Um fim de semana chinês que apresenta muitos desafios e também algo novo
Texto e fotos: Pirelli
A 18ª edição do GP da China, segunda etapa da temporada, apresenta imediatamente alguns desafios especiais, não apenas para as equipes e os pilotos, mas também para a Pirelli, começando com uma pista totalmente recapeada e apenas uma hora de treinos livres para ver quanto ela mudou em comparação com os anos anteriores. No verão passado, uma nova superfície foi colocada na pista e nos boxes do Circuito Internacional de Xangai. Ela foi utilizada apenas algumas vezes no final de 2024, deve ser mais suave do que antes e, como este é o primeiro evento do ano a ser realizado no Circuito, é lógico esperar que a pista evolua muito rapidamente.
Além disso, como foi o caso em 2024, esse também será o primeiro evento do ano no formato Sprint, com apenas uma sessão de treinos livres na sexta-feira. Isso significa apenas 60 minutos para encontrar a configuração correta do carro e avaliar a performance dos vários compostos em um stint longo, mesmo que a corrida curta de sábado seja um ótimo local de teste para avaliar completamente pelo menos um deles. O trio de compostos é o mesmo do ano passado: C2 como Hard, C3 como Medium e C4 como Soft. Os dois últimos foram utilizados em Melbourne no último fim de semana, enquanto o primeiro foi utilizado extensivamente no teste de três dias no Bahrein no final de fevereiro. Entretanto, é preciso lembrar que todos os compostos são diferentes dos do ano passado. O C2, em particular, é mais macio e, portanto, mais próximo do C3 do que no passado. Um fator importante a ser considerado neste fim de semana serão as temperaturas. É a primeira vez que Xangai sedia o GP em março, quando as temperaturas médias raramente excedem 18°C. Contudo, a previsão para o fim de semana é de que a temperatura ambiente suba acima de 20°C a partir de sexta-feira, atingindo uma máxima de 26°C no sábado. Embora isso seja consideravelmente mais quente do que o normal para essa época, na verdade é bastante semelhante às condições observadas no ano passado, por exemplo, quando a corrida foi realizada na terceira semana de abril.
A pista de Xangai tem 5,451 quilômetros de extensão e seu traçado é baseado no caractere chinês “shang”, que significa “para cima” ou “acima”. O circuito apresenta várias curvas lentas, como as três primeiras, as curvas 6 e 14, e curvas de alta velocidade, como a combinação da 7 com a 8. Há duas retas longas, a que cruza a linha de largada e chegada e outra entre as curvas 13 e 14, com mais de um quilômetro de extensão. Há duas zonas DRS, sendo a primeira 75 metros mais longa do que no ano passado.2Enquanto o formato padrão de fim de semana apresenta duas sessões de treinos livres de uma hora na sexta-feira e mais uma hora no sábado, seguidas da classificação, o formato Sprint atual apresenta apenas uma sessão de treinos livres para iniciar a ação na pista na sexta-feira, seguida de uma sessão de classificação no final do dia. Isso define o grid para uma corrida de 100 quilômetros, aproximadamente um terço da distância da corrida normal, realizada na manhã de sábado, seguida da qualificação para o GP de domingo. A classificação para a Sprint é dividida em três segmentos que são mais curtos do que os do GP: 12 minutos para o SQ1, dez para O SQ2 e oito para o SQ3. O número de pilotos eliminados ao final de cada seção é o mesmo da classificação normal, cinco ao final de cada uma das duas primeiras sessões. Nas duas primeiras partes, todos os pilotos devem utilizar apenas o composto Médio, antes de mudar para o Macio na sessão final. Quanto à corrida curta em si, a escolha do pneu é livre e não há necessidade de fazer um pit stop. Há também uma alocação diferente de pneus slick por piloto em comparação com um fim de semana padrão: cada um deles ainda tem dois jogos de pneus duros, mas agora recebem um jogo extra de médios, passando de três para quatro, e dois jogos a menos de macios, de oito para seis, totalizando 12 em vez dos 13 habituais. Esta corrida apareceu pela primeira vez no calendário do Campeonato Mundial em 2004, sempre neste circuito, sendo realizada todos os anos desde então, com exceção de três anos, de 2020 a 2023. O evento inaugural foi vencido por Rubens Barrichello pilotando uma Ferrari. Lewis Hamilton lidera a lista de vencedores aqui, com seis, e também foi o que mais subiu ao pódio, com nove. Vale a pena observar que apenas dois dos atuais pilotos, Fernando Alonso e Max Verstappen, passaram pela bandeirada em primeiro na China: o espanhol o fez duas vezes (2005 e 2013) e o holandês no ano passado. A Mercedes lidera a lista de equipes com seis vitórias, duas a mais que a Ferrari, que tem o maior número de pódios (13), um a mais que a Mercedes.
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