• No primeiro trimestre, vendas foram de 39.924 veículos;
  • Híbridos plug-in consolidam a liderança dos eletrificados;
  • BEV e PHEV respondem por 82% das vendas do mercado.

Texto e fotos: ABVE

As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) alcançaram 14.380 unidades em março de 2025. É o melhor desempenho mensal do ano até o momento. No primeiro trimestre, as vendas foram de 39.924 eletrificados.

Na comparação com fevereiro (16.237), março teve um crescimento de 10%. Já em relação a março de 2024 (13.613), o aumento é maior é alcança 31,5%. O destaque do mês entre os eletrificados continua sendo os modelos PHEV (híbridos plug-in), que lideraram as vendas com 6.944 veículos, e uma participação nesse mercado de 48%. Os veículos 100% elétricos (BEV) foram responsáveis por 4.801 emplacamentos, com uma participação de 33,4% do total de eletrificados. O avanço dos elétricos plug-in reflete a atual fase em que se encontra a eletromobilidade no país. O mercado ainda não está totalmente amadurecido para os BEV 100% elétricos, mas se consolida para modelos que conjugam combustão e eletrificação (híbridos PHEV). Estes apresentam-se ao consumidor como uma alternativa viável de autonomia, diante dos desafios de infraestrutura de recarga.

Os 39.924 eletrificados vendidos nos três primeiros meses de 2025 representam um crescimento de 10,6% sobre o mesmo período de 2024 (36.090). É importante destacar que, até o final de 2024, os veículos micro-híbridos (MHEV 12v e MHEV 48v) ainda eram incluídos no total de eletrificados da ABVE Data. No entanto, em janeiro de 2025 essa metodologia foi revista pela ABVE, que passou a classificar como eletrificado apenas os BEV 100% elétricos, os híbridos plug-in (PHEV), e os híbridos sem recarga externa (HEV e HEV flex). Os MHEV começaram a ser contabilizados à parte.

Os elétricos plug-in (BEV e PHEV) dominaram o mercado de eletrificados em março, respondendo por 82% das vendas (11.745, sobre o total de 14.380 no mês). Em comparação com março de 2024 (9.265 plug-in), esse segmento cresceu 27%. O crescimento foi puxado especialmente pelos híbridos PHEV), que totalizaram 6.944 veículos, o equivalente a 48% das vendas de eletrificados no mês. Em relação a fevereiro (5.884), o aumento foi de 18%. Em relação a março de 2024 (3.128), a alta foi ainda mais expressiva: 122%. Já os 100% elétricos (BEV) representaram 33% das vendas de eletrificados em março, com 4.801 emplacamentos. Sobre fevereiro (4.492), houve um crescimento de 7%. No entanto, sobre março de 2024 (6.137), os BEV sofreram uma retração de 22%. Já os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) responderam por 18% das vendas de eletrificados, com 2.635 veículos emplacados no mês. Dentro desse grupo, o HEV Flex manteve sua participação de 11,5%, totalizando 1.656 veículos vendidos. Um aumento de 13% em relação a fevereiro (1.464), mas uma queda de 18% em relação a março de 2024 (2.020). Os HEV a gasolina representaram 7% do mercado, com 979 veículos vendidos em março. O desempenho indica uma queda de 15% frente a fevereiro (1.148 ) e de 20% sobre o mês do ano passado (1.221).

Em março de 2025, os micros-híbridos (veículos híbridos leves, sem tração elétrica) alcançaram 3.529 emplacamentos. Desse total, 2.395 correspondem a modelos MHEV 12V e 1.134 a MHEV 48V. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (3.249), esse segmento registrou um crescimento de 8%. O desempenho dos micro-híbridos no primeiro trimestre confirma que essa tecnologia tem espaço junto aos consumidores brasileiros. O acumulado de janeiro a março chegou a 10.724 unidades.