Evento acontece nos dois últimos fins de semana do mês, os visitantes poderão contemplar coleções de plantas raramente vistas

Texto e fotos: Jardim Botânico de São Paulo

Nos próximos fins de semana do mês de julho, o Jardim Botânico promoverá uma grande exposição para os seus visitantes com curiosidades sobre diversas plantas. O primeiro Salão de Botânica será realizado nos dias 22, 23, 29 e 30 (sábados e domingos) e contempla a apresentação de espécies nativas, exóticas e ameaçadas de extinção, com o objetivo de fomentar o conhecimento sobre a flora, além da importância da conservação.

Entre as plantas do salão, estão as carnívoras que possuem características únicas às quais permitem capturar e digerir pequenos animais a fim de obter nutrientes. Algumas têm folhas em forma de armadilhas que fecham rapidamente quando o inseto toca seus “pêlos”; outras obtém o alimento por meio de líquidos digestivos que afogam suas presas após atraí-las. Essas plantas possuem dieta variada incluindo insetos, aranhas, crustáceos e até mesmo pequenos vertebrados, embora este último caso seja mais raro. Cerca de 15 espécies diferentes estarão disponíveis para observação durante o período. Além disso, uma ampla amostra da coleção de Orquídeas e Bromélias exclusivas, como a Cattleya sincorana (Schltr.) Van den Berg e a Portea kermesina K.Koch, da coleção do Botânico, que estão sob ameaça de extinção, também poderá ser vista na exposição. O público ainda vai conhecer mais sobre espécies comumente encontradas nas residências, a exemplo das suculentas e cactos conhecidos por suas adaptações especiais para armazenar água em folhas, caules ou raízes, o que os permitem sobreviver em ambientes áridos e com escassez hídrica.

Serviço
Salão de Botânica

  • Data: 22, 23, 29 e 30 de julho (próximos fins de semana do mês)
  • Horário: das 9h às 17h
  • Local: Jardim Botânico
  • Endereço: Av. Miguel Estefno, 3031 (Água Funda), São Paulo, SP, 04301-902
  • Ingressos e informações: AQUI