• Maior conforto, quilometragem e segurança no molhado para atender Ă s solicitações dos consumidores;
  • 75% das primeiras homologações irĂ£o para veĂ­culos elĂ©tricos, a começar pelo Maserati Grecale Folgore.

Texto e fotos: Pirelli

A Pirelli lança o novo Scorpion MS: um pneu de alto desempenho para todas as estações, criado como equipamento original para a Ăºltima geraĂ§Ă£o de SUVs. Herdeiro do Scorpion Verde All Season e do Scorpion Zero All Season, este novo produto Ă© liderado pela filosofia Eco-Safety Design da empresa, que combina os mais altos padrões de segurança com impacto ambiental reduzido. Como resultado, este novo pneu proporciona uma melhor aderĂªncia em condições de piso molhado e seco e reduz a resistĂªncia ao rolamento em comparaĂ§Ă£o aos modelos anteriores. Para atender Ă s demandas dos paĂ­ses a que se destina, o Pirelli Scorpion MS tem uma longa vida Ăºtil – caracterĂ­stica procurada no mercado americano – e conforto: especialmente solicitado pelo mercado asiĂ¡tico. Como Ă© destinado a SUVs, o pneu tambĂ©m foi projetado para uso off-road leve, bem como conduĂ§Ă£o na neve.

O Pirelli Scorpion MS nasceu para equipar os mais recentes SUVs premium e prestige, com pneus individuais para cada modelo e com algumas das principais especialidades da Pirelli, atendendo solicitações das montadoras. Acima de tudo, isso significa a tecnologia Elect para veĂ­culos elĂ©tricos e hĂ­bridos plug-in. No total, 75% de todos os equipamentos originais dos projetos de desenvolvimento do Scorpion MS contam com a tecnologia Elect. Um exemplo Ă© o Maserati Grecale Folgore, o primeiro SUV totalmente elĂ©trico da fabricante italiana, para o qual a Pirelli desenvolveu duas novas medidas do Scorpion MS, uma 255/50 R19 nas quatro rodas, alĂ©m de duas distintas: 255/45 R20 para a dianteira e 295/40 R20 para a traseira, ambas com a tecnologia Elect. Este novo pneu mostra como a famĂ­lia Scorpion estĂ¡ bem adaptada Ă  mobilidade elĂ©trica, com mais de 30% de toda a gama Scorpion apresentando a versĂ£o Elect. Outras tecnologias que podem ser encontradas em diferentes versões de pneus Scorpion MS incluem o sistema antifuro Seal Inside, Run Flat – que permite que os motoristas continuem a rodar mesmo com pressĂ£o zero dos pneus – e o sistema de cancelamento de ruĂ­do PNCS (Pirelli Noise Cancelling System, na sigla em inglĂªs), que reduz o ruĂ­do da cabine durante a conduĂ§Ă£o do veĂ­culo. No futuro, a pedido das montadoras, o Pirelli RunForward – recĂ©m-estreado no novo P Zero E – tambĂ©m poderĂ¡ ser integrado: essa nova tecnologia permite que as viagens continuem apĂ³s um furo, uma caracterĂ­stica cada vez mais importante nos carros elĂ©tricos, que muitas vezes nĂ£o vĂªm com estepe devido Ă  presença das baterias.

O novo Pirelli Scorpion MS foi projetado para funcionar durante todo o ano, sem a necessidade de trocar pneus de acordo com a temporada. Para atingir esse objetivo, o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli trabalhou no design do composto e criou um novo padrĂ£o da banda de rodagem. Uma nova formulaĂ§Ă£o de polĂ­mero e resinas especĂ­ficas favorecem a aderĂªncia, bem como a frenagem tanto em piso molhado como no seco, enquanto os sulcos sĂ£o projetados para otimizar o desempenho na neve: atendendo Ă s exigĂªncias dos parceiros fabricantes da Pirelli. Outra prioridade para o Scorpion MS Ă© o conforto acĂºstico, por isso apresenta uma reduĂ§Ă£o de 25% no ruĂ­do, em comparaĂ§Ă£o com o Scorpion Verde All Season: resultado alcançado graças ao espaçamento das ranhuras e inclinaĂ§Ă£o particulares dos sulcos principais, bem como Ă  carcaça de camada Ăºnica. Esta carcaça Ă© leve e forte, absorvendo todas as exigĂªncias da estrada e tornando a experiĂªncia de conduĂ§Ă£o mais agradĂ¡vel, ao mesmo tempo em que melhora a precisĂ£o da direĂ§Ă£o. A resistĂªncia ao rolamento permanece baixa devido Ă  otimizaĂ§Ă£o dos compostos e do padrĂ£o da banda de rodagem. Finalmente, a deformaĂ§Ă£o da superfĂ­cie de contato Ă© uniforme mesmo quando o pneu Ă© submetido a forças laterais e longitudinais: uma qualidade que contribui para um padrĂ£o de desgaste regular durante toda a vida Ăºtil do pneu.