Verstappen vence em Zandvoot e iguala recorde de Vettel

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen conquistou a terceira vitória consecutiva no GP da Holanda e igualou o recorde de nove vitórias consecutivas numa temporada, anteriormente estabelecido por Sebastian Vettel em 2013, também com a Red Bull, esta é 46ª vitória da carreira de Verstappen e seu pódio número 90.

  • A chuva foi o principal fator que afetou o resultado da corrida. Todos começaram com pneus secos, Hamilton foi o único com médios e os demais com macios. Mas logo na primeira volta a chuva apareceu, quase todo o pelotão foi para aos boxes para os intermediários.
  • Alguns pilotos corajosos (a dupla da Williams, Hulkenberg, Bottas e Piastri) optaram por não trocar, apostando que a chuva não duraria muito. Após cerca de dez voltas, a pista estava novamente adequada para slicks e todos voltaram para aos pneus de seco.
  • Nessas condições, o Soft era o melhor composto e foi usado pelo maior de tempo possível, como pode ser comprovado pelo fato de Tsunoda ter feito 50 voltas com um conjunto e Albon 44.
  • Apenas Russell optou pelo duro, ele estava no fim do pelotão depois da saída do Safety Car ocasionado pela saída de pista de Sargeant. O piloto da Mercedes provavelmente teria terminado a corrida com aquele conjunto de C1 se a chuva não tivesse resolvido voltar.
  • Mais uma vez, todos os pilotos foram para os boxes, a chuva caia muito forte, alguns optaram por usar o Full Wett, Ocon foi o primeiro seguido pelos dois pilotos da Red Bull até a bandeira vermelha após a saída de Zhou, por isso, como esses pneus teriam se comportado nessas condições ficou sem resposta.

  • Na etapa final após a relargada, o intermediário provou ser uma escolha válida mesmo com muita água em uma pista com temperatura de apenas 20° C.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi uma corrida espetacular, as diversas mudanças climáticas dificultaram a vida das equipes na hora de decidir qual pneu usar e quando ir aos boxes. Do ponto de vista puramente técnico, além da visão literalmente colorida de ter todas as nossas cinco cores de pneus em uso, dois aspectos merecem destaque. Como era de se esperar ao longo do fim de semana, as temperaturas mais amenas favoreceram o uso dos macios, claramente o melhor pneu no seco, mesmo lidando bem com o molhado, como demonstraram os pilotos que optaram por não parar nas primeiras voltas quando começou a chover. O composto mais afetado foi o Hard, mas a longa passagem de Russell, que provavelmente teria corrido até à bandeira quadriculada se a chuva não tivesse regressado, demonstrou que este pneu não era totalmente inadequado. O segundo ponto a sublinhar diz respeito ao intermediário, que mais uma vez se mostrou competitivo com pouca ou muita água na pista. Por fim, quero felicitar várias pessoas: Max Verstappen pela nona vitória consecutiva, os espectadores de Zandvoort que mais uma vez deram um espetáculo fantástico nas arquibancadas com seu entusiasmo contagiante apesar do mau tempo, Fernando Alonso de volta ao pódio, como vinha fazendo regularmente no início da temporada, a certa altura até procurando lutar pela vitória e Pierre Gasly que conseguiu um resultado excelente".

Campeonato