Verstappen termina o ano com vitória e entrando para a história como o terceiro maior vencedor de todos os tempos
Texto e fotos: Pirelli
Melhores Momentos do pneu na corrida
- Max Verstappen teve o melhor resultado possível naquela que foi a melhor temporada de um piloto na história da Fórmula 1.
- Ele conquistou a 19 vitórias em 22 corridas, elevando seu número total para 54, isso o coloca isolado em terceiro lugar na lista de vencedores de todos os tempos, atrás de Lewis Hamilton e Michael Schumacher.
- Verstappen também é o único piloto a ter percorrido mais de mil voltas em uma única temporada e o único a completar todas as voltas de todos os 22 GPs.
- A maioria dos pilotos optou por largar com pneus Medium no primeiro stint, Sainz, Bottas e Stroll, largaram de trás com Hard.
- No primeiro pit stop do espanhol da Ferrari ele optou por outro conjunto C3, isso significava que faria duas paradas, embora a segunda tenha sido adiada até a volta 57.
- Apenas três pilotos, Bottas, Ocon e Tsunoda, terminaram a corrida com apenas uma parada, o finlandês fez dois trechos de igual duração, o japonês parou na volta 22 e fez 36 voltas com um conjunto de Hard e o francês fez sua parada na volta 15 e rodou 43 voltas com C3, o resto do grid parou duas vezes.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "A corrida foi um reflexo preciso da temporada como um todo, com Max Verstappen dominante e atrás dele uma batalha acirrada travada por cada lugar, com mudanças significativas a cada corrida. Como previsto, o C3 foi o mais popular, enquanto o C5 só foi utilizado por Sainz durante uma volta, que ele nem sequer completou, no final da corrida. A diferença entre as estratégias de uma e duas paradas foi muito pequena em nossas simulações, no final quase todos optaram por duas paradas, principalmente em razões táticas, visto que a degradação foi relativamente baixa. Na verdade, numa pista onde o undercut é sempre muito eficaz, é claro que quando um piloto iniciava a série de paradas nas boxes, os outros que lutassem com ele tinham que fazer o mesmo para evitar serem ultrapassados por alguém que explorasse os pneus novos. Isto foi visto não apenas entre os líderes, mas também entre os de trás, alguns tentaram algo diferente indo para uma parada, como Sainz que ficou esperando por um Safety Car, outros para um segundo trecho mais longo, tentando aproveitar ao máximo a diferença dos níveis de aderência entre pneus novos e usados nas etapas finais, em particular Perez e Stroll. Verstappen, de sua posição de superioridade, reagiu aos movimentos de seus rivais mais próximos no primeiro trecho e depois esperou que eles voltassem aos boxes, antes de fazer sua segunda parada em perfeita segurança. A granulação foi um fator especialmente para aqueles que passaram muito tempo no trânsito, mas foi muito menos significativa para os que conseguiram correr com ar limpo, isso se aplica tanto ao Medium quanto ao Hard".
A cobertura da Fórmula 1 no BorrachaTV volta no mês de fevereiro com o Preview Pirelli para o GP do Bahain, não publicaremos os testes de pneus por falta de patrocínio, Boas Festas!
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