na classificação sprint, para 1m19s387, utilizando pneus macios (quase 1,2 segundos mais rápido que a pole do ano passado). O composto mais macio foi escolhido por todos os pilotos do início ao fim da classificação, que começou às 21h, com 21 graus de temperatura ambiente e 24 graus na pista. Nessas temperaturas baixas, alguns pilotos optaram por uma sequência de duas voltas para aquecer os pneus antes de iniciarem suas voltas rápidas. Houve duas pequenas interrupções durante a qualificação: uma breve pausa antes do Q2 para remover cascalho solto, cujas bordas afiadas causaram cortes nos pneus, principalmente na sexta-feira. A sessão final do Q3 foi então dividida em duas, após uma bandeira vermelha para a remoção de detritos plásticos, depois da primeira volta liderada por Norris – que também estabeleceu um novo recorde da pista. Mas Piastri conseguiu reagir e ser ainda mais rápido na decisiva segunda volta, com os três protagonistas do título agora ocupando as três primeiras posições do grid de domingo. Se Piastri terminar à frente de seu companheiro de equipe, a disputa pelo título permanece viva até Abu Dhabi.

O Prêmio Pirelli de Pole Position foi entregue a Piastri por Alton Mason. O americano, apadrinhado por Naomi Campbell, é um dos modelos mais requisitados nas passarelas do mundo todo, tendo sido eleito Modelo do Ano cinco vezes consecutivas. Em 2022, ele também estrelou o filme biográfico de Elvis Presley, ao lado de Austin Butler e Tom Hanks.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "A única diferença na escolha de pneus para a corrida sprint foi o uso de pneus médios novos ou usados, dependendo dos resultados da classificação, já que os poucos pilotos que não conseguiram passar para a SQ1 puderam usar pneus novos. Três pilotos também fizeram um pit stop na corrida sprint para testar os pneus macios, provavelmente para avaliar seu potencial uso no GP. Assim como no ano passado, vimos alguns pneus com desgaste acelerado devido à granulação, levando-os ao limite, mas sem perda de desempenho. Esses casos, notados principalmente nos dianteiros esquerdos, são exatamente o motivo pelo qual o limite de 25 voltas por jogo foi imposto. Os tempos de volta consideravelmente mais rápidos, comparados não só ao ano passado, mas também às simulações mais recentes, levaram a um aumento maior nas cargas do que o esperado. Como precaução, já havíamos prescrito um aumento de 1 psi na pressão mínima em ambos os eixos no final da sexta-feira. Observamos alguns cortes adicionais na banda de rodagem de alguns pneus durante o sábado, mas em menor número do que na sexta-feira. Os dois pit stops previstos para domingo devem mitigar esse problema. Olhando para a corrida, os conjuntos de pneus médios guardados pelas equipes levam à conclusão de que a maioria poderá optar por dois stints com o pneu amarelo. A estratégia mais rápida é com um stint final com o pneu macio, após uma parada nos boxes entre as voltas 44 e 50. O uso do pneu duro C1 no início, ou alternativamente entre dois stints com o pneu médio C2, permitiria que as paradas nos boxes fossem distribuídas de forma mais uniforme durante a corrida, mas isso é teoricamente mais lento do que uma estratégia que utiliza os três compostos disponíveis. A estratégia médio-duro-macio é a segunda mais rápida no papel, com janelas de parada nos boxes idênticas à estratégia mais rápida: entre as voltas 19 e 25 e entre as voltas 46 e 50, de acordo com o limite de voltas. Se não houver safety cars, acreditamos que as equipes provavelmente maximizarão as 25 voltas permitidas para cada conjunto de pneus. Outra estratégia utilizando os três compostos poderia ser duro-médio-macio, com um stint final mais curto até a bandeirada, em resumo, há muitas opções em aberto".