O piloto espanhol faz uma exibição perfeita e conquista a primeira vitória em Barcelona

Texto e fotos: Dorna

Aleix Espargaró, que cresceu perto do circuito, fez história hoje no Gran Premi Monster Energy de Catalunya ao vencer diante dos seus torcedores e vizinhos. A multidão vibrou ainda mais com a dobradinha catalã, Maverick Viñales, que também é seu companheiro de equipe, ficou em segundo, mas quem teve o melhor resultado foi Jorge Martin, ele aproveitou a ausência de Bagania, chegou em terceiro e se aproximou na classificação do campeonato.

Foi uma corrida muito confusa desde o começo, depois da largada, Enea Bastianini entrou muito forte na Curva 1, como não tinha para onde ir quando o pelotão chegou, causou um engavetamento arrastando vários pilotos.

Na confusão, ficaram fora Bastianini, Johann Zarco, Alex Marquez, Fabio Di Giannantonio e Marco Bezzecchi, a corrida deles terminou na caixa de brita. Poucos segundos depois, Francesco Bagnaia sofreu uma forte queda lateral na saída da curva 2, o italiano caiu na frente dos outros pilotos ficando deitado na pista.

Brad Binder não conseguiu desviar e acabou atropelando as pernas do italiano, isso provocou a paralização da prova para o socorro ao piloto. Pecco foi levado ao centro médico onde o Dr. Angel Charte, Diretor Médico da MotoGP™ informou sobre o estado de saúde do piloto. Pecco teve politrauma grave, a moto passou por cima da região femoral e tibial. As radiografias detectaram uma pequena lesão, não sabemos se é atual ou antiga já que a imagem que vimos é de radiologia convencional e fica difícil ter certeza de que não há fratura. Por isso vamos fazer uma tomografia computadorizada e ele já foi encaminhado para o hospital geral para o procedimento. A nível craniano, torácico e abdominal, ele esta normal, tanto que ficou o tempo todo consciente e orientado".

A categoria já volta para pista no próximo fim de semana com o Gran Premio Red Bull di San Marino e della Riviera di Rimini no Misano World Circuit Marco Simoncelli. Próximo da cidade de Rimini, o circuito construído em 1972 já sofreu uma série de modificações, foi palco do GP da Itália nos anos 80 e início dos 90, Misano regressou ao calendário da MotoGP™ em 2007. Com instalações, pista e arquibancadas atualizadas, o autódromo tem capacidade para 60.000 espectadores e a pista de 4.200 m é no sentido horário, Tudo que acontecer na etapa italiana você fica sabendo aqui, no BorrachaTV.

Resultado da corrida

Campeonato