Fabricantes nacionais de pneus já investiram R$ 1,6 bi para coletar e destinar 4,7 milhões de toneladas de pneus por meio da Reciclanip

Texto e fotos: Anip

A indústria nacional de pneus conseguiu superar a meta em mais de 100% na destinação ambientalmente correta de pneus inservíveis. Exemplo de logística reversa no Brasil, o setor tem um saldo acumulado de 128 mil toneladas de pneus inservíveis recolhidos para reciclagem. É o que apontam os últimos dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para chegar a essa marca, o setor já investiu R$ 1,6 bilhão para coletar e destinar de forma ambientalmente adequada 4,7 milhões de toneladas de pneus inservíveis (de 2011 até 2022 – último dado disponibilizado pelo órgão ambiental). O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis é realizado desde 1999 por meio do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, implantado pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), que reúne 11 fabricantes instalados no país.

Esse trabalho realizado pela Reciclanip tornou o Brasil um exemplo para o mundo na logística reversa dos pneus. O resíduo é coletado e destinado para empresas homologadas pelos órgãos públicos competentes, que transformam os pneus inservíveis em outros materiais para o reaproveitamento. O sucesso da operação já chamou a atenção internacionalmente. Esse alto volume de reaproveitamento dos pneus inservíveis está diretamente relacionado ao crescente interesse do mercado pelo produto. Ele pode ser reaproveitado, por exemplo, como combustível alternativo em fornos de cimenteiras ou até mesmo como asfalto-borracha. A reciclagem dos pneus ainda dá origem a novos produtos, como tapetes automotivos, pisos industriais e para quadras poliesportivas, percintas, dutos de águas pluviais, solas de calçados, entre outros. Embora os fabricantes que operam no país e a Reciclanip cumpram o seu papel, nem todos os pneus inservíveis são reciclados no Brasil. Os importadores de pneus estão deficitários na questão ambiental. Segundo dados do Ibama, há um passivo ambiental de cerca de 419 mil toneladas de pneus importados que não são recolhidos e destinados de forma correta no Brasil.