Duas Vezes em Miami

Texto e fotos: Pirelli

A McLaren marcou o máximo de 58 pontos neste fim de semana em Miami: primeiro e segundo na Sprint e na dobradinha no GP. Sábado, Lando Norris foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada seguido por Oscar Piastri, na corrida as posições se inverteram, o australiano conquistou sua quarta vitória em GPs na temporada, a terceira consecutiva e a sexta da carreira, foi a 51ª dobradinha da McLaren, a segunda este ano.

Junto a eles no pódio estava George Russell, sua quarta colocação entre os três primeiros do ano, com um segundo lugar e três terceiros lugares.

Melhores Momentos do pneu na corrida
Como previsto antes do evento, os pilotos foram divididos em dois grupos: 13 deles optaram pelo pneu médio para o primeiro stint, escolhendo a estratégia teoricamente mais rápida.

Os demais optaram pelo duro, apostando na possibilidade de adiar a janela de pit stop, na esperança de aproveitar ao máximo o período de safety car para entrar nos boxes ou lidar com a possibilidade de chuva, cuja ameaça esteve presente durante toda a corrida.

Dois pilotos dividiram o stint mais longo, de 36 voltas, com um conjunto de pneus duros, Nico Hulkenberg e Lance Stroll. No médio, 29 voltas foi o stint mais longo realizado pelos pilotos da McLaren e dupla da Ferrari, Leclerc fez seu primeiro stint com o C4 e Hamilton utilizou em seu segundo stint.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi uma corrida bastante simples em termos de pneus. A partir dos poucos dados coletados durante o fim de semana, ficou claro que, apesar de usar um trio de compostos um pouco mais macios do que os do ano passado para criar mais opções estratégicas, provavelmente ainda seria uma corrida de uma única parada, e assim foi. Houve degradação muito limitada no C3 e no C4, na verdade, neste último, foi ainda menor do que o esperado. Isso explica por que os pilotos que largaram com o composto Médio conseguiram estender seu primeiro trecho até a metade da corrida ou até mais, especialmente porque o Safety Car Virtual facilitou a troca para o composto Duro pelos líderes. A baixa degradação dos pneus também contribuiu para as muitas disputas, especialmente no início, quando os pilotos puderam forçar o quanto quisessem. Foi um cenário diferente do que testemunhamos em Suzuka há um mês. As características da pista aqui são muito diferentes, com possibilidades de ultrapassagem e também demonstra como é difícil ter tudo pronto para produzir o grande espetáculo que os fãs merecem ver".

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