- O destaque é o novo motor Hurricane 2.0T, que faz do Compass o SUV médio mais rápido produzido no Brasil;
- Oferta de ADAS nível 2 de série em praticamente todas as versões coloca o modelo na vanguarda da tecnologia de condução semiautônoma;
- Garantia total de 5 anos e possibilidade de blindagem certificada.
Texto e fotos: Stellantis
O Compass agrega o novo motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv e 400 Nm (40,1 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos e a velocidade máxima é 228 km/h, que se traduz da maneira mais literal possível: um verdadeiro “furacão” em termos de potência e torque. O Portal BorrachaTV avaliou durante 7 dias o veículo da montadora italiana na cidade de São Paulo.
O novo powertrain chega acompanhado de um câmbio automático de nove velocidades e da Tração 4x4 Jeep Active Drive Low, sistema dispõe de seletor de terrenos, eixo traseiro totalmente desconectável e do Power Transfer Unit (PTU) – para máxima eficiência de combustível e engates instantâneos quando a performance 4x4 é necessária. Além disso, foram realizados ajustes de suspensão especialmente para essa motorização garantir um desempenho incomparável e a máxima capacidade em qualquer tipo de situação fora de estrada.
Outra novidade do SUV médio da Jeep passa a oferecer ADAS nível 2 com a adição do ADA (Assistente ativo de direção), o mais avançado na categoria em tecnologias de condução semiautônomas, desenvolvido pensando na melhor utilização para as vias brasileiras.
- ADA | Assistente ativo de direção – ADAS L2 - É a combinação do uso do Lane Centering e do ACC. Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida;
- Lane Centering | Centralizador de faixa - Esse é um avançado recurso que mantém o carro centralizado entre as faixas em uma estrada, monitorando outros veículos em faixas adjacentes através dos sensores do veículo.
- ACC | Piloto automático adaptativo com Stop & Go - Escolha uma velocidade e uma distância constante que você deseja manter de outros veículos e deixe a tecnologia do seu Jeep acelerar ou diminuir a velocidade. Em caso de paradas totais até 2s, o sistema volta automaticamente.
- AHB | Comutação automática dos faróis - Por meio de uma câmera frontal identifica quando outros veículos se aproximam em sua direção, e regula a intensidade do farol de forma automática. Um auxílio muito bem-vindo especialmente para condução na estrada. Funciona também para casos em que identifica outro motorista à frente, para não ofuscar o retrovisor deste.
- DDT | Detector de fadiga do motorista - Tecnologia que analisa o comportamento do condutor em viagens longas. Se detectar sinais de fadiga ou queda de atenção, ativa alertas e uma mensagem no painel, sugerindo que o motorista faça uma pausa.
- LDW |Aviso de mudança de faixas - Uma câmera no para-brisa ajuda a monitorar marcações na pista, e em caso de um desvio, o sistema emite alertas no painel e começa a corrigir a direção gradualmente, a fim de manter o veículo na faixa.
- FCW + PEB | Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas - Sistema que identifica obstáculos na via (por meio de sensores de detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas) para evitar acidentes. e fornece alertas no painel e no volante. Caso o condutor não apresente reação, ele aciona os freios automaticamente.
- TSR | Reconhecimento de placas de trânsito - Sistema capaz de reconhecer placas de trânsito, como as de velocidade permitida, e emite alertas visual e sonoro caso o condutor esteja dirigindo acima do limite.
- BSM | Monitoramento de pontos cegos - Presença de sensores que ajudam a monitorar pontos cegos, emitindo avisos sonoros e alerta visual no retrovisor sempre que há movimento ou obstáculo lateral.
- RCM | Detecção de tráfego cruzado traseiro - Sistema de ajuda ao motorista nas manobras em marcha a ré em caso de visibilidade reduzida. Ele controla as áreas de detecção traseiras em ambos os lados do veículo, a fim de identificar objetos que se deslocam para os lados do veículo(a uma velocidade mínima de aproximadamente 5 km/h e máxima de cerca de 30 km/h –por exemplo, como é comum acontecer em estacionamentos).
- Park Assist - Presença de câmeras e sensores externos que ajudam a executar a manobra corretamente por meio da exposição das imagens na tela da central multimídia. O sistema realiza a manobra, com o motorista apenas acelerando e freando o veículo.
Estes recursos representam uma parte dos sistemas de segurança, a lista ainda inclui 7 airbags, sistema de detecção da pressão dos pneus, TC (Controle de Tração), PBA (Panic Brake Assist), HSA (Assistente de partida em aclives), DST (Dynamic Steering Torque), ERM (Sistema Eletrônico Anticapotamento, TSC (Trailer Sway Control), ABS (Anti- lockBraking System) e ESC (Controle eletrônico de estabilidade), entre outros.
O Jeep Compass tem também um pacote tecnológico moderno, como Quadro de instrumentos 10,25” Full Digital e HD, Central multimídia de 10,1” com Adventure Intelligence Plus, tecnologia inteligente que permite, por exemplo, controlar o veículo remotamente, além de oferecer assistência em tempo real, internet a bordo e navegação integrada, Android Auto e Apple Carplay, Carregador de celular sem fio.
Além das inovações, o Compass traz garantia de 5 anos de fábrica, assistência 24h em todo território nacional e blindagem certificada by Jeep, que mantém a garantia. Esse processo de nível lll-A foi certificado de maneira que não interfira nas características funcionais do produto. Para mais detalhes do modelo, clique AQUI para ir direto à página da montadora na internet.
0 Comentários