Cinquenta vezes Max Verstappen

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen conquistou a 15ª vitória na temporada, igualando assim o recorde que estabeleceu no ano passado.
  • Foi também a 50ª vitória da carreira do tricampeão mundial, na corrida americana ele teve que lutar para chegar à frente, ele que largou em 6º.
  • Uma vez na liderança depois de ultrapassar Lando Norris, Max teve que se defender de Lewis Hamilton que, em seu último stint, tirou vantagem dos pneus Medium para se aproximar do líder, embora nunca tenha tido chance de tentar uma ultrapassagem.
  • O pódio teve dois ingleses, mas o piloto da Mercedes foi desclassificado juntamente com Leclerc, por irregularidades na altura do carro, Norris, originalmente o terceiro, ficou em segundo lugar e Sainz em terceiro.

  • A maioria preferiu largar com pneus médios, as exceções foram Lance Stroll e Nico Hulkenberg, que escolheram os duros partindo do pit lane.
  • Como esperado, a estratégia mais rápida foi de duas paradas, usando Medium e Hard.
  • Dois pilotos tentaram fazer a corrida inteira fazendo apenas um pit stop: Charles Leclerc estendeu seu primeiro stint com Medium até a volta 23 e as 33 restantes com Hard e Daniel Ricciardo, mas na volta 47 mudou a tática, sua tentativa era terminar com Hard, acabou usando o Soft nas voltas finais.
  • Seu companheiro de equipe, Yuki Tsunoda, fez o mesmo, sua terceira parada foi na penúltima e ele conseguiu o ponto adicional por estabelecer a volta mais rápida da corrida, ele fechou em 10º, mas depois das desclassificações, ficou em 8º.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Numa das etapas mais desafiadoras da temporada, tivemos disputa na pista e entre os estrategistas. A forma como a corrida se desenrolou confirmou que duas paradas eram a opção mais rápida, especialmente porque a alternativa de uma parada exigiria um gerenciamento muito cuidadoso dos pneus, tornando difícil para o piloto. Foi o caso de Leclerc, embora não tivesse queda no desempenho no final devido à degradação, descobriu que seu ritmo não era forte o suficiente para se defender de vários pilotos que optaram por ir aos boxes duas vezes. Olhando para o desempenho dos pneus em geral, o Médio provou ser o composto mais adequado, ofereceu mais aderência que o Duro e sua degradação não resultou em tempos de volta mais lentos. O Soft quase não foi usado, apenas pela AlphaTauri nos estágios finais, olhando para o desempenho de Tsunoda mostrou que era um ótimo pneu em uma única volta rápida, mas não era realmente uma opção em longas distâncias em Austin com temperaturas altas".

Campeonato