Verstappen vence e se torna Rei da Corrida Sprint

Texto e fotos: Pirelli

A corrida Sprint

  • Max Verstappen dominou a Sprint, o tricampeão mundial conquistou a pole no Shootout e depois venceu de ponta a ponta.
  • A corrida teve 19 voltas, logo de cara Verstappen fechou a porta para Leclerc na largada, o monegasco também foi ultrapassado por Hamilton na primeira curva.
  • O inglês tentou manter contato com o holandês por algumas voltas, até usando o DRS, mas desistiu, seu rival tinha melhor ritmo e conseguiu controlar facilmente a corrida.
  • Leclerc garantiu o último lugar no pódio, na corrida principal ele tentará fazer melhor já que larga na pole position.

  • O composto Medium foi a escolha de quase todos, exceto Carlos Sainz, que apostou no Soft, Hulkenberg e Albon foram os únicos a usarem pneus novos.
  • O C3 mostrou sinais de degradação que estavam em linha com as expectativas, enquanto o uso do Soft por Sainz forneceu dados úteis sobre o comportamento do C4 a longo prazo.
  • O espanhol aproveitou ao máximo a aderência inicial e ganhou algumas posições, a partir daí teve de administrar com muito cuidado para evitar uma grande queda de ritmo na fase final.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi um sábado cheio de ação, como sempre acontece no formato Sprint. Ao contrário do que vimos no Qatar, a escolha do composto para a corrida curta foi quase unânime, apenas Sainz evitou o Médio em favor do Macio. O espanhol terminou na mesma posição de onde largou, mas a sua corrida nos permitiu adquirir informações importantes sobre o comportamento do C4 a longo prazo, o que não tinha sido possível no treino livre. Olhando para a corrida, podemos dizer que duas paradas serão a estratégia preferida, com uma combinação de Medium e Hard, dependendo de quantos conjuntos dos dois compostos cada piloto tiver disponível. Olhando para o grid, podemos esperar uma boa briga na frente e, quem sabe, algumas surpresas".