Depois de um 2023 cheio de números altos, é hora de aprender novas receitas

Texto: Eduardo Abbas / BorgWarner
Fotos: BorgWarner

O ano chega ao fim e novamente fui gentilmente convidado para participar da festa disfarçada de coletiva (ou seria coletiva disfarçada de festa?) que a BorgWarner promove para mostrar tudo de importante que aconteceu de melhor no ano que passou.

Bem acompanhado de Marcelo Rezende, diretor para Sistemas de Baterias, pude constatar que a fornecedora automotiva não pode reclamar da vida, depois de muito trabalho e desafios, nada que terminar 2023 com as contas no azul, também pudera, essa turma não para de trabalhar nem na festa.

Com os olhos já em 2027, os números de 2023 são impressionantes, a empresa alcançou um crescimento de 18% na produção de Turbos, 50% de Turbos Flex, e a Linha Thermal, que inclui ventiladores e embreagens viscosas, teve alta de 48%, segundo Wilson Lentini, Diretor Geral da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo Systems no Brasil, “esse excelente resultado foi alcançado no mesmo ano em que a fábrica de Itatiba (SP) completou 10 anos de operação, isso comprova a expertise tecnológica da BorgWarner e destaca a importância estratégica da companhia na indústria automotiva nacional”.

Para esse novo ano, a previsão é de um novo crescimento na produção de turbos já que a aceitação da tecnologia nos modelos nacionais está crescendo, além disso, nos próximos anos, a produção local de carros híbridos movidos a etanol faz com que se precise nacionalizar turbos para esse tipo de propulsão, mas o grande investimento e dedicação intelectual será no segmento elétrico.

Durante a coletiva, Rezende informou que em fevereiro passado foi finalizada a instalação e o início da operação da fábrica de sistemas de baterias, este ano vai começar a produção do BMS (Battery Management Systems – Sistema de Gerenciamento da Bateria), em Piracicaba, para atender o mercado norte-americano, segundo ele “tínhamos como meta ampliar a nacionalização da montagem de baterias no Brasil, multiplicar por cerca de 20 vezes o faturamento da fábrica e quadruplicar o número de funcionários durantes os próximos anos, com essa demanda adicional, a planta de Piracicaba encerrará 2024 com duas linhas de produção do BMS e ampliará em cerca de três vezes o volume de produção atual”.

A unidade brasileira pode se tornar polo de montagem dos sistemas de gerenciamento de bateria já que a produção local para veículos elétricos pode contribuir diretamente com a expansão da mobilidade elétrica no Brasil. A expectativa de crescimento do mercado de pesados elétricos é de cerca de 400% até 2025, ano em que a empresa deve montar todos os elementos aqui, isso vai transformar o país em um importante produtor de equipamentos voltados para a eletromobilidade nas Américas.

Nem só de trabalho vive essa sistemista gigante, é preciso alimentar o corpo, por isso tivemos também um jantar cheio de aula e sabor. Sem fugir às características da BorgWarner de gostar de unir as coisas em beneficio de todos, foi ministrada uma aula de como produzir chimichurri artesanal usando ingredientes encontrados facilmente em mercados.

A complexidade da alta tecnologia usada no dia a dia contrasta com a simplicidade de elaboração do tempero, premia todos com diplomas, receitas, squeeze personalizado, caricatura e o produto finalizado, tão importante quanto o objetivo da empresa, que vai acelerar a transição mundial para a eMobilidade para ajudar a construir um futuro mais limpo, saudável e seguro para todos, é saber que toda a evolução tem o nobre objetivo de melhorar a vida dos habitantes da Terra.