McLaren majestosa na Áustria
Texto e fotos: Pirelli
Após um intervalo de 25 anos, a McLaren terminou em primeiro e segundo lugar no GP da Áustria, Lando Norris venceu em Spielberg conquistando a sétima vitória na carreira e a terceira na temporada. Seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, cruzou a linha de chegada logo atrás do inglês e Charles Leclerc completou o pódio.
Esta é a 197ª vitória da McLaren, a oitava nesta temporada e a sétima nesta corrida. Spielberg está provando ser a pista que mais combina com Norris na F1: uma vitória, uma pole position, três pódios e 108 pontos conquistados em nove largadas.
À medida que a corrida evoluía, os duros também entraram em cena, com Ocon usando seus dois conjuntos de C3, ele largou com o médio. Seu companheiro de equipe, Oliver Bearman, era o outro piloto com dois conjuntos de duros disponíveis, ele cruzou a linha de chegada com um conjunto de médios. Ele, o francês Isack Hadjar e o canadense Lance Stroll foram os três pilotos que usaram os três compostos. Nico Hulkenberg foi o único piloto a nunca ter usado o composto mais duro disponível em Spielberg.
A distância da corrida foi reduzida em uma volta, após a largada ter sido abortada porque Carlos Sainz ficar imóvel no grid na volta de apresentação. O trecho mais longo no geral ficou com Isack Hadjar que completou 41 voltas com o Hard. Já com o Medium, Fernando Alonso levou o prêmio com 33 voltas. O espanhol e o neozelandês Liam Lawson planejaram fazer apenas um pit stop e ambos terminaram na zona de pontuação.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "No primeiro fim de semana de corrida, no auge do verão, nossos pneus se comportaram como esperado, tanto na classificação quanto na corrida. Mais de 70 voltas em temperaturas altíssimas (a pista variou entre 52 e 55 °C) a degradação nos três compostos foi maior do que durante os treinos livres de sexta-feira, quando as temperaturas estavam entre 15 e 20 °C mais baixas, mas não significativamente. Todos os três compostos provaram que podiam fazer a sua parte, tanto na largada, com cinco pilotos escolhendo o C5 para o primeiro turno, enquanto Stroll tentou fazer algo diferente, instalando-o faltando cerca de 15 voltas para o fim da temporada. Como esperado, a estratégia de duas paradas foi a mais rápida, mas aqueles que tentaram a de uma parada se mostraram bastante competitivos, a ponto de terminarem entre os dez primeiros. Em termos de desempenho, o duro e o médio se mostraram bastante semelhantes, enquanto o macio foi competitivo nas voltas iniciais, mas depois caiu significativamente, começando por volta das voltas 7 e 8. Agora seguimos para Silverstone, uma pista que é sempre muito dura para os pneus. Escolhemos um trio de compostos para clima seco que são um pouco mais macios do que os anteriores (C2, C3 e C4) e estamos ansiosos para ver como eles se comportarão e qual o efeito que isso terá na estratégia de corrida".




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