Indústria segue com o desafio de concorrência desleal de importados, que impactam o mercado de reposição
Texto e fotos: Anip
As vendas totais de pneus no mercado brasileiro em outubro registraram queda de 7,4% frente ao mesmo mês do ano anterior, com 3,4 milhões de unidades comercializadas, o saldo negativo é de mais de 280.000 unidades.
No acumulado do ano, foram vendidas 33,5 milhões de unidades, um recuo de 3,2% frente ao mesmo período do ano anterior, consolidando, uma redução de mais de 1 milhão de pneus. O desempenho foi impactado principalmente pela contração de 6,7% no mercado de reposição.
No acumulado do ano, o desempenho foi impactado principalmente pelo recuo de 6,7% no mercado de reposição. O segmento de montadoras, por outro lado, apresentou alta de 4,1% no período, insuficiente para compensar as perdas acumuladas do setor.
Na categoria passeio, as vendas totais de pneus apresentaram retração de 2,7% nos dez primeiros meses do ano, enquanto o mercado de reposição recuou 6,6%. As vendas para montadoras, as únicas que apresentarem alguma alta, avançaram 4,9%.
No segmento de carga, as vendas totais no acumulado do ano diminuíram 5,5%. As vendas para montadoras registraram queda de 0,6%, e o mercado de reposição caiu 7,4%.
As vendas de pneus para motocicletas para o mercado de reposição seguiram em queda no acumulado do ano, com recuo de 11,7% no comparativo com o mesmo período de 2024.






0 Comentários