Verstappen dá show e coloca a mão na taça
Texto e fotos: Pirelli
Max Verstappen conquistou uma das maiores vitórias de sua carreira, largando de 17º lugar no grid para o primeiro. É a 62ª vitória do holandês, a primeira desde 23 de junho, quando venceu o GP da Espanha. É a oitava da temporada, assim como para sua equipe Red Bull, cujo total agora é 121, oito delas no circuito de Interlagos.
Também no pódio estavam os dois pilotos da Alpine, Esteban Ocon em segundo e Pierre Gasly em terceiro. A última vez que dois franceses terminaram entre os três primeiros foi no GP da Espanha de 1997, quando Olivier Panis foi segundo e Jean Alesi terceiro.
Apenas Perez, Lawson, Tsunoda, Zhou e Hulkenberg usaram o Extreme quando a chuva ficou mais forte, mas a bandeira vermelha reiniciou tudo e o Intermediário foi claramente o mais adequado às condições da pista.
Houveram 33 trocas de pneus, incluindo aquelas sob a bandeira vermelha e um total de 51 conjuntos foram usados, cinco deles para chuvas extremas. Dos pilotos que terminaram a corrida, apenas quatro usaram dois conjuntos de Intermediários, Valtteri Bottas e os três do pódio.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi um GP realmente movimentado! É verdade que já aconteceu antes de termos a qualificação e a corrida no mesmo dia, mesmo neste período desde que a Pirelli é a fornecedora pneus para a Fórmula 1. Mas nunca antes isso aconteceu tão cedo no dia e em um formato de tempo tão comprimido, devemos aplaudir todos aqueles que tornaram possível garantir que todo o programa do fim de semana fosse concluído, apesar do clima complicar as coisas. Havia uma multidão extraordinária de quase trezentos mil espectadores em Interlagos e tenho certeza que eles e todos aqueles que assistiram pela televisão e nas plataformas foram recompensados com um show muito emocionante. Do ponto de vista técnico, saímos adquirindo muitas informações úteis. Na corrida, houve um ponto em que poderíamos ter feito uma comparação direta entre os dois tipos de pneu em um longo período, mas, na verdade, a neutralização causada quando a visibilidade foi considerada muito ruim significou que só vimos isso por um punhado de voltas. Também devemos ter em mente que a chuva variou em intensidade várias vezes e em uma superfície de pista totalmente nova, os níveis de aderência no molhado eram muito limitados, em parte devido à camada oleosa que ela criou. Considerando tudo, acredito que ambos os pneus provaram estar à altura da tarefa".
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