• Vendas de veículos eletrificados cresceram 24,3% sobre fevereiro de 24;
  • Veículos plug-in PHEV e BEV representaram 80% das vendas no segmento;
  • Brasil já tem 14.827 eletropostos, com crescimento da recarga rápida.

Texto e fotos: ABVE

O mercado brasileiro de veículos leves eletrificados segue em crescimento neste início de 2025, com 12.988 emplacamentos em fevereiro, que representam um aumento de 24% das vendas sobre fevereiro do ano passado (10.451). Sobre janeiro deste ano (12.556), o aumento foi de 3,4%.

Esses 12.988 emplacamentos referem-se à soma dos veículos BEV, PHEV, HEV e HEV Flex, sem incluir os MHEV (Mild Hybrid ou micro-híbridos), conforme o novo critério de classificação dos eletrificados adotados pela ABVE a partir de janeiro deste ano.

Nos dois primeiros meses de 2025, o mercado de eletrificados já acumula 25.544 veículos vendidos, um avanço de 13,7% sobre o mesmo período de 2024 (22.477). O total de eletropostos públicos e semipúblicos instalados no País chegou a 14.827 unidades em fevereiro (12.397 AC e 2.430 DC), com importante crescimento dos pontos de recarga rápida (DC), que atingiram 16,4% do total, segundo apuração da ABVE/Tupi Mobilidade.

Entre as tecnologias de veículos leves eletrificados, os destaques em fevereiro foram para os 100% elétricos (BEV) e os híbridos flex não plug-in (HEV Flex), que registraram crescimento significativo neste início do ano. Os BEV avançaram 21,4%, totalizando 4.492 veículos vendidos, frente aos 3.700 de janeiro. Já os HEV Flex cresceram ainda mais ainda, com 1.464 veículos comercializados, um salto de 140% em relação a janeiro (610). Os incentivos fiscais estaduais desempenham um papel importante no crescimento desses modelos. No caso dos BEV, o aumento foi notável no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, estados que oferecem isenção total de IPVA para veículos totalmente elétricos. Já o crescimento dos HEV Flex está concentrado em São Paulo, onde a política estadual de incentivo ao IPVA reduzido favoreceu diretamente esse segmento. O cenário atual reflete um mercado dinâmico e em transformação, no qual os incentivos fiscais podem ser um fator decisivo nas decisões de compra.

Os modelos elétricos plug-in (BEV e PHEV) seguiram dominando o mercado dos eletrificados em fevereiro, representando 80% das vendas do mês (10.376 veículos, do total de 12.988). Já os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) responderam por 20% do total (2.155). Os híbridos plug-in (PHEV) mantiveram a maior participação entre os eletrificados, com 5.884 veículos, correspondendo a 45% do mercado. No entanto, esses modelos registraram uma queda de 12% em relação a janeiro (6.701). Mas em comparação com fevereiro de 2024 (3.594), o crescimento dos PHEV foi expressivo, alcançando 64%. Os veículos 100% elétricos (BEV) registraram um desempenho positivo, alcançando vendas de 4.492 em fevereiro (34,6% do mercado de eletrificados). Esse segmento apresentou um avanço de 21,4% na comparação com janeiro (3.700) e de 23,4% em relação a fevereiro de 2024 (3.639), reforçando a tendência de crescimento dos modelos totalmente elétricos.

Entre os híbridos, o HEV Flex conquistou 11% de participação do mercado de eletrificados (1.464). O modelo teve um salto de 140% em relação a janeiro (610), mas registrou uma leve retração de 2,7% na comparação com fevereiro de 2024 (1.504). Já os híbridos convencionais (HEV) responderam por 9% das vendas de eletrificados em fevereiro (1.148), com queda de 26% sobre janeiro (1.545) e crescimento de 32% na sobre fevereiro de 2024 (869). Os números reforçam o avanço da eletrificação no mercado brasileiro, com destaque para o crescimento dos BEVs e a liderança consolidada dos híbridos plug-in. Em fevereiro, os micro-híbridos, ou veículos híbridos leves, sem tração elétrica, chegaram a um total de 3.249 veículos vendidos, sendo 2.122 MHEV 12V e 1.127 MHEV 48V. Na comparação com janeiro de 2025 (3.946), houve uma queda de 18%.