Verstappen vence em Monza e faz história na Fórmula 1

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen venceu o GP da Itália, ele chegou à frente do companheiro de equipe Sergio Perez conquistando assim a 28ª dobradinha da Red Bull.
  • Essa foi a décima vitória consecutiva de Max, um recorde na Fórmula 1, é também a segunda vitória seguida na corrida italiana, em terceiro na etapa chegou o pole position Carlos Sainz, que não consegui segurar os carros da equipe austríaca.

  • A corrida evoluiu de forma linear como esperado com os compostos Medium e Hard, o Soft não foi usado.
  • 17 dos 20 pilotos escolheram começar com o C4, com apenas Hamilton, Bottas e Magnussen preferiram o C3.
  • Seis pilotos pararam duas vezes, no caso de Piastri foi para trocar a asa dianteira danificada após um incidente com Hamilton, enquanto os outros cinco (Gasly, Zhou, Lawson, Hulkenberg e Magnussen) escolheram essa estratégia.
  • O desempenho dos pneus foi muito alto no primeiro stint, dos três pilotos que largaram de Hard, só Hamilton e Bottas terminaram acima de suas posições de largada, duas melhores para o piloto inglês e quatro para o finlandês. Magnussen só conseguiu uma posição porque os dois pilotos à sua frente não conseguiram chegar ao final.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Verstappen e Red Bull quase conquistaram todos os pontos possíveis, mesmo assim o GP da Itália foi espetacular, com muitos duelos emocionantes e acirrados. A temperatura da pista de hoje esteve sempre acima dos 40°C, o que levou a uma degradação dos pneus ligeiramente maior. Apesar disso e mesmo com um trio de compostos mais macios que os do ano passado, os pilotos não tiveram que se preocupar com gestão, como pode ser visto nos vários duelos, alguns deles durando várias voltas. Em termos de estratégia, a nossa previsão foi confirmada na corrida, um pitstop  foi mais rápido, aqueles que pararam antes da janela prevista tiveram que fazer uma segunda, exceto a dupla da Williams, que mais uma vez provou ser particularmente hábil no gerenciamento de pneus. Por fim, quero agradecer à multidão de torcedores que lotaram as arquibancadas deste circuito histórico ao longo dos três dias. Esta é a nossa corrida em casa e nos sentimos parte do grande espetáculo que é a Fórmula 1, principalmente aqui em Monza".

Campeonato