A primeira apresentação dos resultados de 2023 foi apresentada com ótimo resultado do Volkswagen Taigun e decepcionante do Jeep Renegade

Texto e fotos: Latin NCAP

O Volkswagen Taigun, produzido na Índia, ganhou cinco estrelas. O Taigun, que oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obteve 92,47% para Proteção do Ocupante Adulto, 91,84% para Proteção do Ocupante Infantil, 55,14% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 83,28% para Sistemas de Assistência à Segurança.

O veículo foi testado quanto a impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) em cidade e em alta velocidade, assistência à velocidade e ESC. Pelo menos 60% do volume de vendas do Taigun na região é equipado com AEB. O veículo também oferece o AEB para usuários vulneráveis das estradas, que poderia melhorar a proteção de pedestres, mas não foi avaliado por não atender aos pré-requisitos de disponibilidade. Todos os equipamentos de série avaliados apresentaram bom desempenho, permitindo que o Taigun ganhasse cinco estrelas.

O Jeep Renegade, produzido no Brasil, recebeu uma estrela. O Renegade, que oferece dois airbags e ESC como equipamento padrão, obteve 48,71% para Proteção do Ocupante Adulto, 66,71% para Proteção do Ocupante Infantil, 45,32% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% para Sistemas de Assistência à Segurança. O veículo foi testado quanto a impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC. No impacto frontal, a cabeça da criança de 18 meses entrou em contato com o banco dianteiro, causando perda de pontos. O impacto lateral mostrou boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão. O impacto lateral de poste não foi realizado, pois os airbags de cortina laterais e os airbags laterais de corpo são opcionais para esse modelo. As tecnologias AEB e ADAS são oferecidas como opcionais, mas não cumprem os requisitos mínimos do Latin NCAP para serem avaliadas e pontuadas.
A versão testada foi adquirida no Panamá e está disponível em muitos outros mercados. O fabricante do veículo recusou a avaliação voluntária para realizar mais testes de colisão no equipamento de segurança opcional para mostrar seu desempenho aos consumidores. O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores comprem as versões equipadas com tecnologia ADAS avaliadas e com bom desempenho dos modelos apresentados.

Uso indevido de informações do consumidor
O Jeep Renegade foi avaliado pelo Latin NCAP em 2015 e obteve cinco estrelas de acordo com os protocolos de avaliação vigentes (2013-2015). Os fabricantes de veículos podem usar os resultados da classificação por estrelas do Latin NCAP até quatro anos após a data de publicação para fins de publicidade e marketing. O Jeep continuou a usar o resultado de 2015 após o período de quatro anos e também continua a usá-lo para o modelo de 2023, fazendo adaptações de design incorretas e não autorizadas, apesar de o modelo ter sido avaliado há quase oito anos e sob dois protocolos de avaliação anteriores. Agora é demonstrado que as adaptações dos resultados do Latin NCAP feitas pelo Jeep não só não foram aprovadas pelo Latin NCAP, mas também mostram um desempenho de uma estrela pelo Latin NCAP, em contraste com as cinco estrelas usadas pelo fabricante do veículo. Portanto, é questionável qual é a real intenção do fabricante com esse uso enganoso dos resultados que confunde o consumidor.

Volkswagen Taigun (6 airbags)

Jeep Renegade (2 airbags)

O Latin NCAP agradece o apoio recebido pelo Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), pelo International Consumers Research and Testing (ICRT), pela FIA Foundation, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative. O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária e à iniciativa Stop the Crash.