Uma homenagem à tradição e cultura do Douro, no barco rabelo, recuperado artesanalmente, é possível fazer passeios privados até à Ilha dos Amores

Texto e fotos: DHM - Discovery Hotel Management 

O Octant Douro homenageia a tradição do vinho do Porto e dos antigos carpinteiros da ribeira com o lançamento do seu primeiro barco rabelo, o “Octant I”, disponível a partir de hoje, e passa a oferecer experiências únicas no Rio Douro.

Esta embarcação emblemática da região data de 1936, renovada à mão de forma tradicional por Filipe Ferreira, descendente de Joaquim Monteiro, um respeitado carpinteiro da ribeira, traz à vida o esplendor e a autenticidade destes barcos históricos, outrora meio de transporte de pipas de vinho do Porto pelo leito do rio. A renovação foi realizada inteiramente à mão e respeitando as linhas tradicionais dos rabelos, ao mesmo tempo em que oferece todo conforto que os hóspedes podem esperar nesta experiência única.

Perfeito para passeios privados, em família, ou para um evento especial, o “Octant I” realiza percursos até à Ilha dos Amores. Com capacidade para até 12 pessoas, é possível navegar nas águas do rio, para contemplar o pôr do sol entre os socalcos da paisagem e as águas límpidas, praticar yoga, ou desfrutar de degustações de vinhos exclusivas. Chegar de barco desde o cais de Gaia diretamente à doca fluvial do Octant Douro também promete ser inesquecível. Esta nova experiência, vem assim reforçar o regionalismo de cada Octant Hotel, e destacar a importância de enaltecer a cultura, a tradição e o povo das regiões onde estão localizados os Octant Hotels, em simbiose com as comunidades locais. As reservas para os passeios a bordo do barco Rabelo “Octant I” estão disponíveis.