Os 11 novos aeroportos sob gestão da companhia, incluindo o Aeroporto de Congonhas, passaram a atuar com o ERP logo em seu primeiro dia de operação
Texto e fotos: Aena Brasil
Para garantir uma gestão integrada entre todos os 17 aeroportos sob sua concessão, escolheram a T-Systems para implementar o SAP S/4HANA nos novos terminais, alinhando-se aos padrões globais da matriz. A implementação do sistema exigiu colaboração entre equipes da T-Systems e da Aena, enfrentando prazos desafiadores e complexidades regulatórias regionais. O sucesso do projeto foi atribuído ao comprometimento das equipes, à governança eficaz e à liderança participativa, resultando em uma implementação estável e sem nenhum impacto negativo.
O Desafio
A partir de um plano ambicioso de atuação no Brasil, a operadora global de aeroportos Aena iniciou em 2020 a administração da concessão de seis aeroportos da Região Nordeste. Em agosto de 2022, venceu o leilão dos terminais de mais onze aeroportos, incluindo o Aeroporto de Congonhas, transformando-se na maior operadora aeroportuária do país. Com o compromisso de assumir as operações desses novos terminais em outubro de 2023, a operadora tinha pouco tempo para implementar um sistema de gestão que a permitisse operar com estabilidade e excelência desde o primeiro dia, de forma integrada ao sistema dos aeroportos do Nordeste e em conformidade com os padrões exigidos pela sua matriz na Espanha. Buscando atuar em completo alinhamento com os contratos globais, a Aena procurou a T-Systems para realizar a implementação do ERP SAP S/4HANA em sua operação no Brasil. Mas o principal fator levado em consideração na hora de fechar essa parceria foi a capacidade da T-Systems do Brasil de superar o desafio de implementar o sistema de gestão e deixá-lo em perfeita operação em apenas quatro meses.
A Implementação
A plataforma seria responsável por garantir a confiabilidade de todo fluxo financeiro e contábil, e deveria ser uma customização e adaptação do sistema SAP que já havia sido implementado anteriormente na operação dos aeroportos do Nordeste, garantido assim a integração das informações. No desenvolvimento da solução, a Aena pode contar com a experiência dos seus colaboradores que já tinham passado por uma implementação anterior, e também com os consultores da T-Systems, que iniciaram gradativamente as entrevistas com os usuários para revalidar a documentação que já existia, para que o desenvolvimento fosse rápido e sem erros. O objetivo foi não só construir algo novo, mas também melhorar o que já tinha sido implementado anteriormente a partir da identificação dos problemas, e fazer o lançamento em apenas quatro meses. Nesse processo, houve o envolvimento da T-Systems da Espanha, da T-Systems do Brasil, e dos times da Aena localizados na Espanha e no Brasil. Foram levadas em consideração as especificidades regulatórias de cada um dos onze estados dos aeroportos localizados no Brasil, aumentando ainda mais a complexidade de orquestração dessa transformação, com reuniões em línguas e horários diferentes. Foi utilizada a metodologia SAP Activate, além do Power BI, para consolidação dos testes e maior visibilidade das informações em tempo real.
0 Comentários