Uma grande variedade de estratégias de pneus em uma corrida cheia de possibilidades, Norris vence e amplia a liderança
Texto e fotos: Pirelli
As estratégias de pneus, envolvendo os três compostos, contribuiu para fazer do GP São Paulo um dos mais emocionantes da temporada, com disputas acirradas até a bandeirada.
Lando Norris conquistou a segunda vitória consecutiva num fim de semana perfeito, ampliando a vantagem na liderança do campeonato. Kimi Antonelli obteve o melhor resultado de sua jovem carreira com o segundo lugar, enquanto o destaque do dia foi Max Verstappen que terminou no pódio após largar dos boxes. Um fator crucial para esta corrida repleta de ação foi a estratégia de pneus nas condições frias e desafiadoras, com chuva intermitente no início do dia e temperaturas da pista que nunca ultrapassaram os 29 graus Celsius. Na largada, os três compostos estavam presentes no grid, com Antonelli, em segundo, optando pelos pneus macios para tentar superar Norris, que largou na pole position e estava com pneus médios. No entanto, um Safety Car na volta inicial, seguido posteriormente por um Safety Car Virtual, neutralizou a ação e também teve o efeito de reduzir a demanda de energia dos pneus em um momento crucial da corrida, com os carros com o tanque cheio.
Verstappen, que largou com pneus duros, com um acerto novo e um motor novo, conseguiu chegar ao meio do pelotão antes da volta 10, mas foi forçado a parar mais cedo para colocar pneus médios após sofrer um furo por causa dos detritos de vários incidentes. A disputa na frente do pelotão durante a maior parte da corrida foi entre as duas McLaren, que adotaram estratégias idênticas de duas paradas com pneus médios-macios-médios, no entanto, o Oscar Piastri foi prejudicado por uma penalidade de 10 segundos por sua participação no incidente que provocou o SCV.
Verstappen acabou adotando uma estratégia de três paradas, usando os três compostos, saindo da última posição para terminar a 10 segundos da liderança ao final das 71 voltas. Embora a grande maioria dos pilotos tenha feito duas paradas, Liam Lawson e Nico Hulkenberg terminaram na zona de pontuação com duas estratégias diferentes de apenas uma parada. No total, foram adotadas sete variantes de estratégia diferentes pelos 17 pilotos que completaram a prova.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Interlagos sempre reserva surpresas e proporciona corridas fantásticas. No ano passado, a chuva foi o fator que abrilhantou o espetáculo, este ano vimos uma grande variedade de estratégias de corrida que, combinadas com as características únicas desta pista, incentivaram ainda mais ultrapassagens do que o normal. Foi impressionante ver Max Verstappen largar dos boxes e subir ao pódio, o atual campeão mundial nunca deixa de nos surpreender. Parabéns também ao jovem Kimi Antonelli, que conseguiu defender bravamente o segundo lugar, e, claro, a Lando Norris, que conquistou uma grande vitória largando da pole position. Como esperado, os pneus macios e médios foram os preferidos e a estratégia de duas paradas foi a mais comum. Os níveis de degradação dos pneus, combinados com algumas paradas antecipadas nos boxes para aproveitar os períodos de neutralização no início da corrida, provavelmente levaram as equipes a optar por essa estratégia, dando ênfase aos dois compostos mais macios. Os pneus duros não tiveram muita influência, pois tendiam a deslizar bastante em uma superfície que havia sido "reconfigurada" pela chuva da manhã. As janelas de pit stop foram diferentes para cada piloto, criando diferenciais de desempenho que ajudaram nas ultrapassagens e, como resultado, nos proporcionaram um ótimo espetáculo. Os dois únicos pilotos que terminaram o GP com apenas uma parada obviamente tiveram que exigir mais dos pneus do que os outros, que apresentaram níveis de desgaste e granulação menores do que ontem. Mesmo assim, Liam Lawson e Nico Hulkenberg mostraram hoje que a estratégia de uma parada é perfeitamente válida. E já fazia muito tempo que não víamos uma variedade tão grande de estratégias usando diferentes compostos, de uma a três paradas, resultando em pontos no final de uma corrida em pista seca".





0 Comentários