A primeira apresentação dos resultados de 2023 foi apresentada com ótimo resultado do Volkswagen Taigun e decepcionante do Jeep Renegade
Texto e fotos: Latin NCAP
O Volkswagen Taigun, produzido na Índia, ganhou cinco estrelas. O Taigun, que oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obteve 92,47% para Proteção do Ocupante Adulto, 91,84% para Proteção do Ocupante Infantil, 55,14% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 83,28% para Sistemas de Assistência à Segurança.
O veículo foi testado quanto a impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) em cidade e em alta velocidade, assistência à velocidade e ESC. Pelo menos 60% do volume de vendas do Taigun na região é equipado com AEB. O veículo também oferece o AEB para usuários vulneráveis das estradas, que poderia melhorar a proteção de pedestres, mas não foi avaliado por não atender aos pré-requisitos de disponibilidade. Todos os equipamentos de série avaliados apresentaram bom desempenho, permitindo que o Taigun ganhasse cinco estrelas.
O Jeep Renegade, produzido no Brasil, recebeu uma estrela. O Renegade, que oferece dois airbags e ESC como equipamento padrão, obteve 48,71% para Proteção do Ocupante Adulto, 66,71% para Proteção do Ocupante Infantil, 45,32% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% para Sistemas de Assistência à Segurança. O veículo foi testado quanto a impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC. No impacto frontal, a cabeça da criança de 18 meses entrou em contato com o banco dianteiro, causando perda de pontos. O impacto lateral mostrou boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão. O impacto lateral de poste não foi realizado, pois os airbags de cortina laterais e os airbags laterais de corpo são opcionais para esse modelo. As tecnologias AEB e ADAS são oferecidas como opcionais, mas não cumprem os requisitos mínimos do Latin NCAP para serem avaliadas e pontuadas.
A versão testada foi adquirida no Panamá e está disponível em muitos outros mercados. O fabricante do veículo recusou a avaliação voluntária para realizar mais testes de colisão no equipamento de segurança opcional para mostrar seu desempenho aos consumidores. O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores comprem as versões equipadas com tecnologia ADAS avaliadas e com bom desempenho dos modelos apresentados.
O Latin NCAP agradece o apoio recebido pelo Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), pelo International Consumers Research and Testing (ICRT), pela FIA Foundation, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative. O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária e à iniciativa Stop the Crash.
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