Com rica biodiversidade, o destino é ideal para os amantes de snorkel e mergulho
Texto e fotos: Seychelles Tourism Board
O arquipélago de Seychelles, país da África Oriental que abriga um conjunto de 115 ilhas, é conhecido por suas belezas naturais, tanto terrestres quanto marinhas. As águas que banham todo o território seichelense, são de um azul intenso e completamente cristalinas, capazes de impressionar os visitantes mais experientes. É por isso, e devido à abundante vida marinha bem preservada, que o país é dotado de atrações que convidam o viajante a mergulhar nesse mundo. Conheça algumas das melhores opções para desbravar a vida subaquática de Seychelles nas suas maiores ilhas: Praslin e Mahé.
Mergulho com snorkel nos arredores de Praslin
As ilhas dos arredores de Praslin são repletas de preciosidades naturais, com uma grande variedade de fauna e flora aquáticas que podem ser contempladas por quem imergir nas suas águas.
- Ilê Cocos - Trata-se de uma maravilha natural onde os visitantes podem observar muitas espécies de peixes e outras criaturas marinhas. Mergulhar nessas águas, seja na extrema profundidade do mar seja nas proximidades da costa, significa a possibilidade de se deparar com algumas dessas espécies. Entre elas estão incluídas tartarugas marinhas, peixes-papagaio, arraias-águia pintadas e cardumes de vários peixes.
- Grande Soeur - É possível encontrar espécies de peixes coloridos como borboletas e papagaios perto do recife de Grande Soeur . Mas, se deseja ter contato animais maiores como o tubarão de ponta branca ou com a bela tartaruga-de-pente, é recomendável ir até a parte mais profunda e mais distante do recife.
- St. Pierre - A ilha mística de St. Pierre é mais um dos locais exuberantes para se mergulhar no entorno de Praslin. Nela, poderá encontrar espécies comumente observadas na região, como o peixe-palhaço cirurgião, tang azul ou cirurgião-patela, cardumes de fusiliers, peixes-jaca, águas-vivas e tartarugas verdes. Entretanto, trata-se de um local onde os corais estão vulneráveis. Apesar disso, têm gradualmente se recuperado e St. Pierre continua a ser um dos destinos preferidos dos mergulhadores.
- Ave Maria - Enormes Rochas graníticas formam grandes cânions no fundo do mar em Ave Maria. Explore os corais e a fauna em uma profundidade máxima de 20 metros. Peixes coloridos de recife e várias raias e peixes-papagaio vivem nessa área. Também não é incomum ver tubarões e tartarugas. Ideal tanto para mergulho com snorkel quanto com cilindro.
Mergulho de snorkel nos arredores de Mahé
Em Mahé, as possibilidades são inúmeras e igualmente encantadoras.
- Ilê Therese - Os mergulhadores podem avistar cardumes de peixes nas águas claras que cercam essa ilha, mais precisamente na costa oeste. Trata-se de um local perfeito e tranquilo para essa atividade. Além disso, o tamanho dos peixes varia de acordo com a parte da ilha escolhida pelos mergulhadores.
- Baie Ternay - Primeiramente, deve-se atentar para o fato de que o acesso é feito somente por mar. É um local naturalmente belo e isolado, e o lar de tartarugas marinhas, golfinhos e tubarões. Com um habitat costeiro rico, algas marinhas e recifes de coral, esse é um dos melhores lugares para as criaturas marinhas viverem e se desenvolverem. Uma experiência fantástica aos praticantes de snorkel.
Sustentabilidade dos mares
Com 30% da sua área protegida, Seychelles tem constantes esforços para preservar e cuidar das diferentes espécies e ecossistemas das ilhas. Com projetos que envolvem a população local e os visitantes, a proteção dos mares é uma das principais preocupações ecológicas do país, para que continue a exibir suas belezas naturais com o menor impacto ambiental possível. Aos turistas é recomendado sempre conhecer as normas e cuidados necessários durante as diferentes atividades no arquipélago para que também façam parte dos esforços em prol da sustentabilidade de Seychelles.
0 Comentários